terça-feira, 21 de maio de 2019

MATEUS 9 (35-38)


Os ensinamentos de Jesus e a necessidade de mais trabalhadores no reino.


“35 ¶ E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. 36 Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.” (Mateus 9:35-36 RA)

Jesus trabalhava intensamente pregando o reino, ensinando nas sinagogas e curando todo tipo de enfermidade. Ao ver toda aquela multidão sedenta pela sua palavra, teve compaixão, e as compara a ovelhas sem pastor.

Jesus compara o comportamento daquela multidão aflita e sem direção com esse tipo de animal. Diferentemente dos lobos, leões, macacos, elefantes, golfinhos e até mesmo dos corvos, a ovelha não tem liderança, elas não têm uma líder para seguir, elas vão onde a maioria vai. Se uma ovelha, por impulso, se deslocar para fora do bando ou rebanho, sem direção, perdida, outras poderão segui-la.

Hoje não é diferente, precisamos de uma liderança para nos mostrar a luz da palavra, qual a direção correta a ser seguida. Diante disto, Jesus pede que oremos ao pai pedindo que nos mande mais trabalhadores para fazer a colheita, ou seja, que nos enviem mais líderes para direcionar e colocar no rumo certo essas pessoas que estão aflitas e perdidas.

“37 E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” (Mateus 9:37-38 RA)

Jesus tem toda autoridade para ele mesmo pedir isso ao Pai, mas se Ele pede para todos orarem e pedirem, é porque tem algo muito importante envolvido nisto.

Vale lembrar também que a missão entregue por Jesus de evangelizar não é papel exclusivo de um líder, isso é um dever de todos. Por mais importante que seja a função do pastor, a responsabilidade da multiplicação do rebanho é da própria ovelha. Saiba mais sobre o que significa evangelizar neste estudo:

10 comentários: