sexta-feira, 5 de abril de 2019

JESUS É O ÚNICO CAMINHO E SENHOR DE TODOS



Quando encontramos a palavra Senhor na bíblia, ela pode estar se referindo ao título de Deus como dono de tudo o que existe, especialmente daqueles que são seus servos ou escravos (Sl 97.5; Rm 14.4-8).

No NT, "Senhor" é usado tanto para Deus, o Pai, como para Deus, o Filho, sendo às vezes impossível afirmar com certeza de qual dos dois se está falando.

Senhor, além de significar o nome de Deus (JAVÉ, cuja tradução mais provável é "o Eterno" ou "o Deus Eterno"), é definido como aquele ou a quem uma pessoa ou coisa pertence, sobre o qual ele tem o poder de decisão. Senhor pode ainda significar:
·        Mestre
·        O que possui e dispõe de algo
·        Proprietário; alguém que tem o controle da pessoa, o mestre
·        Soberano, príncipe, chefe

Além desses significados, Senhor é um título de honra, que expressa respeito e reverência e com o qual servos tratavam seus senhores. Com Cristo não pode ser diferente, devemos ser respeitosos e trata-lo com reverencia, pois nos comprou por alto preço, e se ele nos comprou e agora tem a nossa posse, significa que antes éramos de alguém.

Logo, aquela afirmação que ouvimos de que todos são filhos de Deus está equivocada. Sim, todos somos criatura Dele, mas não confunda criatura com filho, este tem um valor muito maior. Veja a quem pertencem as pessoas que não se entregam ou que ainda não tem Jesus como Senhor de sua vida:

“Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras.” (João 8:44 NTLH)

Naquela cruz Cristo nos comprou, Ele agora é nosso Senhor e Salvador, devemos dar a Ele a devida e merecida honra, assim como devemos honrar e glorificar a Deus por isso. Apesar de Cristo ter realizado a obra, todo o plano da salvação foi criado por Deus, e Cristo foi fiel até o fim, se Ele não tivesse cumprido o seu propósito, estaríamos ainda condenados, dependendo do cumprimento de toda a lei para assim poder estar puro diante de Deus.

Mas graças a misericórdia de Deus, hoje temos um filtro, alguém que possa nos tornar puros diante de Deus. O Todo Poderoso nos enxerga através de Cristo, e graças a isso, Deus nos vê limpos, santificados e puros, e nos considera como um bom perfume de Cristo:

“Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.” (2 Coríntios 2:15 RA)

Vamos então até as referencias bíblicas que afirmam Cristo como Senhor de todos:

“Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.” (Atos 2:36 RA)

A passagem acima está no contexto em que Pedro explica uma passagem bem conhecida no AT:

“<Salmo de Davi.> O SENHOR Deus disse ao meu senhor, o rei: “Sente-se do meu lado direito, até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés.”” (Salmos 110:1 NTLH)

Pedro disse isso pois achavam que o Messias era filho de Davi (Mt 22:42-46), por isso que ficaram aflitos (At 2:37) quando souberam que o Jesus que crucificaram era o Senhor deles. Perceba ainda na passagem acima que agora Cristo está assentado a direita no trono de Deus, e que o próprio Deus trabalha colocando todos os inimigos debaixo dos pés de Jesus Cristo. 

Vamos a mais referencias que afirmam Jesus como único caminho e Senhor de todos:

 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6 RA)

Essa passagem fala por si só, não precisa de muita explanação, mas perceba, além de Jesus afirmar que Ele é o único caminho, Ele ainda afirma que é a VERDADE e a VIDA. Ou seja, encontramos a VERDADE e a VIDA apenas em um único caminho: JESUS CRISTO.

Essa passagem, apesar de curta, tem muito significado, reflita: você conhece alguma outra autoridade espiritual que ousou dizer isso? será que a mãe de Jesus falou isso? ou que o primeiro papa da igreja católica, o apóstolo Pedro, ousou dizer isso? ou alguma outra pessoa santa que já morreu disse isso? ou ainda outras figuras espirituais como Maomé, Buda, Abraão ou algum outro?  

“Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados.” (Atos 5:31 RA)

“Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:9-11 RA)

As duas passagens acima mostram Deus exaltando Jesus e dando a Ele muito poder. Quando diz que o nome de Jesus está acima de todo nome, significa literalmente isso, Jesus é superior a tudo, estando abaixo apenas do próprio Deus. Agora vou dizer alguns conhecidos nomes em que Jesus é superior: Demônios; trevas; câncer; diabetes; fome; dinheiro; desemprego; depressão; morte; vida; cura...e muito mais. Tudo o que for um nome, Jesus é superior, Ele tem o poder para te ajudar, você crê? 

“Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.” (João 17:6 RA)

“É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus;” (João 17:9 RA)

“Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.” (João 17:24 RA)

Percebeu algo em comum nas passagens acima? Todas elas dizem que somos de Cristo porque Deus nos deu a Ele, isso mesmo, não foi nós que por ''livre arbítrio'' nos oferecemos a Jesus como seus servos fiéis ou como adoradores e o declaramos nosso Senhor e Salvador, o pecado não permitiria tal atitude (Ef 2:1), somos de Cristo pela misericórdia de Deus e por sua graça, tudo isso para que não nos gloriamos, pois a salvação não é alcançada pelo nosso esforço (Efésios 2:9).  

“E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito!” (Atos 7:59 RA)

Essa passagem complementa a explanação anterior de que Jesus Cristo é o Senhor de nossas almas. Estevão sabia disso, e por isso declarou que Cristo era quem receberia o seu espírito. Para finalizar o estudo de que Jesus é o Senhor de todos, segue abaixo uma passagem clara e objetiva que afirma isso:

“Vocês conhecem a mensagem que Deus mandou ao povo de Israel, anunciando a boa notícia de paz por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.” (Atos 10:36 NTLH).




Nenhum comentário:

Postar um comentário