segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

MATEUS 7 (24-27)



Qual é o assunto principal?
·        Construir a sua casa na rocha (v. 24-27)
·        Jesus ensinava com autoridade (v. 28-29)

Construir a sua casa na rocha (v. 24-27)

“—Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. ” (Mateus 7:24 NTLH)

Jesus compara nossos problemas com
tempestade, se nossa casa for construída em cima da areia, ou seja, em cima do orgulho humano, em cima da confiança no homem ou no dinheiro, no momento em que a tempestade vier, destruirá a casa, mas se nosso fundamento for feito em cima da rocha, ou seja, na fé em Jesus Cristo, nossa estrutura não será abalada.

Temos que pôr em prática os ensinamentos de Cristo, não basta orar, ir à missa ou ao culto todo fim de semana ou ler a Bíblia diariamente, se não viver de acordo com o que Cristo nos ensinou, seremos como uma casa construída em cima da areia (v.16).

“Vocês são como um edifício e estão construídos sobre o alicerce que os apóstolos e os profetas colocaram. E a pedra fundamental (angular) desse edifício é o próprio Cristo Jesus.” (Efésios 2:20 NTLH)

A fundação de uma obra é a parte mais importante da construção, é onde o alicerce ou toda a estrutura se apoiará. Nas construções antigas, a pedra angular era a pedra de esquina que servia para alinhar toda a construção. A escolha de uma boa pedra facilitaria a construção conforme a planta. Uma pedra fora de esquadria resultaria numa construção errada. Não é à toa que Cristo deva ser a nossa pedra angular (Lucas 20:17; Atos 4:11; Efésios 2:20;1 Pedro 2:6 NTLH), sem ele teremos uma vida sem fundação, poderá até se manter em pé, mas a vida será sem direção, sem propósito, totalmente torta.

“Usando o dom que Deus me deu, eu faço o trabalho de um construtor competente. Ponho o alicerce, e outro constrói em cima dele; porém cada um deve construir com cuidado.  Porque Deus já pôs Jesus Cristo como o único alicerce, e nenhum outro alicerce pode ser colocado. ” (1 Coríntios 3:10-11 NTLH)

Cuidado com outros alicerces, a base ou o fundamento é somente Jesus Cristo, não tem lugar para Maomé, Buda, Papa, Maria e tantos outros seres humanos, muito menos por objetos ou imagens criadas por homens sem juízo.

Jesus ensinava com autoridade (v. 28-29)

Concluindo Jesus estes sermões, sobre a verdadeira felicidade, o verdadeiro sentido e o significado de vários mandamentos da lei, sobre a esmola, oração, jejum, o aperto e estreito caminho para a vida eterna, a grandeza e largura do caminho para a destruição, falsos profetas, e da prática da palavra, a multidão se admirou de sua doutrina, pois era algo novo, enquanto que os ensinos dos escribas eram baseados em rituais da lei, nas tradições dos anciãos, ou lavagem das mãos e dos copos. Com certeza, Jesus ensinava de maneira muito diferente da dos escribas.

“Todos começaram a elogiar Jesus, admirados com a sua maneira agradável e simpática de falar, e diziam: —Ele não é o filho de José? ” (Lucas 4:22 NTLH)

Apesar de Jesus demonstrar autoridade na sua maneira de falar, Ele também demonstrava carisma, simpatia e amor, não é à toa que multidões paravam para o ouvir.

Jesus ensinava com maravilhosa clareza e majestade, em que também ele diferenciava dos escribas, que ensinava de maneira fria e sem vida, sem qualquer espírito e poder. Principalmente ao método que ele usou na pregação, que foi entregando verdades de si mesmo em seu próprio nome, e por sua própria autoridade, muitas vezes usando essas palavras: "mas eu vos digo". Ele falou como um legislador, como quem tem autoridade do céu, e não como os escribas, que costumavam dizer: "nossos rabinos", ou "nossos sábios dizem", que quase nunca se arriscariam a dizer qualquer coisa de si mesmos, mas nosso Senhor falou ousadamente, de si mesmo, em seu próprio nome, falou como tendo recebido poder e autoridade de seu Pai.

2 comentários: