sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

MATEUS 8 (23-34)



Assunto principal:
·        Até os ventos e o mar lhe obedecem (23-27)
·        Os demônios e a manada de porcos (28-34)
  
“ De repente, uma grande tempestade agitou o lago, de tal maneira que as ondas começaram a cobrir o barco. E Jesus estava dormindo. ” (Mateus 8:24 NTLH)

Imagine uma tempestade onde as ondas chegam a cobrir o barco. É uma situação difícil, perigosa, que requer muitos cuidados, atenção e muita habilidade de quem está no barco para deixa-lo sempre na direção das ondas. Parecia uma situação onde ter medo seria o normal. Isso na natureza humana, pois para Jesus parecia tudo bem, quem consegue dormir numa situação dessa? Somente quem não teme mal algum.


“—Por que é que vocês são assim tão medrosos? —Respondeu Jesus. —Como é pequena a fé que vocês têm! ... (Mateus 8:26 NTLH)

Os discípulos finalmente param de tentar controlar a situação e foram acordá-lo e pedir socorro. Jesus os chama de medrosos, homens de pouca fé. Isso nos leva a entender que fé e medo são oposto, um é contrário ao outro. Se tivermos fé, não temeremos mal algum, mas quando nossa fé é pequena, abrimos “vagas” para o medo em nossa mente.

Poderemos ter medo de perder o emprego, medo de ficar doente, medo de que nossos filhos encontrem o caminho errado, medo de fracassar no casamento, enfim. O medo só aparece quando não temos fé, quando não confiamos em Deus, quando esquecemos que Ele está no controle de tudo.

Imagine que você vai assistir a um jogo gravado de seu time preferido, e já sabe do resultado final, já sabe que vai vencer, apenas não sabe como foi o jogo. Então, seu time sofre um gol, mas você não liga, pois sabe que a vitória é certa. De repente sofre outro gol, e ao invés de ficar com medo, você fica empolgado. Seu time sofre mais outro gol e tem um de seus jogadores expulso, parece tudo perdido, que vai dar tudo errado, mas o medo está longe de alcança-lo, você fica ainda mais empolgado apenas para ver de que maneira maravilhosa e inacreditável o seu time irá ganhar o jogo.

Acredite, nossa vida com Cristo também será assim, sempre teremos um final feliz com Ele, a vitória é inevitável:

“E graças a Deus, QUE SEMPRE NOS FAZ TRIUNFAR EM CRISTO, e por meio de nós manifesta em todo o lugar o cheiro do seu conhecimento.” (2 Coríntios 2:14 DO)

Use sua fé para crer nisso, independentemente de qual seja a circunstância, Deus está esperando você pedir a Sua ajuda, mas não vá até ele como os discípulos foram, com medo, mas vá com ousadia, peça crendo que já recebeu.

“—Por que é que vocês são assim tão medrosos? —Respondeu Jesus. —Como é pequena a fé que vocês têm! Ele se levantou, FALOU DURO COM O VENTO E COM AS ONDAS, e tudo ficou calmo. ” (Mateus 8:26 NTLH)

Aqui está a outra chave dessa passagem: “falou duro com o vento e com as ondas”. Os ventos e as ondas representam nossos problemas cotidianos e também aqueles problemas que consideramos “maiores” (perceba que eu disse “nós consideramos maiores”, pois para Deus é indiferente, Ele já tem a solução para problemas que ainda nem tivemos). Nossa atitude deve ser essa, falar com O problema, e não DO problema.

É comum falarmos ás pessoas sobre o problema que temos: o quão difícil está a conseguir um emprego; ou sobre a saúde que não está perfeita ou como meu marido ou minha esposa é difícil..., mas isso não resolve o problema, pelo contrário, apenas engrandecemos ainda mais, é como se estivéssemos fazendo uma propaganda dele, quando contamos a todos os nossos problemas, estamos apenas o promovendo. Mas perceba como Jesus lida com os problemas, Ele os repreende diretamente, foi assim também com a figueira (Mateus 21:19).

Jesus fala em Mateus 17:20 (NTLH):  ... se vocês tivessem fé, mesmo que fosse do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte: “Saia daqui e vá para lá”, e ele iria. E vocês teriam poder para fazer qualquer coisa!

NOTEM: “se vocês tivessem fé, mesmo que fosse do tamanho de uma semente de mostarda”. A semente de mostarda é muito pequena, e mesmo se tivermos pouca fé, bem pequena, ainda assim seria possível mover uma montanha, mas veja que também é necessário falar com a montanha, essa é a chave. A montanha também representa nossos problemas, temos que falar diretamente com ela: montanha do medo, você não é forte para mim, o meu Deus é muito poderoso; montanha do desemprego, não quero mais você aqui, afaste-se de mim; montanha da doença, você não pode habitar em mim, Deus me deu saúde, saia de meu corpo, aqui não é seu lugar.

Pare de falar do problema como se ele fosse seu, quando alguém o perguntar como vai, diga: estou sempre bem, graças a Deus. Pode até parecer que não esteja tudo bem, mas se você realmente acredita que Deus tem o controle de sua vida, declare isso, pois Deus não é atrapalhado, o que as vezes consideramos um problema em nossa vida, nada mais é do que algo para nos servir de escada, para nos elevar a outro nível de nossa vida.

“Então todos ficaram admirados e disseram: —Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!” (Mateus 8:27 NTLH)

“Ele, o primeiro Filho, é a revelação visível do Deus invisível; ele é superior a todas as coisas criadas. Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades. Por meio dele e para ele, Deus criou todo o Universo. ” (Colossenses 1:15-16 NTLH)

A passagem fala que Ele deu ordem ao vento e também as ondas, ou seja, Ele não parou o vento e depois as ondas pararam lentamente de se agitarem. Ele já tomou o controle de toda a situação. É por isso que seus discípulos ficaram admirados, e com razão, como é possível dar ordem aos ventos e também as ondas? Como é possível multiplicar alimentos, transformar água em vinho ou andar sobre as águas?

Tudo foi criado por meio dele e para Ele. Jesus sabia como tudo funcionava. Não sabemos e nem precisamos saber, basta crermos que isso é possível, e nada nos impedirá de receber de Deus um milagre, um sonho que na nossa dimensão seria impossível de acontecer. Lembre-se, Jesus pode dominar os ventos e até as ondas, o que seria difícil para Ele?

3 comentários: