quarta-feira, 24 de abril de 2019

O QUE É TEMER A DEUS



Você sabe como Temer a Deus? Ou ainda, o que seria Temer a Deus? Teme-lo é apenas ter medo do que Ele pode nos fazer?

“Ó Deus, quando as águas te viram, ficaram com medo, as águas profundas do mar tremeram.” (Salmos 77:16 NTLH)

Deus é muito poderoso, não há como medir o poder que Ele possui. O temor por causa de seu imenso poder é incontrolável, (Deuteronômio 32:25) é algo de nossa natureza agirmos com temor a isso.

Nas escrituras, a palavra TEMER pode significar muito mais do que apenas “Medo” (Dt 7.18; Lc 1.12). Em algumas passagens, ela pode simplesmente estar se referindo a espanto, surpresa ou admiração:

“Vendo isto, as multidões, possuídas de temor, glorificaram a Deus, que dera tal autoridade aos homens.” (Mateus 9:8 RA)

Em algumas outras situações, a palavra Temor é um modo de se referir ao próprio Deus:

“Se não fora o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o Temor de Isaque, por certo me despedirias agora de mãos vazias. Deus me atendeu ao sofrimento e ao trabalho das minhas mãos e te repreendeu ontem à noite.” (Gênesis 31:42 RA)

Em outras passagens, encontramos a palavra Temer com o sentido de Respeito:

“Por isso sejamos agradecidos, pois já recebemos um Reino que não pode ser abalado. Sejamos agradecidos e adoremos a Deus de um modo que o agrade, com respeito e temor.” (Hebreus 12:28 NTLH)

Temer a Deus não é apenas ter medo do seu imenso poder e do que Ele poderá fazer conosco aqui em vida ou após essa vida, vai muito mais além que isso. Na verdade, temer a Deus de forma santa e sincera, não tem nada a ver com medo físico, ou medo de alguma recompensa negativa vinda Dele.

Temer a Deus é Respeitá-lo, reverencia-lo, reconhecendo a sua grandeza e santidade. Teme-lo não significa ter medo ao ponto de nos fazer fugir de Deus:

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (1 João 4:18 RA)

Teme-lo significa respeitar, adorar (Dt 6.13-15; Ec 12.13; At 10.35; 2Co 7.1; Hb 12.28) e principalmente amar:

“Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” (Mateus 22:37 RA)


COMO TEMER A DEUS

Como então devemos agir para demonstrar temor a Deus? Antes disso, devemos primeiramente entender o que é Teme-lo para então saber como agir, e a primeira coisa a ser feita é simplesmente pedir isso ao próprio Deus:

 “Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome.” (Salmos 86:11 RA)

“Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.” (Mateus 7:8 RA)

Tem mais:

“2 Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam. 3 Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento. 4 Procure essas coisas, como se procurasse prata ou um tesouro escondido. 5 Se você fizer isso, saberá o que quer dizer temer o SENHOR, e aprenderá a conhecê-lo.” (Provérbios 2:2-5 NTLH)


O CONTRÁRIO DE TEMER A DEUS É:

Veja na passagem abaixo o que Davi considerava comportamento oposto ao de temor a Deus:

“1 ¶ O pecado fala ao perverso lá no fundo do seu coração. O perverso não aprende a temer a Deus. 2 Ele se julga muito importante e pensa que Deus não descobrirá o seu pecado e não o condenará. 3 A conversa dele é má e cheia de mentiras; ele não tem juízo e não quer fazer o bem. 4 Deitado na sua cama, ele planeja maldades. Ele anda por caminhos que não são bons e nunca rejeita as coisas más.” (Salmos 36:1-4 NTLH)

A pessoa que não teme a Deus é escrava do pecado, vive pecando em nunca rejeita as coisas más. Essa pessoa é arrogante, suas conversas são sempre más e cheias de mentiras e não é capaz de fazer o bem.


O QUE DEVE SER FEITO POR QUEM TEME A DEUS

Devemos Louvá-lo:
Sl 22:23 vós que temeis o SENHOR, louvai-o; glorificai-o, vós todos, descendência de Jacó; reverenciai-o, vós todos, posteridade de Israel.

Devemos ser humildes:
“Não fique pensando que você é sábio; tema o SENHOR e não faça nada que seja errado.” (Provérbios 3:7 NTLH)

Devemos ser honestos
“Quem é honesto mostra que teme o SENHOR, mas a pessoa que se desvia dos caminhos do SENHOR o está desprezando.” (Provérbios 14:2 NTLH)

Devemos servir e parar de fazer o mal
“24 Temam o SENHOR e sirvam a ele fielmente, com todo o coração. Lembrem das grandes coisas que ele fez por vocês. 25 Mas, se vocês continuarem a fazer o mal, certamente tanto vocês como o seu rei serão destruídos.” (1 Samuel 12:24-25 NTLH)

Devemos detestar o mal:
“ O temor do Senhor é aborrecer o mal: a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, aborreço.” (Provérbios 8:13 DO)


OS MANDAMENTOS DE DEUS

 “O que aconteceu no monte Sinai naquele dia em que vocês estiveram na presença do SENHOR, nosso Deus, quando ele me disse: “Reúna esse povo na minha presença para que escutem o que vou dizer, a fim de que aprendam a temer-me a vida inteira e assim ensinem os seus filhos.”” (Deuteronômio 4:10 NTLH)

Foi no monte Sinai que Deus entregou os mandamentos ao povo de Israel. Temos muitas outras referências que correlaciona o temor a Deus ao comprimento de seus mandamentos:

Dt 8:6 Guarda os mandamentos do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos e o temeres.

Dt 28:58 Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e terrível, o SENHOR, teu Deus...

Os mandamentos de Deus são conhecidos como sendo apenas 10 leis, mas o povo de Israel tinha além dessas 10 leis principais, mais 600 outras leis para observar e cumprir como essas abaixo:

“e levem até o lugar que o SENHOR, nosso Deus, tiver escolhido para nele ser adorado. Ali, na presença do SENHOR, nosso Deus, comam aquela décima parte dos cereais, do vinho e do azeite e também a primeira cria das vacas e das ovelhas. Façam isso para aprender a temer a Deus para sempre.” (Deuteronômio 14:23 NTLH)

Lv 19:14 Não amaldiçoarás o surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR.

O Rei de Israel era instruído a ler as Leis de Deus todos os dias, não apenas para aprender a Temer a Deus, mas também para aprender a ser humilde:

“19 Ele deverá ficar com essa cópia e todos os dias da sua vida lerá a lei, para que aprenda a temer o SENHOR, nosso Deus, e para que sempre obedeça fielmente a todas as leis e a todos os mandamentos. 20 Se fizer isso, ele não irá pensar que é mais do que os outros e cumprirá fielmente todas as leis. Assim reinará muitos anos, e os seus descendentes serão reis de Israel por muito tempo.” (Deuteronômio 17:19-20 NTLH)


EXEMPLOS DE PERSONAGENS BÍBLICOS

Encontramos na bíblia muitos exemplos de personagens bíblicos que em certos momentos evidenciaram seu temor a Deus. Vamos estudar alguns desses personagens e as suas atitudes que demonstraram temor ao nosso Deus.

JOSÉ

José era uma pessoa que certamente temia muito a Deus, ele foi vendido ao Egito pelos seus irmãos (Gn 37), tornou-se ministro de Faraó (Gn 39-41) e no fim, ele salvou os próprios irmãos e seu pai da fome, trazendo-os para Gósen, no Egito (Gn 42-47).

José passou por muitas dificuldades até conseguir esse cargo, ele sofreu muito, mas veja qual foi a sua atitude quando teve a oportunidade de se vingar de seus irmãos:

“No terceiro dia José disse a eles: —Eu sou uma pessoa que teme a Deus. Vou deixar que vocês fiquem vivos....” (Gênesis 42:18 NTLH)

A vingança não nos pertence, ela pertence ao próprio Deus (Heb 10:30), entrega-la a Ele é uma forma de demonstrar temor. Não se vingando de nossos inimigos mostra a Deus respeito, obediência e total confiança:

“Meus queridos irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles, diz o Senhor.”” (Romanos 12:19 NTLH)


NEEMIAS

Neemias era copeiro de do Rei Artaxerxes. Ele liderou um grupo que voltou do CATIVEIRO para Jerusalém, onde foi governador e realizou reformas. Foi um homem de habilidade, coragem e ação. Em tudo dependia de Deus, a quem constantemente recorria em oração. Quando finalmente conseguiu reconstruir a sua cidade, percebeu que a reforma ia muito mais além do que apenas material. Neemias percebeu que até mesmo o comportamento de seu povo estava corrompido:

“Antes de mim, os governadores tinham sido uma carga para o povo e haviam exigido que o povo pagasse quarenta barras de prata por dia a fim de comprar comida e vinho. Até os seus empregados exploravam o povo. Mas eu agi de modo diferente porque temia a Deus.” (Neemias 5:15 NTLH)

Quando Neemias soube que as autoridades estavam explorando seu próprio povo, ficou zangado (Ne 5:6) e reuniu todos para os repreender:

 “Então eu disse: —O que vocês estão fazendo é errado! Vocês deviam temer a Deus e fazer o que é direito, em vez de dar aos nossos inimigos, os não-judeus, razão para caçoar de nós.” (Neemias 5:9 NTLH)

“Que ninguém explore os outros; que todos temam a Deus, pois ele é o SENHOR, nosso Deus.” (Levítico 25:17 NTLH)

Temer a Deus e ao mesmo tempo explorar o próximo não tem nenhuma ligação. Neemias teve sucesso em sua Reunião e conseguiu que todas as autoridades devolvessem terras e perdoassem as dívidas de seu próprio povo.


PARTEIRAS HEBRÉIAS SIFRÁ E PUÁ

O rei do Egito ordenou as parteiras hebreias Sifrá e Puá a matar todos os meninos que nascessem, deixando com vida apenas as meninas:

 “16 —Quando vocês forem ajudar as mulheres israelitas nos seus partos, façam o seguinte: se nascer um menino, matem; mas, se nascer uma menina, deixem que viva. 17 Porém as parteiras temiam a Deus e não fizeram o que o rei do Egito havia mandado. Pelo contrário, deixaram que os meninos vivessem. 18 Então o rei mandou chamar as parteiras e perguntou: —Por que vocês estão fazendo isso? Por que estão deixando que os meninos vivam? 19 Elas responderam: —É que as mulheres israelitas não são como as egípcias. Elas dão à luz com facilidade, e as crianças nascem antes que a parteira chegue. 20 (20-21) As parteiras temiam a Deus, e por isso ele foi bom para elas e fez com que tivessem as suas próprias famílias. E o povo de Israel aumentou e se tornou muito forte. (Êxodo 1:16-21 NTLH)

Elas receberam ordem da mais alta autoridade, mas reconheceram que essa ordem estava em desacordo com a vontade de Deus. Elas temeram a Deus e não cumpriram as ordens do Rei. Deus foi bom com elas, e além de as proteger de uma possível penalização por parte do rei por desobediência, Deus as prosperou e a atitude delas permitiu que o povo de Israel aumentasse e tornasse muito forte. Temer a Deus é obedece-lo mesmo quando isso estiver em desacordo com as leis dos homens.


ABRAÃO

Dentre os vários personagens bíblicos que deram grandes exemplos de como é temer a Deus está Abraão, ele deu um grande exemplo do que é temer a Deus não negando seu próprio filho:

“O Anjo disse: —Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho.” (Gênesis 22:12 NTLH)

Isso não quer dizer que você deva sacrificar alguma pessoa amada, a chave aqui é OBEDIENCIA. Ser obediente a Deus demonstra temor a Ele, respeito e submissão.


DAVI

Davi conhecia muito bem o que é Temer a Deus, mas não foi sempre assim. No início, Davi também temeu a Deus, mas de forma errada. Após um incidente com a Arca da Aliança (Êx 25.10-22; Hb 9.4-5), quando um homem foi morto por Deus por ter tocado na Arca (1Cr 13:9-10), Davi temeu pelo que Deus poderia fazer com Ele, e mandou levarem a Arca para outra residência. Esse temor o afastou da presença de Deus.

Mas Davi percebeu que a pessoa que ficou com a Arca estava prosperando em todas as áreas de sua vida:

“Assim, ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom e tudo o que ele tinha.” (1 Crônicas 13:14 RA)

Davi soube que a presença de Deus estava trazendo prosperidade, resolveu então trazer a arca para a sua cidade. Davi percebeu que estavam se comportando e manipulando errado a Arca da Aliança. Então desta vez, ele a tratou com Respeito (2Sm 6:12-13), e Deus prosperou seu reinado (2 Samuel 7:1 RA).

Na passagem a seguir, Davi é claro e ensina como temer a Deus:

11 ¶ Venham, meus jovens amigos, e escutem, que eu os ensinarei a temer a Deus, o SENHOR. 12 Vocês querem aproveitar a vida? Querem viver muito e ser felizes? 13 Então procurem não dizer coisas más e não contem mentiras. 14 Afastem-se do mal e façam o bem; procurem a paz e façam tudo para alcançá-la.

Ser autêntico, honesto, íntegro, afastar-se do mal e fazer o bem é uma de tantas outras formas de temer a Deus. Temos que saber que atitude tomadas em secreto como: ser produtivo em nosso trabalho mesmo quando ninguém está vendo, ou quando somos bons para alguém mesmo quando ninguém saberá disso, alegra a Deus, pois tomamos tais atitudes não por reconhecimento alheio ou por temor das autoridades, mas tomamos tais atitudes por temer a Deus, por amor a Deus evitamos de fazer o mal a alguém, isso é temer a Deus, é fazer o bem mesmo quando ninguém está vendo.


RECOMPENSAS PARA QUEM TEME A DEUS

Abaixo estão listadas algumas passagens bíblicas que prometem recompensas maravilhosas aos que temem ao Deus todo poderoso:

Deus protege aqueles que o temem:
“16 Nenhum rei vence por ter um exército poderoso, nem os soldados conseguem a vitória por causa da sua força. 17 Não são os cavalos de guerra que ganham a batalha; a sua grande força não pode salvar ninguém. 18 É o SENHOR Deus quem protege aqueles que o temem, é ele quem guarda aqueles que confiam no seu amor.” (Salmos 33:16-18 NTLH)

7 O Anjo do SENHOR fica em volta daqueles que o temem e os protege do perigo. 9 Que todos os que se dedicam a Deus o temam, pois aqueles que o temem não têm falta de nada! (Salmos 34:7;9 NTLH)

“Levantaste uma bandeira para avisar os que te temem, para que eles pudessem escapar da derrota.” (Salmos 60:4 NTLH)

Deus abençoa grandemente os que o temem:
“Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, e vive de acordo com a sua vontade! 2 Se você for assim, ganhará o suficiente para viver, será feliz, e tudo dará certo para você. 3 Em casa, a sua mulher será como uma parreira que dá muita uva; e, em volta da mesa, os seus filhos serão como oliveiras novas. 4 Quem teme ao SENHOR certamente será abençoado assim. 5 Que, lá do monte Sião, o SENHOR o abençoe! Que, em todos os dias da sua vida, você veja o progresso de Jerusalém! 6 E que você viva para ver os seus netos! Que a paz esteja com o povo de Israel!” (Salmos 128:1-6 NTLH)

“Ele abençoará todos os que o temem, tanto os importantes como os humildes.” (Salmos 115:13 NTLH)

Nada falta a quem teme a Deus:
“Temei o SENHOR, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem.” (Salmos 34:9 RA)

“Ele dá alimento aos que o temem e nunca esquece a sua aliança.” (Salmos 111:5 NTLH)

“A todos os que o temem dá o que é necessário; ele ouve os seus gritos e a salva da morte.” (Salmos 145:19 NTLH)


Está seguro quem teme ao senhor:
“ No temor ao SENHOR, o homem encontra um forte apoio e também segurança para a sua família.” (Provérbios 14:26 NTLH)

Existe uma herança para aos que temem a Deus:
“ Pois ouviste, ó Deus, os meus votos e me deste a herança dos que temem o teu nome.” (Salmos 61:5 RA)

Tudo irá bem para os que temem a Deus:
“Tudo correrá bem para vocês se temerem o SENHOR, nosso Deus, se o adorarem, se o ouvirem, se obedecerem às suas ordens, e se vocês e o seu rei o seguirem.” (1 Samuel 12:14 NTLH)

O temor a Deus é o princípio da sabedoria
“ O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” (Provérbios 1:7 RA)

Pv 9:10  O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.

Jó 28:28  E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento.

“ Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Ele dá compreensão aos que obedecem aos seus mandamentos. Que o SENHOR seja louvado para sempre!” (Salmos 111:10 NTLH)

Feliz é quem Teme ao Senhor:
Sl 128:1 ¶ Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!

Quem teme ao senhor tem vida longa:
“ Quem teme o SENHOR tem vida longa, porém os maus morrem antes do tempo.” (Provérbios 10:27 NTLH)

Temer a Deus o agrada:
“O Senhor agrada-se dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.” (Salmos 147:11 DO)

Deus ama aos que o temem:
“Assim como é grande a distância entre o céu e a terra, assim é grande o seu amor por aqueles que o temem.” (Salmos 103:11 NTLH)

“Como um pai trata com bondade os seus filhos, assim o SENHOR é bondoso para aqueles que o temem.” (Salmos 103:13 NTLH)

 “17 Mas o amor de Deus, o SENHOR, por aqueles que o temem dura para sempre. A sua bondade permanece, passando de pais a filhos, 18 para aqueles que guardam a sua aliança e obedecem fielmente aos seus mandamentos.” (Salmos 103:17-18 NTLH)

Sl 31:19 ¶ Como é grande a tua bondade, que reservaste aos que te temem, da qual usas, perante os filhos dos homens, para com os que em ti se refugiam!

Deus dá direção aos que o temem:
Sl 25:12 Ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher.

Deus é amigo daqueles que o temem
“O SENHOR Deus é amigo daqueles que o temem e lhes ensina as condições da aliança que fez com eles.” (Salmos 25:14 NTLH)

Deus é misericordioso para os que o temem:
Sl 103:11 Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.

Sl 103:17 Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos...



sexta-feira, 5 de abril de 2019

MATEUS 9 (1-8)

Assunto principal: 

A cura do paralítico e o poder de Jesus de perdoar pecados.


Jesus vai até sua cidade e algumas pessoas trazem até Ele um paralítico. Ao ver a fé dessas pessoas, Jesus diz que seus pecados estão perdoados. Jesus sabia que essa declaração traria desconforto aos mestres da lei ali presente, e alguns pensavam que Jesus estava blasfemando.

Jesus sonda os Pensamentos de qualquer pessoa, Ela sabia o que pensavam alguns Mestres, e então propõe um desafio:

“O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se e ande”?” (Mateus 9:5 NTLH)

Para qualquer um, o mais fácil é dizer que os pecados estão perdoados, pois não há como medir, ou como provar naquele momento que isto de fato aconteceu, já a cura seria evidente a todos. Para então convencê-los de que Ele pode perdoar pecados, Jesus fez o que as pessoas consideram o mais difícil (impossível para o homem) e cura o paralítico.

Jesus fez isso para provar as pessoas que Ele tem sobre a terra o poder para perdoar pecados. Mas Perdoar pecados não é o único poder que CRISTO recebeu de seu Pai, nosso Deus.

Esses estudos o levarão a conhecer mais sobre os poderes ou domínios que Deus deu a Jesus Cristo:

DEUS SEMPRE SERÁ SUPERIOR A JESUS CRISTO



Apocalipse 5:13 Ouvi toda a criatura que há no céu e sobre a terra e debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, dizer: Àquele que está sentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja a bênção, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.

Na passagem acima, vemos que toda a criatura, homens, pássaros, répteis, peixes, tudo dará honra e glória não somente a Deus, mas também a Cristo para sempre!!

Deus dividirá a sua glória com Cristo? De acordo com o verso acima sim, e tem mais:

“Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer. E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento, a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.” (João 5:21-23 RA)

A passagem acima diz literalmente isso: “quem não honra o filho, não honra o Pai que o enviou”. Ou seja, não é possível honrar a Deus sem que também honre a seu amado filho Jesus Cristo.

Na bíblia, encontramos várias diferenças de comportamento entre Cristo e Satanás: Desejo pelo poder; Orgulho; Soberba... Satanás desejou não somente ser igual a Deus, mas queria que seu trono estivesse mais alto do que seu próprio criador:

“13 Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; 14 subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.” (Isaías 14:13-14 RA)

O desejo de Satanás pelo poder começou quando ficou orgulhoso por causa de sua beleza. Em outras palavras: ele deixou sua fama e poder subir à cabeça, ficou soberbo e foi jogado ao chão pelo seu Criador para servir de exemplo. (Ezequiel 28:17).

Repare a diferença de como Cristo lidou com o poder que tinha:

“6 Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. 7 Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, 8 ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte—morte de cruz. 9 Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, 10 para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos 11 e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai.” (Filipenses 2:6-11 NTLH)

Jesus é sim merecedor de Honra e Glória, mas assim como Ele, devemos entender que há um Deus que está acima dEle:

“Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou.” (1 Coríntios 15:27 RA)

“Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.” (João 14:28 RA)

“Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.” (1 Coríntios 8:6 RA)

“5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.” (Efésios 4:5-6 RA)

Hoje Cristo reina e tudo está debaixo de seu domínio, apenas o próprio Deus está acima dEle. Enquanto Ele reina, Deus trabalha e coloca todos os inimigos debaixo dos pés de Cristo (1 Coríntios 15:25; Salmos 110:1), e quando tudo estiver em ordem, Jesus devolverá tudo o que recebeu a seu Pai, para que Deus seja TUDO em TODOS:

“Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.” (1 Coríntios 15:28 RA)

JESUS É O ÚNICO CAMINHO E SENHOR DE TODOS



Quando encontramos a palavra Senhor na bíblia, ela pode estar se referindo ao título de Deus como dono de tudo o que existe, especialmente daqueles que são seus servos ou escravos (Sl 97.5; Rm 14.4-8).

No NT, "Senhor" é usado tanto para Deus, o Pai, como para Deus, o Filho, sendo às vezes impossível afirmar com certeza de qual dos dois se está falando.

Senhor, além de significar o nome de Deus (JAVÉ, cuja tradução mais provável é "o Eterno" ou "o Deus Eterno"), é definido como aquele ou a quem uma pessoa ou coisa pertence, sobre o qual ele tem o poder de decisão. Senhor pode ainda significar:
·        Mestre
·        O que possui e dispõe de algo
·        Proprietário; alguém que tem o controle da pessoa, o mestre
·        Soberano, príncipe, chefe

Além desses significados, Senhor é um título de honra, que expressa respeito e reverência e com o qual servos tratavam seus senhores. Com Cristo não pode ser diferente, devemos ser respeitosos e trata-lo com reverencia, pois nos comprou por alto preço, e se ele nos comprou e agora tem a nossa posse, significa que antes éramos de alguém.

Logo, aquela afirmação que ouvimos de que todos são filhos de Deus está equivocada. Sim, todos somos criatura Dele, mas não confunda criatura com filho, este tem um valor muito maior. Veja a quem pertencem as pessoas que não se entregam ou que ainda não tem Jesus como Senhor de sua vida:

“Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras.” (João 8:44 NTLH)

Naquela cruz Cristo nos comprou, Ele agora é nosso Senhor e Salvador, devemos dar a Ele a devida e merecida honra, assim como devemos honrar e glorificar a Deus por isso. Apesar de Cristo ter realizado a obra, todo o plano da salvação foi criado por Deus, e Cristo foi fiel até o fim, se Ele não tivesse cumprido o seu propósito, estaríamos ainda condenados, dependendo do cumprimento de toda a lei para assim poder estar puro diante de Deus.

Mas graças a misericórdia de Deus, hoje temos um filtro, alguém que possa nos tornar puros diante de Deus. O Todo Poderoso nos enxerga através de Cristo, e graças a isso, Deus nos vê limpos, santificados e puros, e nos considera como um bom perfume de Cristo:

“Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.” (2 Coríntios 2:15 RA)

Vamos então até as referencias bíblicas que afirmam Cristo como Senhor de todos:

“Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.” (Atos 2:36 RA)

A passagem acima está no contexto em que Pedro explica uma passagem bem conhecida no AT:

“<Salmo de Davi.> O SENHOR Deus disse ao meu senhor, o rei: “Sente-se do meu lado direito, até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés.”” (Salmos 110:1 NTLH)

Pedro disse isso pois achavam que o Messias era filho de Davi (Mt 22:42-46), por isso que ficaram aflitos (At 2:37) quando souberam que o Jesus que crucificaram era o Senhor deles. Perceba ainda na passagem acima que agora Cristo está assentado a direita no trono de Deus, e que o próprio Deus trabalha colocando todos os inimigos debaixo dos pés de Jesus Cristo. 

Vamos a mais referencias que afirmam Jesus como único caminho e Senhor de todos:

 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6 RA)

Essa passagem fala por si só, não precisa de muita explanação, mas perceba, além de Jesus afirmar que Ele é o único caminho, Ele ainda afirma que é a VERDADE e a VIDA. Ou seja, encontramos a VERDADE e a VIDA apenas em um único caminho: JESUS CRISTO.

Essa passagem, apesar de curta, tem muito significado, reflita: você conhece alguma outra autoridade espiritual que ousou dizer isso? será que a mãe de Jesus falou isso? ou que o primeiro papa da igreja católica, o apóstolo Pedro, ousou dizer isso? ou alguma outra pessoa santa que já morreu disse isso? ou ainda outras figuras espirituais como Maomé, Buda, Abraão ou algum outro?  

“Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados.” (Atos 5:31 RA)

“Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:9-11 RA)

As duas passagens acima mostram Deus exaltando Jesus e dando a Ele muito poder. Quando diz que o nome de Jesus está acima de todo nome, significa literalmente isso, Jesus é superior a tudo, estando abaixo apenas do próprio Deus. Agora vou dizer alguns conhecidos nomes em que Jesus é superior: Demônios; trevas; câncer; diabetes; fome; dinheiro; desemprego; depressão; morte; vida; cura...e muito mais. Tudo o que for um nome, Jesus é superior, Ele tem o poder para te ajudar, você crê? 

“Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.” (João 17:6 RA)

“É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus;” (João 17:9 RA)

“Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.” (João 17:24 RA)

Percebeu algo em comum nas passagens acima? Todas elas dizem que somos de Cristo porque Deus nos deu a Ele, isso mesmo, não foi nós que por ''livre arbítrio'' nos oferecemos a Jesus como seus servos fiéis ou como adoradores e o declaramos nosso Senhor e Salvador, o pecado não permitiria tal atitude (Ef 2:1), somos de Cristo pela misericórdia de Deus e por sua graça, tudo isso para que não nos gloriamos, pois a salvação não é alcançada pelo nosso esforço (Efésios 2:9).  

“E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito!” (Atos 7:59 RA)

Essa passagem complementa a explanação anterior de que Jesus Cristo é o Senhor de nossas almas. Estevão sabia disso, e por isso declarou que Cristo era quem receberia o seu espírito. Para finalizar o estudo de que Jesus é o Senhor de todos, segue abaixo uma passagem clara e objetiva que afirma isso:

“Vocês conhecem a mensagem que Deus mandou ao povo de Israel, anunciando a boa notícia de paz por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.” (Atos 10:36 NTLH).