quarta-feira, 4 de agosto de 2021

PRINCÍPIOS DO EVANGELHO


“Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos de ovelhas. Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores. Eles ficaram com muito medo, mas o anjo disse: —Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês—o Messias, o Senhor! Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura. No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo: —Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem! Quando os anjos voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: —Vamos até Belém para ver o que aconteceu; vamos ver aquilo que o Senhor nos contou. Eles foram depressa, e encontraram Maria e José, e viram o menino deitado na manjedoura. Então contaram o que os anjos tinham dito a respeito dele. Todos os que ouviram o que os pastores disseram ficaram muito admirados. Maria guardava todas essas coisas no seu coração e pensava muito nelas. Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto. E tudo tinha acontecido como o anjo havia falado. ” (Lucas 2:8-20 NTLH)

 

A passagem acima narra o momento em que os anjos trazem para alguns pastores a BOA NOTÍCIA do nascimento de Jesus Cristo. Nesta passagem é possível extrair alguns pontos importantes que falam do verdadeiro evangelho. Este estudo enumerou 4 pontos importantes que são a raiz do verdadeiro evangelho, 4 pontos importantes que precisamos ter claramente em nossas mentes, devemos ter isso enraizado, é o básico, o principal comportamento para cumprir a missão que Deus nos deu com louvor e com excelência.

 

 1NÃO TOCAR NA GLORIA DE DEUS, NÃO TEMOS PARTICIPAÇÃO NA NOSSA SALVAÇÃO, TUDO FOI PLANO DELE.

[...] GLÓRIA a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas A QUEM ELE QUER BEM! [...]

 

Gloria a Deus, ou seja, TUDO MÉRITO DELE, reconhecimento do poder de Deus, reconhecimento de sua soberania, glorias a Deus, ou seja, graças a Deus, por causa de Deus, Ele é o RESPONSÁVEL...

 

PAZ NA terra nada tem a ver com guerras entre os homens, mas sim a guerra que existe entre os homens e Deus, em outras palavras, a passagem diz: paz na terra entre Deus e o Homem ás pessoas que ELE quer bem.

 

Gloria a Deus por isso, somos as pessoas que ELE quer bem, fomos escolhidos para receber de Deus a sua graça, gloria a Deus por isso, por Ele nos querer bem, somos privilegiados por Ele ter nos escolhidos desde a fundação do mundo.

 

Tudo isso é plano de Deus, Jesus foi o servo fiel que cumpriu sua obra até o fim, mas foi Deus quem criou todo o plano da nossa salvação. Gloria a Deus por isso, ou em outras palavras, RECONHECIMENTO A DEUS, MAIS HUMILDADE, MAS TEMOR A ELE.

 

Temor mesmo pelo que Deus pode fazer, muitas das passagens ou quase todas que encontramos recomendações de TEMOR A ELE, tem o significado de teme-lo pelo grande poder que ELE tem e do que Ele pode fazer, temor do quanto insignificante nós somos, temor porque Ele pode abrir uma fenda na terra e ela pode nos engolir completamente, temor por uma epidemia que Ele pode derramar sobre a terra, temor sobre seu anjo da morte que Ele pode enviar, isso tudo já aconteceu e está registrado nas escrituras.

 

Logicamente que temer a Deus hoje é ter “respeito” a Deus por quem Ele é, mas esse respeito tem origem de tudo isso. Hoje podemos comparar Deus como um bom pai, mas um bom pai não deixa de corrigir seu filho. Quando maduros, sabemos que a correção é muito bem-vinda, mas pergunta para quem está sendo corrigido, pergunta para uma criança em castigo se ela está curtindo aquilo. Não é bom, é desconfortável, então procuremos teme-lo, obedecê-lo, quem obedece não é corrigido.

 

 2- MAIS FOCO NA PESSOA DE JESUS CRISTO

Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês—o Messias, o Senhor!

 

Jesus foi aquele que disse a Deus, “eu descerei a terra e cumprirei o seu plano”, eu deixarei toda essa majestade para trás, me despirei dessa glória, desse conforto, abandonarei esse lar celestial e descerei até a terra para morrer por pessoas pecadoras, para morrer por mentirosos, assassinos, ladrões, adúlteros, homossexuais, pedófilos, estupradores. Eu morrerei para perdoar os pecados dessas pessoas, eu pagarei a dívida que elas têm com o senhor Deus.

 

O verdadeiro e puro evangelho é isso, foco em Jesus Cristo, o evangelho que salva pessoas é a boa notícia de Salvação por meio da fé em nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

 

Temos que entender que prometer um emprego a desempregados, um milagre a enfermos, ou conforto a pessoas enlutadas, ou ainda a solução de algum outro problema MUNDANO é importante, mas não faz parte do evangelho. Isso não é evangelho, tudo isso é importante e é bíblico, mas não é essa a mensagem a ser anunciada a outras pessoas.

 

Quando reunidos em comunhão, tudo isso deve ser declarado, reunião na igreja serve para isso, para adorar a Deus, para orarmos, para aprendermos mais da palavra de Deus, mas ministérios que apenas pregam sobre prosperidade ou sobre milagres e esquecem do verdadeiro e único significado do evangelho (salvação que Jesus nos trouxe) é heresia, é uma distração, nos tirando do foco que é Jesus Cristo.

 

Como Cristão sabemos ou deveríamos saber que Deus é soberano, Ele está acima de tudo e de todos, mas vai aqui uma dica simples para identificar o verdadeiro evangelho:

 

a-   Podemos encontrar prosperidade fora do evangelho? Podemos, a palavra de Deus diz que a chuva cai tanto para os bons como para os maus;

b-   Podemos encontrar cura para enfermidades fora do evangelho? Sim, de forma geral sim, por exemplo: a lepra (hanseníase), doença essa que foi curada em alguns episódios bíblicos através de milagres, hoje tem cura através da medicina, um bom tratamento cura essa doença.

c-   Podemos encontrar paz fora do evangelho? A paz que Deus dá não, essa é somente através de Cristo. Então é algo que deve ser entregado a outras pessoas, a paz que Deus nos dá através de Jesus Cristo

d-   Podemos encontrar perdão de nossos pecados ou a salvação de nossas almas fora do evangelho? Não, algumas denominações “politicamente correta” aceitam como verdade a crença de outras denominações. O respeito deve sim existir, mas isso não significa concordar. A única forma de alcançar perdão pelos nossos pecados é através do evangelho.

 

 3- MAIS ALEGRIA, SATISFAÇÃO, LOUVOR E GLORIAS A DEUS PELO EVANGELHO DA SALVAÇÃO.

 [...]. Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! [...]

[...]Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto[...]

 

Algumas denominações cometem “exageros” em seus cultos: gritarias, rodopios, piruetas...um verdadeiro show!!!, mas não podemos culpa-los por esse exagero e sermos “TÍMIDOS” em nossos cultos de adoração a Deus.

 

Ele nos livrou do inferno, nos pagou uma dívida caríssima que não podíamos pagar, Ele nos livrou de sermos condenados ETERNAMENTE e como continuaremos a reagir?  Nossa reação a isso se assemelha a reação de alegria de quem ganha um lugar na fila? Ou de alguém que achou um real na rua? Ou de alguém cujo time de coração ganhou um jogo fácil?

 

O MESSIAS que o povo de Israel tanto esperava finalmente nasceu!! Imagino eles ouvindo os mestres da lei ou seus pais falando sobre essa promessa, imagino eles em suas dificuldades diárias, em seus sofrimentos e angústias aguardando o tão esperado dia em que tudo isso teria um fim, e finalmente chegou o grande salvador que os livrará de toda e qualquer dor.

 

Como reagiríamos se o salvador estivesse nascendo hoje? Ah, acabei de comprar um carro novo, será que conseguirei dar uma voltinha? Ah, acabei de ser promovido na empresa, ganhando mais poderei fazer aquela viagem, ou comprar aquele carro, morar naquele local... ah, estarei me casando final do ano... ah, minha casa está quase pronta... ah, meu filho já está quase nascendo...

 

Perceberam quanta distração há em nossa volta? Tudo isso pode perigosamente nos tirar do foco, tudo isso pode ser benção ou maldição, vai depender de como você trata tudo isso. Mas aqueles pastores, ao saberem que seu salvador nasceu, voltaram em êxtase para casa. Por mais que tenhamos todo o conforto que podemos ter aqui na terra, nada se compara ao conforto e prazer ao lado de Deus eternamente, não dá nem para criar uma escala para isso, é muito tempo, essa passagem aqui é insignificante comparada a eternidade. O conforto é muito bom, ter nossa mesa farta é excelente, mas toda essa prosperidade pode, eu disse pode nos cegar achando que o mundo todo goza desse conforto e prosperidade, mas são muitos que precisam receber essa boa notícia de que o salvador já veio e pagou nossa dívida com Deus e agora poderemos na eternidade ter toda e qualquer dor extinta.

 

 4- NÃO GUARDAR ESSA ALEGRIA DA SALVAÇÃO À NÓS, ANUNCIAR O EVANGELHO, A ÚNICA VERDADE QUE PODE SALVAR AS PESSOAS.

 

Sabemos que não há outra forma de qualquer pessoa alcançar o perdão de seus pecados fora do evangelho. Há denominações “politicamente correta” que são mais flexíveis quanto a isso e declara que não somente a sua crença é verdadeira, as outras crenças também são válidas.

 

A nossa religião não acredita que há outras verdades, somente Cristo é a verdade, e essa verdade está contida somente no evangelho.

 

A QUEM ELE QUER BEM!

 

Deus já escolheu os salvos, e determinou também uma forma para que seus escolhidos fossem selados, salvos, declarados propriedade de Deus, revelados ao mundo, separados, santos: PELO EVANGELHO.

 

Somente no evangelho essas pessoas a quem Deus quer bem podem ter acesso a Ele, não há outra forma de salvação, não existe outro meio de chegarmos a Deus como filhos dele.

 

“Antes de os enviar, ele disse: —A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita. ” (Lucas 10:2 NTLH)

 

A parábola do Joio e do trigo ilustram bem isso. Toda a terra é como uma grande plantação, e Deus nos escolheu e nos enviou para que colhamos o que pertence a ele. Deus semeou o trigo, ou seja, os salvos, seus filhos, veio o inimigo e semeou o joio, ou seja, os que não aceitarão a salvação, os que irão blasfemar. Quem é trigo, permanecerá sendo trigo, quem é joio, permanecerá sendo joio, quem é ovelha, permanecerá sendo ovelha, quem é lobo, permanecerá sendo lobo.

 

Não encontramos na bíblia recomendações para que nós convertamos um lobo, ou para que nós tentássemos corrigir ou ensinar um lobo, apenas encontramos recomendações para que tenhamos cuidado deles.

 

Mas nós não identificamos um lobo antes de conhecer seus frutos, somente Deus conhece o interior das pessoas, a nossa tarefa ou missão como Cristão é de ir fazer a colheita, Deus nos ensina através dessa parábola que devemos colher todos, ou seja, evangelizar tanto para o joio como para o trigo, mas sabemos que somente o trigo é que será salvo e o joio será queimado como palha.

 

Mas para nós, sabemos ou deveríamos saber que não há outra forma de sermos salvos se não através do evangelho, todos pecaram e todos carecem da gloria de Deus, não há um sequer que ame a Deus, não pense que aquele que nunca ouviu falar de Deus e seu filho pode ser salvo por que não conheceu o evangelho:

 

”ahh, ele não sabia nada sobre as leis de Deus e muito menos sobre o Salvador Jesus cristo, esse pode ser salvo por isso”

 

Acredito que alguma vez na vida já pensaram assim, eu mesmo já pensei nisso, esse tipo de pensamento é muito comum quando entes queridos falecem e não temos certeza de sua posição quanto a salvação, mas para essa pessoa que nuca ouviu falar de Deus, completamente isolada de tudo e de todos, sem o evangelho, só lhe resta uma coisa: condenação.

 

Parece ser uma afirmação dura, mas é mesmo, isso só aumenta ainda mais nossa responsabilidade como membros do corpo de Cristo a levar o evangelho a todos.

 

Imagine uma tribo indígena totalmente isolada, sem nenhuma forma de comunicação, sem nenhum contato com o mundo moderno, isolada de tudo. Ilustro uma tribo totalmente isolada por que por mais que meu próprio vizinho possa ser um “índio”, de alguma forma ele deve ter ouvido falar de Deus e já deve ter ouvido falar de Jesus, mas essa tribo não.

 

Imagine que essa tribo tenha 1000 índios, pela lógica de que eles serão salvos porque não conheciam a Deus, todos os 1000 índios estariam salvos. Mas então o pastor Edison envia o evangelista Cris nessa tribo lá no meio da Amazônia, o Cris evangeliza todos e dos 1000 índios, 500 aceitam Jesus, o que aconteceu? O Cris mandou para o inferno 500 índios que antes estavam salvos por que não conheciam a Deus.

 

Essa doutrina é completamente contrária ao plano de Deus, o evangelho deve ser anunciado a todos, se assim não fosse, os 12 apóstolos deveriam ter ficado quietos lá no início e desta forma, por ignorância, todos seriam salvos.

 

Essa cena, essa ilustração serve para entendermos um pouca mais sobre a GRANDE IMPORTANCIA DA EVANGELIZAÇÃO, sejamos mais objetivos, mais certeiros, mais simples na missão que nos foi encarregada, não foi de entregar conforto, diretrizes, passo a passo para uma vida vitoriosa, nossa missão é evangelizar, não devemos de forma alguma guardar isso para nós mesmos, seria no mínimo egoísmo:

 “Já estou salvo mesmo”

Mas graças a Deus há no mundo muito TRIGO para ser colhido, isso de certa forma nos encoraja ainda mais a anunciar o evangelho, pois sabemos que há escolhidos aguardando ser chamados. AMÉM!!

 

“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. ” (João 3:16 NTLH)

 

(Isaías 52:7 RA) “Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! ”

Um comentário: