sexta-feira, 2 de agosto de 2024

OS ANJOS DE DEUS

Introdução

Os anjos são seres celestiais criados por Deus, mencionados diversas vezes nas Escrituras. Eles desempenham diferentes funções e têm aparências variadas. Este estudo explora a origem, os tipos, as funções e a queda de alguns desses seres poderosos.

Origens e Criação dos Anjos

Criação dos Anjos

Os anjos foram criados por Deus, através de Jesus Cristo, antes da criação do mundo e da humanidade.

Referências Bíblicas:

  • Colossenses 1:16-17: "pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste."
  • Jó 38:4-7: "Onde é que você estava quando criei o mundo? Se você é tão inteligente, explique isso. Você sabe quem resolveu qual seria o tamanho do mundo e quem foi que fez as medições? Em cima de que estão firmadas as colunas que sustentam a terra? Quem foi que assentou a pedra principal do alicerce do mundo? Na manhã da criação, as estrelas cantavam em coro, e os servidores celestiais soltavam gritos de alegria."

Tipos de Anjos

Serafins

Os serafins são anjos que servem diretamente na presença de Deus, louvando e adorando continuamente.

Referência Bíblica:

  • Isaías 6:1-3: "No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória."

Querubins

Os querubins são guardiões e protetores das coisas sagradas.

Referência Bíblica:

  • Gênesis 3:24: "E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida."

Arcanjos

Os arcanjos são líderes entre os anjos e têm funções especiais, como a de guerreiros celestiais.

Referências Bíblicas:

  • Judas 1:8-9: "Ora, estes, da mesma sorte, quais sonhadores alucinados, não só contaminam a carne, como também rejeitam governo e difamam autoridades superiores. Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!"
  • Daniel 10:9-13: "Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo-a, caí sem sentidos, rosto em terra. Eis que certa mão me tocou, sacudiu-me e me pôs sobre os meus joelhos e as palmas das minhas mãos. Ele me disse: Daniel, homem muito amado, está atento às palavras que te vou dizer; levanta-te sobre os pés, porque eis que te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, eu me pus em pé, tremendo. Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia."

Anjos do Senhor

Os anjos do Senhor são mensageiros especiais que cumprem missões específicas, muitas vezes trazendo mensagens de Deus aos humanos.

Referências Bíblicas:

  • Gênesis 16:7-11: "Tendo-a achado o Anjo do SENHOR junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur, disse-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vens e para onde vais? Ela respondeu: Fujo da presença de Sarai, minha senhora. Então, lhe disse o Anjo do SENHOR: Volta para a tua senhora e humilha-te sob suas mãos. Disse-lhe mais o Anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada. Disse-lhe ainda o Anjo do SENHOR: Concebeste e darás à luz um filho, a quem chamarás Ismael, porque o SENHOR te acudiu na tua aflição."
  • Lucas 2:9-14: "E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem."

Exércitos Celestiais

Os exércitos celestiais são legiões de anjos que podem ser convocados para batalhas espirituais.

Referência Bíblica:

  • Mateus 26:53: "Acaso, pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?"

Funções dos Anjos

Função Geral

Todos os anjos são espíritos ministradores enviados para servir aqueles que herdarão a salvação.

Referência Bíblica:

  • Hebreus 1:13-14: "Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés? Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?"

Funções Especiais

Cuidar das Crianças

Os anjos têm um papel especial em proteger as crianças.

Referência Bíblica:

  • Mateus 18:10: "Vede, não desprezeis a qualquer destes pequeninos; porque eu vos afirmo que os seus anjos nos céus vêem incessantemente a face de meu Pai celeste."

Proteger os Temerosos a Deus

Os anjos protegem aqueles que temem a Deus.

Referências Bíblicas:

  • Salmos 34:7: "O Anjo do SENHOR fica em volta daqueles que o temem e os protege do perigo."
  • Salmos 91:11: "Deus mandará que os anjos dele cuidem de você para protegê-lo aonde quer que você for."

A Queda de um Anjo Poderoso

Lúcifer

Um dos anjos mais poderosos, conhecido como Lúcifer, caiu por causa de sua arrogância e desejo de se igualar a Deus.

Referências Bíblicas:

  • Isaías 14:12-15: "Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo."
  • Ezequiel 28:12-18: "Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam."

Um Terço dos Anjos

Lúcifer, ao cair, enganou um terço dos anjos, que foram lançados com ele à terra.

Referência Bíblica:

  • Apocalipse 12:4: "A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse."

Anjos a Nosso Favor

Apesar da queda de muitos anjos, aqueles que permanecem fiéis a Deus são mais numerosos e estão a nosso favor.

Referência Bíblica:

  • 2 Reis 6:16: "Eliseu disse: —Não tenha medo, pois aqueles que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles."

Devoção e Adoração

Os anjos são seres poderosos e santos, mas a adoração deve ser dirigida somente a Deus. Mesmo João, ao tentar adorar um anjo, foi instruído a adorar apenas a Deus.

Referência Bíblica:

  • Apocalipse 22:8-9: "Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo. Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus."

Conclusão

Os anjos de Deus são seres criados para servir e proteger os fiéis, desempenhando diferentes funções e tendo diversas aparências. Embora poderosos, eles não devem ser adorados, pois toda adoração deve ser dirigida exclusivamente a Deus. A queda de Lúcifer e de um terço dos anjos serve como um lembrete das consequências do orgulho e da desobediência a Deus. Os anjos fiéis, entretanto, continuam a trabalhar em favor daqueles que herdarão a salvação, demonstrando a infinita sabedoria e amor de Deus para com a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário