segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

MATEUS 7 (1-23)


Qual é o assunto principal?

·        Não julgue para não ser julgado (v. 1-5)
·        Não deis aos cães o que é santo (v. 6)
·        Peçam e vocês receberão (v.7-11)
·        Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês (v.12)
·        Entre pela porta estreita (v. 13-14)
·        Cuidado com os falsos profetas (v. 15-23)
                                     
No capítulo 1:21 de Mateus, compreendemos que a salvação por Jesus virá apenas
ao povo de José, que é Israel. No capítulo 2:6, Mateus cita a profecia do livro de Miqueias que se cumpriu com o nascimento de Jesus, notem que ali está escrito que Jesus será o Líder, e como Pastor, conduzirá Israel. Mateus, o autor dessa carta, não compreendia o plano da salvação, ele achava que Jesus viria apenas para o seu povo, então, a não ser que você seja Israelita, tome cuidado, a mensagem da graça não foi revelada a Mateus, Jesus ainda nem havia ressuscitado, então devemos tomar cuidado com algumas interpretações.

Não julgue para não ser julgado (v. 1-5)

Será que Cristo quis dizer que o nosso julgamento nos céus depende de como julgaremos as pessoas aqui na terra?
Esta ordem foi sim dita por Jesus, mas foi dita aos seus discípulos (Mt 5:1-2), que representam o povo de Israel. Jesus ainda não havia cumprido sua obra, o seu sacrifício na cruz ainda não foi realizado. Eles, o povo de Israel, viviam sob a aliança antiga, para a sua salvação era necessário o cumprimento da lei. Só Deus poderia julga-los, pois todos estavam debaixo de uma mesma ordem e cometendo os mesmos pecados, não fazia sentido por exemplo, uma pessoa julgar e condenar a outra por ela ser mentirosa, enquanto ela mesma cometia o mesmo pecado (Mt 7:3-5).

“Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados” (Lucas 6:37 RA).

Isso é para Israel, nós, os que acreditamos em Jesus Cristo, não seremos condenados (Romanos 8:1 RA), já estamos justificados;
“—Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus.” (João 3:18 NTLH)

É claro que esse princípio que Jesus ensina poderá ser adotado por nós como modelo de vida, pois:

“Deus é o único que faz as leis e o único juiz. Só ele pode salvar ou destruir. Quem você pensa que é, para julgar os outros?” (Tiago 4:12 NTLH).

“Meu amigo, não importa quem você seja, você não tem desculpa quando julga os outros. Pois, quando você os julga, mas faz as mesmas coisas que eles fazem, você está condenando a você mesmo.” (Romanos 2:1 NTLH)

Vejamos o que Paulo, aquele que trouxe a mensagem da graça (Efésios 3:8; Mateus 6:33), diz a respeito de nós, os salvos mediante o sacrifício de Cristo:

“10 Eu não quis dizer que neste mundo vocês devem ficar separados dos pagãos que são imorais, avarentos, ladrões ou que adoram ídolos. Pois, para evitar essas pessoas, vocês teriam de sair deste mundo. 11 O que eu digo é que vocês não devem ter nada a ver com ninguém que se diz irmão na fé, mas é imoral, ou avarento, ou adora ídolos, ou é bêbado, ou difamador, ou ladrão. Com gente assim vocês não devem nem comer uma refeição. 12-13 Afinal de contas eu não tenho o direito de julgar os que não são cristãos. Deus os julgará. Mas será que vocês não devem julgar os seus irmãos na fé? Como dizem as Escrituras Sagradas: “Expulsem do meio de vocês esse homem imoral. ”  6:1 ¶ 2 Será que vocês não sabem que o povo de Deus julgará o mundo? Então, se vocês vão julgar o mundo, será que não são capazes de julgar essas coisas pequenas? 3 Por acaso vocês não sabem que nós julgaremos até mesmo os anjos? Muito mais, então, devemos julgar as coisas desta vida! (1 Coríntios 5:10-6:3 NTLH)

Se as pessoas do mundo são mentirosas, trapaceiras, infiéis, caluniadoras, assassinas, ladras, bêbadas, avarentas, etc. não as julgue, Deus as julgará, nosso dever é mostrar a elas a luz de Jesus, mas, se conhecemos alguma pessoa que se diz irmão em Cristo que é assim, não devemos ser omissos, devemos ajudar essa pessoa a se corrigir. Mas façamos isso com humildade (Gálatas 6:1 NTLH), e não com severidade, para não sermos tentados também, façamos com amor, para trazer essa pessoa a santidade. O objetivo não é de julgar a pessoa, e sim de mostrar a pessoa o erro cometido e ensina-la a não voltar a pecar, mas com que autoridade possamos fazer isso se falhamos na mesma área que a pessoa falhou?

“...Como é que você pode dizer ao seu irmão: “Me deixe tirar esse cisco do seu olho”, quando você está com uma trave no seu próprio olho?  Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão.” (Mateus 7:3-5 NTLH)

Para nós, os salvos mediante a graça, ao invés de julgar alguém, devemos evitar que alguém nos julgue. Se você gosta de beber vinho ou de cerveja, tudo bem, não há problemas em consumir, mas não de oportunidade para o pecado, não vá à um bar onde há beberrões e adúlteros beber uma cerveja, alguém poderá ver, essa pessoa o julgará e cairá em pecado.

“Por isso paremos de criticar uns aos outros. Pelo contrário, cada um de vocês resolva não fazer nada que leve o seu irmão a tropeçar ou cair em pecado (Romanos 14:13 NTLH)”.

Conheço uma pregação ótima do pastor Joel Osteen, sobre carregar a água e não o fogo, ela diz como devemos nos comportar quando descobrimos ou vemos nosso irmão pecando, ensina a “jogar água” na notícia, devemos proteger nosso irmão, e não jogar “gasolina” e sair por aí dizendo a todos o quão errado foi aquilo. Nós vivemos em uma sociedade que está cheia de fofocas e rumores. Todos os dias existem oportunidades para falarmos sobre os outros. Mas, por mais inocente que possa parecer uma fofoca, isso realmente pode nos afastar do melhor de Deus. Nesta mensagem, Joel nos ensina o poder da misericórdia e da importância de manter o silêncio. Provérbios diz: “Você ouviu algo ruim sobre o seu vizinho? Então, deixe-o morrer dentro de você. ” Quando nós protegermos uma reputação, estamos plantando sementes para o nosso tempo de necessidade. Misericórdia ajusta o tom para bênçãos em sua vida.

Não deis aos cães o que é santo (v. 6)

Estes provérbios ajudam a compreender a passagem acima:

“Se você repreender uma pessoa vaidosa, a única coisa que vai conseguir é ser insultado. Se tentar corrigir um homem mau, o que vai conseguir é ser humilhado.  Nunca repreenda uma pessoa vaidosa; ela o odiará por isso. Mas, se você corrigir uma pessoa sábia, ela o respeitará. ” (Provérbios 9:7-8 NTLH)

“Não perca tempo falando com um tolo, porque ele desprezará a sua conversa inteligente.” (Provérbios 23:9 NTLH)

Peçam e vocês receberão (v.7-11)

Deus é nosso Pai (Mt 7:11), o melhor entendimento que podemos ter de Deus é esse. Deus não é um comandante tirano, Ele não é um chefe inflexível, Ele não é alguém que está segurando um bastão pronto a nos agredir quando fizermos algo de errado. Ele é nosso Pai, e melhor que isso, Ele nos ama de verdade, só quer o nosso bem. Imagine você como pai dando ordem a seu filho para não subir na árvore, seu filho obedece enquanto está por perto, mas você entra em casa e seu filho o desobedece, sobe na árvore, desequilibra, fica pendurado pelas mãos e não consegue descer. Seu filho grita pedindo socorro, você vem até ele e diz: espere aí meu filho, vou ver se você obedeceu sua mãe, se ajudou sua irmã, se foi um menino bom na escola. Não, você vai correndo ajuda-lo.

Assim é Deus, Ele tem o prazer de estar presente em nossas vidas, mas Ele é cavalheiro, não irá se intrometer na sua vida sem a sua permissão. Nenhum erro seu é forte o suficiente para o manter longe da misericórdia de Deus, Jesus já pagou o preço lá na cruz, então se arrependa e peça para que Deus dirija a sua vida, entregue o seu coração a Ele, “ Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate. ” (Mateus 7:8 NTLH).

Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês (v.12)

Entendemos que para conseguir algo de homens temos que fazer o mesmo para eles. Se desejamos ser respeitados, devemos respeita-los, se desejamos ser agradecidos, devemos agradece-los. No reino celestial é o mesmo princípio, se pedirmos a Deus a cura de uma enfermidade, devemos visitar alguém com mesmo problema e dar a ele esperança. Se oramos para Deus nos dá um bom emprego, devemos ajudar alguém a conseguir um bom emprego. Isso vai contra a natureza humana, pois se precisamos de um emprego, pediremos a nós, e não a outra pessoa. Deus sabe do que precisamos, e quando Ele vê você pedindo ou trabalhando a favor da benção para alguém, enquanto aquilo deveria ser seu, a mais poderosa força do universo entra em ação.

Entre pela porta estreita (v. 13-14)

O sentido de entrar pela porta estreita nos dá o entendimento de que significa fazer o certo, praticar o bem. A porta estreita não significa fazer a vontade da carne (Efésios 2:3 NTLH):

“—Entrem pela porta estreita porque a porta larga e o caminho fácil levam para o inferno, e há muitas pessoas que andam por esse caminho.” (Mateus 7:13 NTLH).

É muito mais fácil aceitar o convite de um amigo na sexta-feira à noite para ir num churrasco do que ir ao Estudo Bíblico. É mais fácil aceitar a corrupção do que ser íntegro e arriscar perder seu emprego. Ter a mente de Cristo é fácil, o difícil é por em prática o que Ele nos ensina.

Deus nos mostra o caminho correto e nos promete paz nesse caminho (Jeremias 6:16 NTLH). Antes, a salvação era mediante a lei, Deus orientava as pessoas a não praticar o mal, assim como um alarme (Isaías 30:21 NTLH), Ele mostrava o caminho correto a ser seguido.

Hoje, ainda temos esse alarme, sabemos quando estamos fazendo algo errado, ou depois do erro, lembramos de algo que nos havia advertido. Deus nos dá todo dia uma nova chance para nos corrigirmos e não voltarmos mais a errar, mas hoje o caminho correto não é a prática do bem, sim, isso é importante, mas hoje há um só caminho a ser seguido, esse caminho é Jesus:

Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.” (João 14:6 NTLH).

O caminho é Jesus, e a porta, que antes era a obediência da lei, ou a prática do bem, agora também é o próprio Jesus:

“Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida. ” (João 10:9 NTLH)

Jesus é o único caminho que leva até Deus. Podem até pensar que existam outros caminhos, podem até interceder por Maria para rogar por nós, ou por outra pessoa santa que já morreu, mas acredite, esse caminho não tem nenhuma ligação com Deus.

Só através de Jesus é que podemos chegar até Deus, e somente com Ele chegaremos, sem Cristo, é impossível chegar até Deus (João 3:18).

Nossa salvação não está ligada a obras (Romanos 9:32 NTLH):

“Essa escolha se baseia na graça de Deus e não no que eles fizeram. Porque, se a escolha de Deus se baseasse no que as pessoas fazem, então a sua graça não seria a verdadeira graça.” (Romanos 11:5-6 NTLH)

Muitas igrejas tem a aparência da verdadeira religião, pregam sobre salvação, profecias, milagres, mas cometem o erro de achar que serão salvos por praticarem o bem, por fazerem boas obras, por dar o dízimo, isso tudo é bom, é importante, mas não podemos tocar na glória de Deus, a salvação é somente e através de Cristo, Ele é a porta e o único caminho, por isso haverá nos últimos dias muitas pessoas dizendo:

“Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!”  Então eu direi claramente a essas pessoas: “Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!”” (Mateus 7:22-23 NTLH)

Lembre-se, só Jesus pode nos salvar, mas Deus nos promete que se evitarmos o mal, todos os nossos planos darão certo (Provérbios 4:26-27 NTLH). Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. ” (Romanos 12:2 NTLH).

Cuidado com os falsos profetas (v. 15-23)

Jesus disse:

“... todos os Profetas e a Lei profetizaram até João.” (Mateus 11:13 RA)

Todos profetizaram das coisas que aviam de acontecer, e que agora estão presentes e claramente vistos. O principal objetivo dos profetas era de anunciar a vinda do grande Salvador (Lucas 24:27; 44; Atos 13:27). Samuel e todos os profetas que vieram depois dele falaram a respeito destes dias.” (Atos 3:22-24 NTLH):

 “ Se vocês acreditassem em Moisés, acreditariam também em mim, pois ele escreveu a meu respeito.  Mas, se vocês não acreditam no que ele escreveu, como vão acreditar no que eu digo? ” (João 5:47 NTLH)

Na nova aliança; a Graça de Deus, não há mais profetas, todo o plano de Deus já está montado, desde a ressurreição dos mortos, arrebatamento e juízo final, já está tudo completo, e tudo registrado em um livro que todos conhecem, mas poucos a estudam: a Bíblia.

Deus nos enviou o Espírito Santo, todos que aceitam Jesus como Senhor e Salvador terá seu Santo Espírito, uma pessoa nunca falará nada a você sobre algo que você já não saiba. Essa pessoa poderá até reforçar algo para você, mas nada será revelador. Todos que aceitam Jesus como senhor e salvador terá o Espírito Santo de Deus, esse espírito é o mesmo de todos, porque Deus falará a outra pessoa e não a você?

“—Eu sou o Deus que está em toda parte e não num só lugar. Sou eu, o SENHOR, quem está falando. ” (Jeremias 23:23 NTLH)

Os falsos profetas de antigamente não eram diferentes dos dias atuais, eles têm dito mentiras em nome de Deus e afirmam que Lhes deu suas mensagens nos seus sonhos (Jeremias 23:25 NTLH). O profeta que teve um sonho devia contá-lo como um simples sonho (Jeremias 23:28 NTLH):

 “Também sou contra esses profetas que falam as suas próprias palavras e afirmam que elas vieram de mim.” (Jeremias 23:31 NTLH)

 “O que o SENHOR Deus diz é isto: —Ai desses profetas sem juízo e sem moral! Eles seguem a sua própria inspiração e inventam as suas próprias visões. ” (Ezequiel 13:3 NTLH)

 “ As suas visões são falsas, e o que eles anunciam é tudo mentira. Eu não os enviei, mas eles dizem: “A palavra do SENHOR é esta. ” E ainda esperam que as palavras deles se cumpram!  Eu lhes digo: “As visões que vocês veem são falsas, e o que vocês anunciam é tudo mentira. Vocês dizem que as palavras são minhas, mas eu não lhes disse nada. ”  Por isso, o SENHOR Deus diz a eles: —As suas palavras são falsas, e as suas visões são mentiras, e por isso eu estou contra vocês. ” (Ezequiel 13:6-8 NTLH)

 “ O SENHOR disse: —Agora, homem mortal, olhe para as mulheres do seu povo que inventam profecias. Fale contra elas e diga-lhes que o SENHOR Deus diz o seguinte: “Ai de vocês! Pois, a fim de terem poder sobre a vida dos outros, vocês fazem benzeduras em pulseiras para todos e preparam véus enfeitiçados para pessoas de todas as idades. A fim de tirarem vantagens, vocês querem usar o poder de vida e de morte no meio do meu povo. ” (Ezequiel 13:17-18 NTLH)

 “ —Em vez de visões vocês terão a escuridão, e em vez de revelações haverá somente trevas para vocês. A luz do dia vai desaparecer para vocês, e a escuridão da noite cairá sobre vocês. ” (Miquéias 3:6 NTLH)

Pedro afirma que antigamente apareceram falsos profetas, mas diz que hoje aparecerão falsos mestres, ele já sabia que Deus não falaria mais através de profetas, pois Deus já havia enviado o seu santo Espírito para a terra:

“ No passado apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre que os salvou. E isso fará com que caia sobre eles uma rápida destruição. ” (2 Pedro 2:1 NTLH)

“ E isso não é de admirar, pois até Satanás pode se disfarçar e ficar parecendo um anjo de luz.  Portanto, não é nada demais que os servidores dele se disfarcem, apresentando-se como pessoas que fazem o bem. Mas no fim eles receberão exatamente o que as suas ações merecem. ” (2 Coríntios 11:14-15 NTLH)

“ Essas pessoas ensinam que é errado casar e que é errado comer certos alimentos. Mas Deus criou esses alimentos para que aqueles que creem e conhecem a verdade os comam depois de terem feito uma oração de agradecimento. ” (1 Timóteo 4:3 NTLH)

“Mesmo assim, muita gente vai imitar a vida imoral deles, e por causa desses falsos mestres muitas pessoas vão falar mal do Caminho da verdade.  Em sua ambição pelo dinheiro, esses falsos mestres vão explorar vocês, contando histórias inventadas. Mas faz muito tempo que o Juiz está alerta, e o Destruidor deles está bem acordado. ” (2 Pedro 2:2-3 NTLH)

“ Porém as pessoas más e fingidas irão de mal a pior, enganando e sendo enganadas. ” (2 Timóteo 3:13 NTLH)

 “ Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados. ” (Efésios 4:14 NTLH).

“ Pelos seus frutos os conhecereis...” (Mateus 7:16 RA)

Jesus nos ensina a conhecer essas pessoas pelos frutos que estão produzindo, e que frutos as pessoas que tem o Espírito Santo de Deus deverão produzir?

 “... amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.  E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.  Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.  Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros. ” (Gálatas 5:22-26 RA).

“ —Vocês só poderão ter frutas boas se tiverem uma árvore boa. Mas, se tiverem uma árvore que não presta, vocês terão frutas que não prestam. Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é boa ou não presta. ” (Mateus 12:33 NTLH)

Apenas Jesus é a árvore boa:

“Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. ” (João 15:4 NTLH)

“A pessoa boa tira o bem do depósito de coisas boas que tem no seu coração. E a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. Pois a boca fala do que o coração está cheio. ” (Lucas 6:45 NTLH)
        
Nas cartas de 2 Pedro 2:10-18 e Judas 1:10-19, contém exemplos de frutos maus produzidos pelas pessoas. Precisamos examinar o fruto de nossas vidas, se não for aquele que Deus deseja para nós, precisamos confessar isso a Ele e pedir que nos mostre como produzir o bom fruto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário