sexta-feira, 1 de março de 2024

ATOS DOS APÓSTOLOS (2:37-41)

O IMPACTO DA PREGAÇÃO: TRÊS MIL CONVERSÕES EM UM DIA

37 ¶ Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes (ficou aflito) o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38  Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 39  Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.

Volte um pouco e leia o estudo anterior ou os versículos anteriores dessa passagem para lembrar do discurso de Pedro, especialmente sobre o fim dos tempos e de como será terrível para aqueles que não temem ao Senhor.

Então, as pessoas ali apreensivas, com medo sim do que aconteceria com suas almas, pois cientes estavam de seus pecados, perguntaram a Pedro e aos apóstolos ali presentes, "O QUE FAREMOS AGORA?" A resposta é categórica: "ARREPENDEI-VOS, E SEJAIS BATIZADOS NO NOME DE JESUS CRISTO." (Atos 2:38)

Como vimos em estudos anteriores, quem crê em Jesus Cristo é batizado pelo seu Santo Nome, ou seja, é batizado pelo seu Santo Espírito. Apenas se arrepender não é a solução; certamente Judas se arrependeu do que fez, mas o arrependimento deve estar acompanhado e direcionado à fé em Jesus Cristo. Apenas crer que houve um homem que morreu há dois mil anos é a única solução? Como diz Tiago: "Os demônios também creem e tremem de medo dEle" (Tiago 2:19), Tiago, considerado IRMÃO DE CRISTO, filho de Zebedeu.

“16  Mas levanta-te e firma-te sobre teus pés, porque por isto te apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das coisas em que me viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda, 17  livrando-te do povo e dos gentios, para os quais eu te envio, 18  para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.” (Atos 26:16-18 RA)

“e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém.” (Lucas 24:47 RA)

Perceba nos versos acima que existe uma estrutura para a salvação: ARREPENDER-SE, BATIZAR-SE E RECEBER O PERDÃO DOS PECADOS ( ver também Marcos 16:16). É bem verdade que Deus dá tempos para as pessoas se arrependerem, mas não temos todo o tempo do mundo para isso. A salvação já nos foi entregue naquela Cruz; logo, tudo o que fizermos será obviamente APÓS a obra de Cristo. Ele nos salvou primeiro para depois nos chamar através da pregação da FÉ, mas existe um processo de salvação. Todo aquele que sinceramente crer em Cristo, se arrepende de seus pecados e se converte — conversão significa estar indo em uma direção e agora mudou, já não vai mais para onde estava indo — se arrepender é isso. Não pense que você pode dizer ser salvo porque acredita que Cristo morreu por você, mas ainda continua a ser o mesmo que era antes. Prove-se se está na fé.

“Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” (2 Coríntios 13:5 RA)

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados,” (Atos 3:19 RA)

“Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.” (Apocalipse 3:19 RA)

40  Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. 41  Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.

"Ah, mas esse tipo de pregação 'terrorista' não funciona." No entanto, naquele dia, quase três mil pessoas foram acrescidas à igreja (Atos 2:41). "Ah, mas isso é muito antigo, hoje a forma de pregar tem que ser diferente." Por quê!? Deus é o mesmo, Cristo é o mesmo (Hebreus 13:8), os tempos são outros, mas os pecados são os mesmos (Romanos 3:23), o evangelho continua e sempre será o mesmo (Mateus 24:35). Por mais que os ministérios possam ser diversos, o evangelho será apenas um. Temos que entender que não estamos aqui para falar às pessoas o que elas querem ouvir; nossa missão é dizer a elas o que elas têm que ouvir (2 Timóteo 4:2-3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário