terça-feira, 4 de junho de 2019

MATEUS 10 (8-10)


O trabalhador é digno de seu salário


“8 Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai. 9 Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre nos vossos cintos; 10 nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de sandálias, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento.” (Mateus 10:8-10 RA)

Após os apóstolos terem recebido de Jesus poderes para efetuarem milagres (Mt 10:1), os mesmos são advertidos por Jesus a não cobrarem pelos milagres que iriam realizar. Isso não quer dizer que eles estariam proibidos de receber ofertas das pessoas que generosamente ofereceriam a eles. Tanto é verdade que o próprio Cristo os orientou a não levarem nada para a viajem, ou seja, se fosse nos dias de hoje, eles não levariam uma mala com roupas e calçados, nem comida, nem bebida, e nem mesmo a carteira cheia de dinheiro e um cartão de crédito para qualquer necessidade.

Isso quer dizer que eles teriam seu sustento garantido por outras pessoas enquanto estariam pregando o reino dos céus. Eles estariam trabalhando para o próprio Deus, e sem dúvida não ficariam sem a recompensa pelo seu trabalho.

Quem sou quando pessoas trabalham para mim?


Nós como ouvintes da palavra, o que estamos oferecendo para as pessoas que estão utilizando seu tempo e seus recursos para nos apresentar a palavra de Deus? Estamos retribuindo como eles merecem? Estamos deixando Deus nos usar para Ele recompensar essas pessoas? Ou ao contrário, estamos falando mal dessas pessoas a outros? estamos ignorando o empenho deles e desprezando seu esforço? Estamos sendo ingratos?

Cristo garantiu a esses apóstolos que foram pregar o reino de que não passariam necessidade, em outras palavras, Deus os iria prover, iria recompensá-los pelo seu trabalho, e não pense que Deus faria isso descendo uma chuva de pão, ou uma chuva de comida, ou mesmo uma chuva de roupas, Ele usaria pessoas movidas por Ele mesmo a ofertarem e a recompensarem pelos seus esforços.

Ser sensível a isso é muito importante, mas se isso for difícil, seja no mínimo racional. Sempre que vamos a algum evento (no cinema por exemplo), devemos pagar entrada para utilizar a sala e acomodações que nos oferecem, porque ao ir na igreja poderíamos pensar que não é necessário recompensar o pastor e todas as pessoas que trabalham, investem seu tempo e empenho para nos servir? Reflita.

Quem sou quando trabalho para Deus?


Mas essa recompensa vale tanto para mim como para você também. Não pense que seu esforço em falar de Cristo para as pessoas está sendo em vão, não ache que andar em santidade, ser honesto, íntegro, ou obedecer as leis dos homens em honra a Deus estará sendo inútil. Estamos trabalhando para o próprio Deus, e certamente nossa recompensa virá. Se você não consegue enxergar isso, olhe em sua volta, reflita um pouco, as vezes não somos sensíveis o bastante para enxergar Deus nas coisas que passam por despercebido, como o simples respirar sem sentir dor, nossa comida sempre à disposição, ou nossa água limpa ao alcance de nossas mãos, a energia elétrica para nos dar conforto em inúmeras coisas, nosso carro para nos levar em conforto onde precisamos, nossa casa para poder nos abrigar e nossa cama quentinha onde podemos deitar toda noite.

Mas não sirvam a Deus em busca da recompensa, estaríamos agindo por interesse, e não por amor. Busque servir a Deus em gratidão a Ele, por tudo que você tem, por tudo que ainda terá, seja grato a Deus até mesmo por tudo que você já perdeu. Coloque Deus em total controle de sua vida, Ele mais do que tudo sabe como nos dirigir e nos guiar para resgatar a promessa feita por Cristo:

“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10 RA)

Vida abundante, não medíocre, não apenas o suficiente para sobreviver, mas uma vida plena, permitindo aguardar aqui com conforto e prazer enquanto Cristo prepara o nosso insuperável e maravilhoso lugar nos céus (Jo 14:1-3).

4 comentários:

  1. Maravilhoso ensinamento.
    E tudo verdadeiro.
    Parabéns por isso!

    ResponderExcluir
  2. Tento entender a biblia o maximo que posso. Mas quando nao entendo só procuro ajuda. Como essa. Obrigado e que Deus o abencoe.

    ResponderExcluir