terça-feira, 4 de dezembro de 2018

MATEUS 8 (14-16)



·        A cura da sogra de Pedro (14-15)
·        O Poder da Palavra (16)

“Jesus foi à casa de Pedro e viu a sogra dele de cama, com febre.” (Mateus 8:14 NTLH)

Existe a tradição na igreja católica de que os papas não podem casar, assim como os padres. Vemos nessa passagem que essa tradição está
equivocada, os ministros do Evangelho podem legalmente casar; Pedro, apóstolo, e de quem eles derivam sua sucessão de bispos, era um homem casado, tinha uma esposa, a mãe de sua esposa é expressamente mencionada, sob uma febre violenta, e quem Cristo curou.

A igreja católica se baseia na passagem que Paulo diz:

“Aos solteiros e às viúvas eu digo que seria melhor para eles ficarem sem casar, como eu.” (1 Coríntios 7:8 NTLH)

Mas erroneamente param por aí, veja o que diz o versículo seguinte:

“Mas, se vocês não podem dominar o desejo sexual, então casem, pois é melhor casar do que ficar queimando de desejo.” (1 Coríntios 7:9 NTLH)

“Porém, se você casar, não estará cometendo pecado. E, se uma moça solteira casar, também não estará cometendo pecado. Mas eu gostaria de poupar vocês dos problemas de cada dia que terão na vida de casados.” (1 Coríntios 7:28 NTLH)

Paulo tinha um bom motivo para nos advertir sobre o casamento, mas qual o verdadeiro motivo dos papas não aceitarem o casamento?

A princípio, padres não se casavam por opção, para dedicar 100% do tempo e das energias à oração e à pregação. Na Idade Média (do século 5 ao 15), a Igreja Católica alcançou o auge do seu poder, acumulando muitas riquezas, principalmente em terras. Para não correr o risco de perder bens para os herdeiros dos membros do clero, o melhor mesmo era impedir que esses herdeiros existissem. (ArturLouback Lopes)

A muita polêmica em relação a isso, os defensores do celibato dizem que não há provas que sustentem essa afirmação, e nem deveria, pois esse não seria um bom motivo para a abstinência do casamento, enquanto que a bíblia diz:

“O Espírito de Deus diz claramente que, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé. Eles darão atenção a espíritos enganadores e a ensinamentos que vêm de demônios.  Esses ensinamentos são espalhados por pessoas hipócritas e mentirosas, pessoas cuja consciência está morta [...]. Essas pessoas ensinam que é errado casar e que é errado comer certos alimentos. Mas Deus criou esses alimentos para que aqueles que creem e conhecem a verdade os comam depois de terem feito uma oração de agradecimento.  Tudo o que Deus criou é bom, e, portanto, nada deve ser rejeitado. Que tudo seja recebido com uma oração de agradecimento” (1 Timóteo 4:1-4 NTLH)

O Poder da Palavra

Com a palavra Jesus expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes (16)

A palavra tem muito poder, foi com a palavra que Deus praticamente criou todo o universo:

 “E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas.” (Gênesis 1:6 RA)

 Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez.” (Gênesis 1:9 RA)

 “E disse: Produza a terra relva, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez.” (Gênesis 1:11 RA)

 Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.” (Gênesis 1:14 RA)

Foi também com a palavra que Jesus expulsava os espíritos malignos e curava os doentes (Mt 8:16), foi com a palavra que Ele dominava os ventos (Mt 8:26), foi com a palavra que ele secou a figueira (Mt 21:19), enfim, existem muitas outras referências provando o poder da palavra.

O pai de João Batista, Zacarias, não acreditou nas palavras do anjo Gabriel:

“Você não está acreditando no que eu disse, mas isso acontecerá no tempo certo. E, porque você não acreditou, você ficará mudo e não poderá falar até o dia em que o seu filho nascer.” (Lucas 1:20 NTLH).

Deus sabia que Zacarias iria se tirar da promessa com suas próprias palavras, e por isso o fez mudo.

Deus deu ordem a Josué para rodear a cidade por seis dias e no sétimo dia dariam um grande grito e assim a muralha cairia. (Josué 6:1-20)

“Porém ao povo ordenara Josué, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca, até ao dia em que eu vos diga: gritai! Então, gritareis.” (Josué 6:10 RA)

Josué também sabia que o povo se tiraria da promessa de Deus com suas próprias palavras, então os ordenou a não dizer nada, pois sabia que murmurariam dizendo: isso não vai dar certo: para que caminharmos tanto: estamos cansados... era melhor que o povo ficasse quieto do que declarar algo negativo sobre o grande evento.

Acredita que a palavra tem poder? Então, que tipo de música estamos ouvindo? Aquelas que dizem que somos solitários, que nosso parceiro nos abandonou, assim como nosso cachorro, cavalo...A música tem muito poder, a porta por onde entra o alimento espiritual é nossos olhos e ouvidos, devemos parar de nos alimentar de qualquer tipo de lixo, só tolos se alimentam de lixo. Até mesmo algumas músicas que se denominam cristã, que alguns a chamam de louvor, nos deixam tristes, já prestou atenção na letra? Algumas músicas de louvor começam com a pessoa sofrendo, perdida no mundo, pedindo para que Jesus volte e termina do jeito que começou: sofrendo, triste e sem nenhuma esperança.

O que estamos declarando para as nossas vidas? Estamos declarando vitória ou derrota? O que dizemos antes mesmo de começar algum projeto? Que não vai dá certo?

Se você está doente, não diga que a doença é sua: a minha gripe está me deixando mal, ou: a minha diabetes; o meu câncer, etc. ESSA DOENÇA NÃO É SUA, não diga isso, Deus nos deu um corpo saudável, não deixe que nenhum parasita grude em você, declare saúde em sua vida: essa gripe está indo embora, essa diabetes não irá tirar o melhor de mim ou esse câncer não irá parar o propósito de Deus em minha vida. Tenha fé, acredite:

“5 Os apóstolos pediram ao Senhor: —Aumente a nossa fé. 6 E ele respondeu: —Se a fé que vocês têm fosse do tamanho de uma semente de mostarda, vocês poderiam dizer a esta figueira brava: “Arranque-se pelas raízes e vá se plantar no mar!” E ela obedeceria.” (Lucas 17:5-6 NTLH).

Jesus deixa bem claro que mesmo com uma pequena fé seria possível mover montanhas (Mt 17:20), mas notem que é necessário falar com a montanha, o próprio Cristo falou com uma figueira. Essas montanhas representam um problema, um obstáculo em nossa vida, declare palavras positivas, de fé contra essa montanha, não uma vez ou duas, mas torne isso um hábito e verás o favor de Deus em sua vida.

Deus, assim como um bom Pai terreno, não gosta de ver seus filhos sofrendo, você como pai gostaria de ver seu filho murmurando, reclamando, se sentindo fraco, impotente e derrotado?

Imagine você querendo ensinar seu filho a andar de bicicleta: vamos lá, você vai conseguir. Seu Filho diz: não pai, é muito difícil, tenho medo. Você como pai tentará convencê-lo de que é possível, tentará convencê-lo de que estará por perto para segurá-lo caso perca o equilíbrio, tentará várias vezes para ver a alegria de seu filho a conseguir andar de bicicleta. Mas você como pai também cansará, talvez até poderá desistir se depois de tanto insistir, de tanto dar força e de tanto tentar convence-lo, ele ainda insistir que não conseguirá, que tem medo e que não quer arriscar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário