quinta-feira, 28 de março de 2019

O QUE É E COMO DAR GLÓRIA A DEUS

O QUE É E COMO DAR GLÓRIA A DEUS


Assim como a palavra Honra, Glória pode ter vários significados. Quando lemos a versão RA (Revista e atualizada de Almeida) encontramos diferentes significados em diferentes versículos. Resumidamente, a palavra glória pode significar:

  1) Honra ou louvor dado a coisas (1Sm 4.21-220, a pessoas (Lc 2.32) ou a Deus (Sl 29.1; Lc 2.14);

  2) A majestade e o brilho que acompanham a revelação da presença e do poder de Deus (Sl 19.1; Is 6.3; Mt 16.27; Jo 1.14; Rm 3.23);

  3) O estado do novo corpo ressuscitado, espiritual e imortal, em que os salvos serão transformados e o lugar onde eles viverão (1Co 15.42-54; Fp 3.21; Cl 3.4).


Se formos mais além e fazermos uma pesquisa completa na escritura, poderemos encontrar os seguintes significados para a palavra Gloria:

·        Honra (ou nação de Israel)
·        Abundância
·        Riqueza
·        Esplendor, majestade, vigor
·        Dignidade
·        Reputação
·        Reverência
·        Beleza, refinamento (referindo-se a roupas, joias)
·        Atributo de Deus
·        Ostentação, jactância (individual)
·        Perpetuidade, força, vitória, duradouro, eternidade
·        Resistência em tempo, perpétuo, contínuo, até o fim, eternidade, eterno
·        Agir como supervisor ou superintendente ou diretor ou líder
·        Exaltação, majestade, orgulho
·        majestade, exaltação, excelência
1a) referindo-se às nações
1b) referindo-se a Deus
1c) referindo-se ao Jordão
·        Orgulho, arrogância (mau sentido)
·        poder, força
    1a) material ou física
    1b) pessoal ou social ou política
·        Louvor, cântico ou hino de louvor
·        nome
1a) nome
1b) reputação, fama, glória
1c) o Nome (como designação de Deus)
1d) memorial, monumento


A definição de Gloria que busco expor neste estudo é aquela que estará relacionada e ligada a Deus e a seu amado filho Jesus Cristo. Esta, por sua vez, pode aparecer dentro dos vários versos que se encontra, com os seguintes significados:

1) opinião, julgamento, ponto de vista
2) opinião, estimativa, seja boa ou ruim, a respeito de alguém
    2a) no NT sempre opinião positiva a respeito de alguém, que resulta em louvor, honra, e glória
3) esplendor, brilho
    3a) da lua, sol, estrelas
    3b) magnificência, excelência, preeminência, dignidade, graça
    3c) majestade
        3c1) algo que pertence a Deus
             3c1) a majestade real que pertence a Ele como supremo governador, majestade no sentido da perfeição absoluta da divindade
        3c2) algo que pertence a Cristo
             3c2a) a majestade real do Messias
             3c2b) o interior absolutamente perfeito ou a excelência pessoal de Cristo; a majestade
        3c3) dos anjos
             3c3a) como transparece na sua aparência brilhante exterior
4) a mais gloriosa condição, estado de exaltação
    4a) da mesma condição de Deus Pai no céu, para a qual Cristo foi elevado depois de ter concluído sua obra na terra
    4b) a condição de gloriosa bem-aventurança \a qual os cristãos verdadeiros entrarão depois do retorno do seu Salvador do céu.


Vejamos então um versículo com a palavra Glória inserida em seu contexto para em seguida substituída pelo seu provável significado:

“Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.” (Mateus 16:27 RA)

Substituindo a palavra glória pelo significado mais provável resultaria em:

“Porque o Filho do Homem há de vir na 4) mais gloriosa condição, estado de exaltação, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.”

Vejamos outra passagem:

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (João 1:14 RA)

“E vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai’’ Significa que:

‘’ vimos sua 3c) majestade 3c1) algo que pertence a Deus 3c1) a majestade real que pertence a Ele como supremo governador, majestade no sentido da perfeição absoluta da divindade.


Quando encontramos na bíblia a palavra Glória no sentido de ação, ou seja, quando algum verso fala em dar Glória ou em Glorificar algo, o significado pode ser diferente de acordo com o versículo em que o verbo está inserido, podendo então significar:

1) pensar, supor, ser da opinião
2) louvar, exaltar, magnificar, celebrar
3) honrar, conferir honras a, ter em alta estima
4) tornar glorioso, adornar com lustre, vestir com esplendor
    4a) conceder glória a algo, tornar excelente
    4b) tornar renomado, causar ser ilustre
        4b1) Tornar a dignidade e o valor de alguém ou de algo manifesto e conhecido.
5) aquilo do que alguém se gloria ou pode gloriar-se, motivo ou base para gloriar-se
6) jactância ou vanglória (mau sentido) (Vanglória significa: que se gloria sem razão, presumido, vanglorioso, ansioso por glória (sem mérito), glória vã, sem fundamento; auto estima ou amor-próprio vazios)


Com essas definições já podemos ter uma ideia do que poderia ser dar Glórias a Deus. Na bíblia, temos algumas passagens que podem nos dar mais clareza de como podemos agir para glorificar a Ele:

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:16 RA)

Com nossas atitudes e boas obras, faremos com que outras pessoas vejam isso e através delas nosso Deus recebe glórias pela sua ação, ou seja, quando você ajuda em algum ministério, ou quando é bom para alguém, essa pessoa reconhece a bondade de Deus em você e glorifica a Deus por isso, ou seja, retorna para Deus o mérito pela sua atitude. Não deseje que a gloria pela sua atitude seja dada a você mesmo. Em Mateus 6:2 Jesus explica que quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não deve ficar contando o que fez, como os hipócritas fazem. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Jesus continua explicando que essa glória que recebem ao serem elogiados já é a sua recompensa. Então? Você quer apenas isso como recompensa? Eu não!!! Então que sua mão esquerda não saiba o que a sua direita fez, assim, sua recompensa virá do céu. (Mateus 6:3-4 RA)

Mas quando você recebe uma benção de Deus, não deixe em segredo, seja rápido em reconhecer e glorificar a Deus por isso, não faça como os nove leprosos que receberam a cura de sua doença e ficaram em silencio, faça como aquele único que voltou para dar glórias a Deus por isso, para reconhecer que foi Deus quem proporcionou aquele milagre, e não outra pessoa santa que já morreu ou a algum objeto morto.

E, quando um deles, que era samaritano, viu que estava curado, voltou louvando a Deus em voz alta. Lucas 17:15 (NTLH)

Veja algumas passagens bíblicas de pessoas e grupos de pessoas que não demoraram a reconhecer o poder de Deus em sua vida:

Mateus 9:8; Mateus 15:31; Lucas 5:25; Lucas 5:26; Lucas 17:15; Lucas 2:20 

A passagem abaixo reforça a ideia de que através de suas boas atitudes Deus revela sua natureza gloriosa na sua vida:

“E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.” (João 15:8 NTLH)

Agora, atenção na passagem abaixo:

“Eu te glorifiquei na terra, cumprindo a obra que me tens dado para fazer;” (João 17:4 TB)

Jesus glorificou Deus na terra pois cumpriu a obra que Deus o tinha encarregado. Nós também recebemos uma missão, a de ir e pregar o evangelho (Marcos 16:15). Não tenha medo ou vergonha de falar de Jesus para as pessoas, essa é a nossa missão, fale da graça ao seu próximo, mostre o Deus bom e pai que existe na escritura, aquele que amou o mundo tão grandemente que entregou seu filho amado para que todo aquele que nele crer, não morra, mas tenha a vida ETERNA (João 3:16)

Seja agradecido a Deus por tudo o que acontece em sua vida, por tudo mesmo, até as que causam desconforto, dor. Reconheça Deus no comando de sua vida, não faça como aqueles que conhecem a Deus mas enchem-se de soberba e de conhecimento vão:

Porquanto, conhecendo a Deus, não o glorificaram como a Deus, nem deram graças, antes se enfatuaram nas suas especulações, e ficou em trevas o seu coração insensato. Romanos 1:21 (TB) 

Nosso corpo também é um instrumento que poderemos usar para glorificar a Deus. O nosso corpo é templo do Espírito Santo, logo, devemos honrar a Deus com ele:

Pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele. (1 Coríntios 6:20 (NTLH))

“Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31 NTLH)

[...]No passado vocês se entregaram inteiramente como escravos da imoralidade e da maldade para servir o mal. Entreguem-se agora inteiramente como escravos daquilo que é direito para viver uma vida dedicada a Deus. (Romanos 6:19 (NTLH))

Romanos 12:1 (RA) ¶ Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Uma consideração ao verso acima: o que você entende como culto racional? Bem, racional quer dizer que concorda com a razão, que segue a razão, que é razoável, lógico, será que em uma reunião onde há barulhos, gritos, rodopios, correria e outras séries de confusão, Deus estará sendo honrado ou glorificado? Reflita sobre isso.

Outra forma de glorificar a Deus e essencial é pedir tudo em nome de seu filho Jesus Cristo:

“E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.” (João 14:13 RA)

Quando Jesus faz algo em sua vida através de seu pedido ou através de seu socorro, Deus estará sendo glorificado. É muito importante reconhecer a importância e o papel fundamental que Cristo tem em nossas vidas, a palavra de Deus deixa claro que quem não honra o filho, não honra o pai que o enviou (João 5:21-23).

Apenas podemos dar glórias a Deus e honrá-lo quando temos Jesus Cristo como nosso intercessor, se você ainda não fez Jesus Cristo como senhor e salvador de sua vida, faça essa oração:

Senhor Jesus, eu me arrependo de meus pecados, venha até meu coração, e eu o farei meu senhor e salvador.

Essa simples oração feita com sinceridade, seguida pela confissão de que Jesus é seu único e suficiente salvador, fará você ser salvo:

“Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9 RA)

Não procure complicar sua salvação, não ache que você está ainda em processo de salvação, ela é simples, pura, não existe ‘agregados’, não há necessidade de criar hábitos ou doutrinas para ajudar Jesus, você acha que o sacrifício de Cristo na cruz ainda não seja suficiente? Que precisa praticar ou fazer parte de alguma denominação religiosa para conseguir a salvação? Não desonre a Deus negando Jesus como único e suficiente salvador, Ele se entregou por nós naquela cruz, e morreu para perdoar todos os nossos pecados, aceite-o em sua vida agora mesmo, procure uma boa igreja baseada na bíblia, coloque Deus em primeiro lugar, e você verá a glória de Deus em sua vida.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário