sábado, 10 de novembro de 2018

GENEALOGIA DE JESUS CRISTO (Lucas 3:23-38)


GENEALOGIA

Aqui neste estudo será possível encontrar um resumo breve de cada personagem citado na genealogia de Jesus em Lucas. Alguns personagens não possuem referencias bíblicas, e estarão acompanhados apenas do significado de seu nome. A ordem dos personagens é a mesma que Lucas escreve, ou seja, começa com Jesus e termina com Adão.

Genealogia é uma lista de antepassados de uma pessoa ou de uma família. Os israelitas davam muito valor às genealogias, pelas quais provavam o direito que tinham a heranças (Ed 8.1; Tt 3.9).

A genealogia de Jesus registrada em Mateus começa
com Abraão e está dividida em três grupos de catorze gerações (Mt 1.1-17). Lucas vai de José até Adão (Lc 3.23-38).

A genealogia que Mateus descreve parte do pai adotivo de Jesus Cristo: José. Diferentemente da genealogia de Lucas, onde muitos estudiosos declaram que faz parte da genealogia de Maria, mãe de Jesus Cristo. É fato que Jesus é descendente de Davi nas duas genealogias, mas em Mateus, ele descende de Salomão, filho de Davi (Mt 1:6-7), e em Lucas, sua descendência parte de Natã, outro filho de Davi (Lc 3:31).

Como fonte dessa pesquisa, foi usada a Bíblia online- módulo avançado- Versão 3.0, instalada em meu computador, e o site: BIBLIOTECA ON-LINE da Torre de Vigia, onde estão publicados muitos estudos baseado na bíblia.


1.    JESUS

Deus tornado ser humano (Jo 1.14) para salvar   as pessoas (1Jo 4.14). "Jesus" quer dizer "Javé   é Salvador"; é a forma grega de "Josué” (Mt 1.21).   "Cristo" quer dizer "Ungido"; é o mesmo que o termo   hebraico MESSIAS (At 17.3; v. UNGIR).   Alguns outros títulos de Jesus: EMANUEL (Mt 1.23); FILHO DE DAVI (Lc 20.41); FILHO DE DEUS (Jo 1.34); FILHO, DO HOMEM (Mt 25.31); SENHOR (At 2.36); VERBO (Jo 1.1;   BLH, Palavra); SERVO (Fp 2.7); v. SERVO DO SENHOR; CORDEIRO de Deus (Jo 1.29); SUMO SACERDOTE (Hb 7.26-8.6); MEDIADOR (1Tm 2.5). Jesus   Cristo é a segunda pessoa da TRINDADE. Através   dele o universo foi criado e é mantido em existência (Jo 1.3; Cl 1.16-17). Ele é o ANJO do Senhor   que aparece no AT (Gn 18$). Esvaziou-se da sua   glória e se humilhou, tomando a forma de ser humano (Fp 2.6-11). O seu ministério terreno durou mais   ou menos 3 anos e meio. Jesus ensinou a verdade de   Deus por preceitos e por PARÁBOLAS. Ele fez MILAGRES, curando enfermos e endemoninhados, fazendo sempre   o bem. Foi rejeitado pela maioria do povo e pelas   autoridades, sendo submetido à morte de cruz. Foi   sepultado, mas ressuscitou ao terceiro dia. Depois   subiu ao céu, onde está para interceder pelos seus (Hb 7.25). E o salvo está unido com Cristo, que   vive nele   pelo seu Espírito (Rm 8.9-11; Gl 2.20; 4.6; Fp 1.19).   Na sua segunda vinda Jesus Cristo julgará os vivos   e os mortos (2Tm 4.1).

2.    JOSÉ [Deus Aumenta; Ele Acrescenta]

Marido de Maria, mãe de Jesus, e descendente de Davi (Mt 1.16-2.23). Era carpinteiro (Mt 13.55).’

Filho de certo Jacó; pai adotivo de Cristo Jesus, marido de Maria, e, posteriormente, pai de pelo menos quatro filhos, Tiago, José, Simão e Judas, e também de filhas. (Mt 1:16; 13:55, 56; Lu 4:22; Jo 1:45; 6:42) José era também chamado filho de Eli (Lu 3:23), sendo este evidentemente o nome de seu sogro. O justo José, sempre obediente à orientação divina, aderia de perto à Lei mosaica e se sujeitava aos decretos de César.

José, carpinteiro por profissão e habitante de Nazaré, tinha recursos financeiros bastante limitados. (Mt 13:55; Lu 2:4; compare Lu 2:24 com Le 12:8.) Era noivo da virgem Maria (Lu 1:26, 27), mas, antes de se unirem em matrimônio, ela ficou grávida por espírito santo. Não querendo fazer dela um espetáculo público, José pretendia divorciar-se dela secretamente. (Veja DIVÓRCIO.) Todavia, ao receber num sonho uma explicação dum anjo de Deus, José levou Maria para sua casa como sua esposa legítima. No entanto, refreou-se de ter relações sexuais com ela até depois do nascimento do miraculosamente gerado filho dela. — Mt 1:18-21, 24, 25.

Em obediência ao decreto de César Augusto, para que as pessoas se registrassem nas suas próprias cidades, José, como descendente do Rei Davi, viajou com Maria para Belém, da Judéia. Ali Maria deu à luz Jesus e o deitou numa manjedoura, porque não havia outras acomodações disponíveis. Naquela noite, pastores, informados por um anjo a respeito do nascimento, vieram ver o menino recém-nascido. Uns 40 dias mais tarde, conforme exigido pela Lei mosaica, José e Maria apresentaram Jesus no templo, em Jerusalém, junto com uma oferta. Tanto José como Maria ficaram admirados ao ouvirem as palavras proféticas do idoso Simeão sobre as grandes coisas que Jesus faria. — Lu 2:1-33; compare isso com Le 12:2-4, 6-8.

Parece que algum tempo depois disso, enquanto moravam numa casa em Belém, Maria e seu filhinho foram visitados por alguns astrólogos orientais. (Embora Lucas 2:39 talvez pareça indicar que José e Maria voltaram a Nazaré logo depois de apresentarem Jesus no templo, deve ser lembrado que este texto faz parte dum relato muito condensado.) A intervenção divina impediu que a visita deles resultasse na morte de Jesus. Advertido em sonho que Herodes procurava a criancinha para destruí-la, José acatou as instruções divinas de fugir com a família para o Egito. — Mt 2:1-15.

Após o falecimento de Herodes, o anjo de Deus apareceu novamente num sonho a José, dizendo: “Levanta-te, toma a criancinha e sua mãe, e vai para a terra de Israel.” No entanto, ao saber que o filho de Herodes, Arquelau, governava em lugar de seu pai, temeu voltar para a Judéia, e, “recebendo em sonho um aviso divino, retirou-se para o território da Galiléia e foi morar numa cidade chamada Nazaré”. — Mt 2:19-23.

Todo ano, José levava toda a família para assistir à celebração da Páscoa em Jerusalém. Em certa ocasião, ao retornarem a Nazaré, depois de terem coberto a distância de um dia de viagem de Jerusalém, José e Maria deram pela falta de Jesus, que tinha 12 anos de idade. Procuraram por ele diligentemente e por fim o encontraram no templo em Jerusalém, escutando os instrutores ali e interrogando-os. — Lu 2:41-50.

O registro bíblico não diz nada sobre quanto treinamento José deu a Jesus. Sem dúvida, porém, ele contribuiu para Jesus progredir em sabedoria. (Lu 2:51, 52) José ensinou-lhe também a carpintaria, porque Jesus era conhecido como “o filho do carpinteiro” (Mt 13:55), e como “o carpinteiro”. — Mr 6:3.

As Escrituras não mencionam especificamente a morte de José. Mas, parece que ele não sobreviveu a Jesus. Se tivesse vivido além da época da Páscoa de 33 DC, é pouco provável que Jesus, pregado na cruz, tivesse confiado Maria aos cuidados do apóstolo João. — Jo 19:26, 27.

3.    Eli [Elevado (Exaltado)”].

Evidentemente o pai de Maria e avô materno de Jesus Cristo. (Lu 3:23) Compreende-se que ser José chamado de “filho de Eli” significa que era genro de Eli. Embora Lucas não aliste Maria, mãe de Jesus, ele evidentemente traça a descendência natural dela de Davi. — Lu 3:31

4.    MATATE [Presente de Deus]

Antepassado mais próximo de Jesus através de Maria. Eli, o pai dela, é chamado de “filho” deste Matate, que provavelmente era o avô de Maria. — Lu 3:23, 24.

5.    LEVI [Ligado]

“Filho de Melqui”, que é a segunda pessoa antes de Eli (pai de Maria) na genealogia de Jesus em Lucas. — Lu 3:23, 24.

6.    MELQUI [meu rei, meu conselheiro]

“Filho” (ou descendente) de Janai e pai (ou antepassado) de Levi. — Lu 3:23, 24.

7.    JANAI [florescente]

Antepassado de Maria, mãe de Jesus; a quinta geração antes dela. — Lu 3:24.

8.    JOSÉ [Deus Aumenta; Ele Acrescenta]

“Filho de Matatias” e antepassado de Jesus Cristo do lado materno. (Lu 3:24, 25) José viveu anos depois do exílio babilônico.

9.    MATATIAS [presente do Senhor]

Homem da tribo de Judá, chamado de “filho de Amós” na genealogia materna de Jesus. — Lu 3:23, 25.

10. AMÓS [carga]

Um dos antepassados de Jesus, a oitava geração antes de Maria. — Lu 3:25.

11. NAUM [consolação]

Antepassado pós-exílico de Jesus Cristo na linhagem da sua mãe terrestre, Maria. — Lu 3:25.

12. ESLI [guardado por Deus]

Antepassado pós-exílico de Cristo; filho de Nagai e pai de Naum. — Lu 3:25.

13. NAGAI [iluminado]

Antepassado de Jesus Cristo, alistado na sua genealogia conforme apresentada por Lucas. — Lu 3:23, 25.

14. MAATE [pequeno]

Um dos antepassados de Jesus, alistado na sua genealogia conforme apresentada por Lucas. — Lu 3:23, 26.

15. MATATIAS [presente do Senhor]

Outro homem de Judá, chamado de “filho de Semei”, que viveu depois dos dias de Zorobabel e que é mencionado na genealogia de Jesus registrada por Lucas. — Lu 3:23, 26, 27.

16. SEMEI [os que escutam: minha notícia]

Descendente de Davi e antepassado de Maria, mãe de Jesus. — Lu 3:26.

17. JOSÉ [deixe-o acrescentar]

O filho de Judá [ou Judas; preferível Jodá] outro antepassado de Jesus, Lc 3.26

18. JODÁ [seja louvado]

Antepassado de Maria, mãe de Jesus; alistado em terceiro lugar na descendência de Zorobabel. — Lu 3:26, 27.

19. JOANÃ [graça ou dom de Deus]

Antepassado de Maria, mãe de Jesus; pelo visto, é alistado como neto de Zorobabel. — Lu 3:23, 27.

20. RESA [cabeça]

Filho, isto é, descendente, de Zorobabel e antepassado de Jesus Cristo. — Lu 3:23, 27.

21. ZOROBABEL [Semente da Babilônia]

Filho de Sealtiel e neto do rei Joaquim (1Cr 3.17-20; Mt 1.12).   Em (1Cr 3.17-20) se diz que Zorobabel era filho de Pedaías   e, portanto, sobrinho de Sealtiel. Essa aparente contradição   pode ser explicada pelo fato de que possivelmente   Sealtiel tenha morrido sem prole. Pedaías casou-se   com a viúva, e assim nasceu Zorobabel, que se tornou   filho de Sealtiel pela lei do LEVIRATO. Ou então   a referência em 1Cr é a outra pessoa, um primo e xará   de Zorobabel. Em 538 a.C. Zorobabel voltou do CATIVEIRO   na qualidade de governador dos judeus. Restabeleceu   o culto e reconstruiu o Templo (Ed 2$-5$) com a   ajuda de Ageu (Ag 1$-2$) e de Zacarias (Zc 4$). ($=todo o capítulo citado)

22. SALATIEL [Pedido (Indagado) a Deus].

Descendente do Rei Davi e antepassado de Jesus na tribo de Judá. Sealtiel é chamado filho tanto de Joaquim (Jeconias) como de Néri. Tanto Sealtiel como seu irmão Pedaías são chamados de pai do pós-exílico governador Zorobabel.

Quanto ao pai de Sealtiel: Sealtiel é alistado primeiro entre os filhos nascidos a Joaquim durante o seu exílio. (1Cr 3:17; Mt 1:12) Se Sealtiel se tiver casado com uma filha de Néri, da qual não se dá o nome, através de quem Lucas traça a genealogia de Jesus, Sealtiel talvez fosse chamado por Lucas como sendo “de Néri” no sentido de que era o genro dele. Isto seria igual a Lucas referir-se a José, que se casou com Maria (evidentemente filha de Eli), como “de Eli”. — Lu 3:23, 27.

Quanto ao pai de Zorobabel: Pedaías é identificado uma vez como tal (1Cr 3:19), mas o irmão de Pedaías, Sealtiel (1Cr 3:17, 18) é chamado assim em todos os outros casos. (Esd 3:2, 8; 5:2; Ne 12:1; Ag 1:1, 12, 14; 2:2, 23; Mt 1:12; Lu 3:27) Se Pedaías morreu quando seu filho Zorobabel era ainda menino, o irmão mais velho de Pedaías, Sealtiel, talvez criasse Zorobabel como se fosse seu próprio filho. Ou, caso Sealtiel tenha morrido sem filhos e Pedaías tenha realizado o casamento levirato por ele, o filho de Pedaías com a esposa de Sealtiel teria sido o herdeiro legal de Sealtiel.

23. NERI [O SENHOR é a minha lâmpada]

Descendente do Rei Davi através de Natã, na linhagem régia de Jesus. Segundo Lucas, Sealtiel era o filho de Néri, porém, Mateus diz que Jeconias era o pai de Sealtiel. (Mt 1:12; Lu 3:27) Pode ser que Sealtiel se tenha casado com a filha de Néri, tornando-se assim seu genro. Nas listas genealógicas hebraicas, não era incomum chamar o genro de filho. Portanto, ambos os relatos são corretos.

24. MELQUI [meu rei, meu conselheiro]

“Filho” (ou descendente) de Adi e pai (ou antepassado) de Néri. — Lu 3:27, 28.

25. ADI [ornamento]

Filho de Cosã, e pai de Melqui na genealogia de nosso Senhor

26. COSÃ [adivinhação]

Descendente de Natã, filho de Davi; filho de Elmadã e pai de Adi; e antepassado de Maria, mãe de Jesus. — Lu 3:28.

27. ELMADÃ [medida]

Antepassado de Maria, mãe terrestre de Jesus. — Lu 3:28.

28. ER [vigilante]

Antepassado de Jesus Cristo; filho de Jesus (José[s]; Josué) e pai de Elmadã. — Lu 3:28.

29. JOSUÉ [ele será sustentado por Deus]

Filho de Eliézer, na genealogia de Jesus Cristo

30. ELIÉZER [Deus é sua ajuda]

Antepassado de Maria, mãe terrestre de Jesus. — Lu 3:29.

31. JORIM [quem Deus tem exaltado]

Descendente do Rei Davi através de Natã, e antepassado de Maria, mãe de Jesus. (Lu 3:23, 29-31) Jorim talvez vivesse enquanto Uzias era rei de Judá.

32. MATATE [presente de Deus]

Antepassado distante de Jesus Cristo através de Maria. Ele é chamado de “filho de Levi” e era um dos alistados no período entre Zorobabel e Davi. — Lu 3:29.

33. LEVI [ligado]

Antepassado de Jesus Cristo mencionado como “filho de Simeão” na genealogia de Jesus registrada por Lucas. É alistado na sequência que vai de Davi a Zorobabel. — Lu 3:27-31.

34. SIMEÃO [ouvinte]

Antepassado de Maria, mãe de Jesus. — Lu 3:30.

35. JUDÁ [seja louvado]

Um descendente desconhecido de Cristo.

36. JOSÉ [deixe-o acrescentar]

O filho de Jonã, um dos antepassados de Cristo, Lc 3.30

37. JONÃ [Deus é um doador gracioso]

Antepassado de Maria, mãe de Jesus. Jonã era descendente de Davi através de Natã, e talvez tenha vivido por volta do tempo do Rei Asa. — Lu 3:23, 30, 31.

38. ELIAQUIM [elevado por Deus]

Antepassado de Maria, mãe terrestre de Jesus. — Lu 3:30.

39. MELEÁ [meu querido amigo: objeto de cuidado]

Antepassado do lado materno de Jesus Cristo, que viveu pouco depois do Rei Davi. — Lu 3:31.

40. MENÁ [adivinhador: encantado]

Antepassado distante do lado materno de Jesus Cristo, não muito depois de Davi. — Lu 3:31.

41. MATATÁ [dádiva]

Homem da tribo de Judá, que era filho de Natã e neto de Davi. Ele era antepassado de Jesus, segundo a genealogia materna dele registrada por Lucas. — Lu 3:23, 31.

42. NATÃ [Doador]

Filho de Davi com sua esposa Bate-Seba, que lhe nasceu em Jerusalém. (2Sa 5:13, 14; 1Cr 3:5) Traça-se a linhagem natural do Messias desde Davi, através de Natã e seus descendentes, até Jesus, evidentemente através da mãe de Jesus, Maria. (Lu 3:23, 31) A respeito da ocasião em que “olharão para Aquele a quem traspassaram”, a profecia de Zacarias diz que haverá uma lamentação amarga e lamento em todo país, família por família, e especialmente pelas famílias de Davi, de Levi, dos simeítas e da “família da casa de Natã”. (Za 12:10-14) Se a família da casa de Natã, mencionada aqui, descendeu do filho de Davi, isto a tornaria uma das famílias de Davi. Portanto, a lamentação afetaria famílias dentro de famílias.

43. DAVI [Amado]

O segundo rei do reino unido de Israel. Ele reinou   de 1010 a 970 a.C. Tomou Jerusalém e a tornou a capital   religiosa do reino. Levou a arca para lá (2Sm 6$) e organizou os serviços de adoração (1Cr 15$-16$).   Ampliou o reino (2Sm 8$; 10$; 12$) e ajuntou materiais   para a construção do TEMPLO (1Cr 22). Foi   governador, guerreiro, músico e poeta. E foi um dos   antepassados de Jesus (Mt 1.1).   V. SAMUEL, SEGUNDO LIVRO DE.
$= Todo o capítulo

44. JESSÉ [Javé Existe]

Pai do Rei Davi, da tribo de Judá; neto de Rute e Boaz, e elo na linhagem genealógica de Abraão até Jesus. (Ru 4:17, 22; Mt 1:5, 6; Lu 3:31, 32)

Jessé era dono de ovelhas, que vivia em Belém. Depois que o Rei Saul se desviou da adoração verdadeira, Deus enviou Samuel à casa de Jessé, a fim de ungir um dos filhos dele como rei. Jessé apresentou os seus sete filhos mais velhos, mas, quando Deus não escolheu a nenhum destes, Jessé se viu obrigado a chamar o filho mais jovem, Davi, que pastoreava as ovelhas; este filho era o escolhido de Deus. — 1Sa 16:1-13.

45. OBEDE [Servidor]

Pai de Jessé, que foi pai do Rei Davi. Obede foi filho de Boaz com sua esposa Rute e antepassado de Jesus Cristo. — Ru 4:13-17, 21, 22; 1Cr 2:12; Mt 1:5; Lu 3:32.

46. BOAZ [Força; Firmeza]

Proprietário de terras, de Belém, de Judá, “homem poderoso em riqueza”, de cerca do século 14 AC. (Ru 2:1) Boaz era filho de Salma (Salmom) e de Raabe, e pai de Obede. (Mt 1:5) Foi um elo na linhagem familiar do Messias, o sétimo na linhagem de descendência de Judá. (1Cr 2:3-11; Lu 3:32, 33) Como ocorreu este desenrolar incomum de eventos, permitindo que Boaz fosse incluído na genealogia de Jesus, acha-se preservado para nós no livro de Rute.

Boaz tinha um parente chegado de nome Elimeleque, que faleceu, junto com seus dois filhos, sem deixar herdeiro masculino. Das viúvas dos dois filhos, uma, Rute, manteve-se apegada à viúva de Elimeleque, Noemi. Era a época da colheita, e Rute respigava “por acaso” no campo pertencente a Boaz. (Ru 2:3) Ora, Boaz era um verdadeiro judeu, adorador devoto de Deus. Ele não somente cumprimentava seus ceifeiros com a saudação “Deus seja convosco”, mas, depois de observar a lealdade de Rute para com Noemi, ele também disse a ela: “Deus recompense teu modo de agir e haja para ti um salário perfeito da parte de Deus.” (Ru 2:4, 12) Quando Rute relatou estas coisas à sua sogra, Noemi exclamou: “Bendito seja ele por Deus . . . Ele é um dos nossos resgatadores.” (Ru 2:20) Além disso, quando a colheita terminou, Noemi explicou a Rute o modo costumeiro de trazer este assunto à atenção de Boaz. Quando Boaz dormia na sua eira, acordou encontrando Rute deitada junto aos seus pés descobertos, pedindo que ele resgatasse a propriedade de Elimeleque pelo casamento levirato. (Veja CASAMENTO DE CUNHADO.) Rute substituiria Noemi, a qual estava além da idade de ter filhos. Sem perder tempo, Boaz, na manhã seguinte, convocou outro parente ainda mais próximo, mas este, chamado na Bíblia apenas de Fulano, negou-se a acatar o arranjo divino. Boaz, porém, fez isso prontamente e tomou Rute por esposa, com a bênção do povo da cidade. Ela deu-lhe um filho chamado Obede, avô do Rei Davi. — Ru 3:1-4:17.

Em todo o relato, desde sua primeira saudação bondosa aos trabalhadores, até aceitar a responsabilidade de preservar o nome da família de Elimeleque, observa-se que Boaz era um homem notável — um homem de ação e de autoridade, o qual, ainda assim, tinha bom autodomínio, fé e integridade, sendo generoso e bondoso, moralmente casto, e plenamente obediente, em todos os sentidos, aos mandamentos de Deus.

47. SALÁ (SALMOM [Salmão =" vestuário: roupa"])

Filho do maioral Nasom, de Judá, nascido provavelmente durante a peregrinação de 40 anos no ermo. Salmom casou-se com Raabe, de Jericó, com quem gerou Boaz. Portanto, ele foi um elo na genealogia que levou a Davi e a Jesus. (Núm 2:3; Ru 4:20-22; Mt 1:4, 5; Lu 3:32) Em 1 Crônicas 2:11, ele é chamado de Salma. Todavia, este Salmom, descendente de Rão, cuja progênie morava em Belém, não deve ser confundido com o Salma mencionado em 1 Crônicas 2:51, 54, como “pai” ou construtor de Belém, porque este último era descendente do irmão de Rão, Calebe. — Veja 1Cr 2:9, 18.

48. NAASSOM [“serpente”; Encantador, Oráculo].

Maioral da tribo de Judá no ermo. Nasom era filho de Aminadabe e estava na quinta geração alistada, depois de Judá. (1Cr 2:3-10) Sua irmã era a esposa de Arão. (Êx 6:23) Nasom constituía um elo na linhagem que levou a Davi e a Jesus, tornando-se pai de Salmom, que se casou com Raabe, e avô de Boaz, o qual, por sua vez, casou-se com Rute. — 1Cr 2:11-15; Ru 4:20; Mt 1:4-6, 16; Lu 3:32. Como maioral de Judá, a principal tribo de Israel, Nasom ajudou Moisés no primeiro registro dos homens combatentes, feito no ermo. Ele apresentou uma contribuição para o serviço do tabernáculo quando se inaugurou o altar, e chefiou o exército de Judá, de 74.600 homens, que liderava a ordem de marcha de Israel. — Núm 1:2-7; 2:3, 4; 7:2, 11, 12-17; 10:14. Um dos antepassados de Davi, que foi líder da tribo de Judá no deserto, sendo sua irmã a esposa de Arão (Rt 4.20; Nm 1.7; Êx 6.23).

49. AMINADABE [alguém da família do príncipe]

Filho de Rão, da família de Esrom, da tribo de Judá. (1Cr 2:10) O filho dele, Nasom, era maioral dos filhos de Judá durante a jornada no ermo (Núm 1:7; 7:11, 12); sua filha, Eliseba, tornou-se esposa de Arão. (Êx 6:23) Aminadabe era antepassado do Rei Davi e de Cristo Jesus. — Ru 4:19-22; Mt 1:4-16; Lu 3:23-33.

50. ADMIM

Em algumas versões, Admim não é citado na genealogia de Cristo.

51. ARNI [Arão ou Ram =" alto"] (Rute 4:19 RA)

Descendente de Judá através de Peres e de Esrom; viveu quando Israel estava no Egito. Embora Rão não fosse, pelo visto, o primeiro filho de Esrom, a genealogia de Rão, que conduz à linhagem davídica, é alistada primeiro entre os três filhos de Esrom. (1Cr 2:4, 5, 9-17, 25) Tendo a Nasom, Boaz e Davi entre seus descendentes, Rão foi antepassado de Jesus. (Núm 1:7; Ru 4:18-22; Mt 1:3, 4) Seu nome é escrito Arni (Arã em certos manuscritos) na lista dos antepassados de Jesus elaborada por Lucas. — Lu 3:33.

52. ESROM [Pátio; Povoação].

Filho de Peres e cabeça de família dos “esronitas” de Judá; antepassado do Rei Davi e de Jesus Cristo. (Gên 46:12; Núm 26:20, 21; Ru 4:18-22; Mt 1:3; Lu 3:33) À idade de 60 anos, Esrom tomou por esposa a filha de Maquir, e por meio dela tornou-se pai de Segube. (1Cr 2:21) Seus filhos Jerameel, Rão e Quelubai (Calebe) parecem ter nascido antes disso. — 1Cr 2:9, 18, 25.

53. PEREZ [abrir caminho]

Um dos gêmeos de Judá por meio da sua nora Tamar. Durante o parto, Zerá, irmão de Peres, começou a emergir primeiro, mas se recolheu, e Peres saiu primeiro, produzindo uma ruptura perineal em Tamar. (Gên 38:24-30) Peres reteve a primazia sobre o seu irmão e sempre é alistado antes dele, e sua casa tornou-se a mais famosa das duas (Ru 4:12). Foi criticado e condenado a carregar a culpa pela intrepidez, pela esperteza e pelo seu atrevimento.

54. JUDÁ [Elogiado (Louvado); [Objeto de] Elogio (Louvor)]

Quarto filho de Jacó e Lia (Gn 29.35). Aparece como líder entre os irmãos (Gn 37.26-27; 43.3-10; 44.16-34). Casou com mulher Cananéia (Gn 38.1-11) e foi pai de gêmeos com Tamar, sua nora (Gn 38.12-30). Recebeu de Jacó a bênção do CETRO (Gn 49.8-12).
Relacionamento com José. No decorrer do tempo, José, por ser favorecido por Jacó, passou a ser odiado por Judá e os outros meios-irmãos. O ódio deles intensificou-se depois de José contar dois sonhos, que indicavam que se tornaria superior a eles. Portanto, quando Jacó enviou José para ver como estavam passando seus meios-irmãos, que cuidavam dos rebanhos, estes, ao vê-lo à distância, tramaram matá-lo. Mas, à sugestão de Rubem, que pensava em salvar a vida de José, lançaram-no numa cisterna seca. — Gên 37:2-24.

Depois, quando surgiu uma caravana de ismaelitas, Judá, evidentemente na ausência de Rubem, convenceu os outros de que, em vez de matarem José, seria melhor vendê-lo aos mercadores que passavam. (Gên 37:25-27) Apesar dos rogos por compaixão, de José, eles o venderam por 20 peças de prata (se foram siclos, US$44). (Gên 37:28; 42:21) Embora haja indícios de que a principal preocupação de Judá era salvar a vida de José e que a própria venda depois mostrou ser uma bênção para todos os envolvidos, Judá, igual aos outros, era culpado dum grave pecado, que por muito tempo lhe pesava na consciência. (Gên 42:21, 22; 44:16; 45:4, 5; 50:15-21) (Sob a Lei mosaica, mais tarde dada aos israelitas, este delito acarretava a pena de morte; Êx 21:16.) Depois, Judá participou também em enganar Jacó para fazê-lo pensar que José fora morto por uma fera. (Gên 37:31-33) Judá tinha então cerca de 20 anos.

Saiba mais sobre Judá em https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200002538

55. JACÓ [enganador]

Filho de Isaque e Rebeca e irmão gêmeo de Esaú (Gn 25.21-26). A Esaú cabia o direito de PRIMOGENITURA por haver nascido primeiro, mas Jacó comprou esse direito por um cozido (Gn 25.29-34). Jacó enganou Isaque para que este o abençoasse (Gn 27.1-41). Ao fugir de Esaú, Jacó teve a visão da escada que tocava o céu (Gn 27.42-28.22). Casou-se com Léia e Raquel, as duas filhas de Labão (Gn 29.1-30). Foi pai de 12 filhos e uma filha. Em Peniel lutou com o Anjo do Senhor, tendo recebido nessa ocasião o nome de ISRAEL (Gn 32). Para fugir da fome, foi morar no Egito, onde morreu (Gn 42-46; 49).

56. ISAQUE [Riso]

O filho único de Abrão com Sara (Gn 17.19; 18.1-15) e segundo PATRIARCA dos israelitas. Abraão estava pronto para oferecê-lo em SACRIFÍCIO (Gn 22). Isaque casou com Rebeca, de quem teve dois filhos, Esaú e Jacó (Gn 25.19-26).

O nascimento de Isaque ocorreu sob circunstâncias bem incomuns. Tanto o pai como a mãe dele já eram bem idosos, já tendo há muito cessado a menstruação de sua mãe. (Gên 18:11) Assim, quando Deus disse a Abraão que Sara daria à luz um filho, ele se riu dessa perspectiva, perguntando: “Nascerá um filho a um homem de cem anos de idade, e dará à luz Sara, sim, uma mulher de noventa anos de idade?” (Gên 17:17) Ao saber o que ocorreria, Sara também riu. (Veja RISO.) Daí, “no tempo designado” do ano seguinte, nasceu o menino, provando que nada é ‘extraordinário demais para Deus’. (Gên 18:9-15) Sara então exclamou: “Deus me preparou riso”, acrescentando: “Todo aquele que ouvir isso há de se rir de mim.” E assim, exatamente como Deus dissera, o menino foi apropriadamente chamado de Isaque, que significa “Riso”. — Gên 21:1-7; 17:19.

57. ABRAÃO [Pai de uma Multidão]

Filho de Terá e descendente de Sem. Deus o chamou em Ur da CALDÉIA para dar começo à nação hebraica (Gn 12.1-25.10). Por causa da sua fidelidade, tornou-se o pai dos crentes de todos os tempos (Gl 3.6-7).

58. TERA [estação]

Pai de Abraão, a oitava geração a contar de Sem. (Lu 3:34; Gên 11:10-24; 1Cr 1:24-26) Tera, por meio de seus filhos, Abraão, Naor e Harã, tornou-se antepassado de muitas tribos. (Gên 11:27; 22:20-24; 25:1-4, 13-15; 1Cr 1:28-42; 2:1, 2) Tera começou a gerar filhos aos 70 anos. Embora Abraão seja alistado em primeiro lugar, isto parece dar-se não por ser o primogênito, mas por ser o mais conhecido dos filhos de Tera. Quando Tera morreu, aos 205 anos, Abraão só tinha 75 anos, de modo que Tera devia ter 130 anos quando Abraão nasceu. (Gên 11:26, 32; 12:4) Sara era meia-irmã de Abraão, provavelmente filha de Tera com outra esposa. (Gên 20:12) É provável que o primogênito de Tera tenha sido Harã, cuja filha já tinha idade suficiente para se casar com Naor, outro filho de Tera. — Gên 11:29.

59. NAOR [Perfurador]

Pai de Tera e avô de Abraão. Naor era filho de Serugue e descendente de Sem. Viveu 148 anos (2177 a 2029 AC). — Gên 11:22-26; 1Cr 1:24-27; Lu 3:34-36.

60. SERUGUE [entrelaçado]

Descendente de Sem, filho de Reú e bisavô de Abraão, portanto, antepassado de Jesus. Serugue viveu 230 anos (2207-1977 AC) e teve vários filhos, tornando-se pai de Naor à idade de 30 anos. — Gên 11:10, 20-23; 1Cr 1:24-27; Lu 3:35.

61. RAGAÚ (REÚ) [Companheiro; Amigo].

Filho de Pelegue (Faleque) e pai de Serugue; um elo na genealogia entre Sem e Abraão. (1Cr 1:24-27) Reú, que viveu 239 anos (2239-2000 AC), também foi ancestral de Jesus Cristo. — Gên 11:18-21; Lu 3:35.


62. FALEQUE [divisão]

Filho de Éber e pai de Reú, da linhagem de Sem a Abraão, e, portanto, primitivo antepassado de Jesus. Pelegue (Faleque) viveu 239 anos (2269-2030 AC) e fundou uma das 70 famílias pós-diluvianas. — Gên 11:16-19; 1Cr 1:24-27; Lu 3:35.

Pelegue (Faleque) foi chamado assim porque “nos seus dias foi dividida a terra”. (Gên 10:25; 1Cr 1:19) O texto destas passagens não diz que esta notável divisão tenha ocorrido por ocasião do nascimento de Pelegue (Faleque) cem anos depois do Dilúvio, mas simplesmente “nos seus dias”. Se o nome lhe foi dado ao nascer, então provavelmente era profético da dispersão ocorrida por causa da confusão das línguas na Torre de Babel. — Gên 11:1-9; veja o nome de Noé (que provavelmente significa “Descanso; Consolo”), que também mostrou ser profético, Gên 5:29.

63. ÉBER [ou Hebreu =" a região além de"]

Antepassado de Abraão; filho de Selá, e pai de Pelegue e Joctã, bem como de outros filhos. Nos dias do seu filho Pelegue, a quem Éber sobreviveu uns 191 anos, “foi dividida a terra”. Isto talvez se refira a Deus confundir a língua daqueles que construíam Babel e sua torre, sob a direção de Ninrode. — Gên 10:25; 11:14-19, 26.

Gênesis 10:21 menciona “Sem, antepassado de todos os filhos de Éber [“pai de todos os hebreus”, AT, BLH, Mo], irmão de Jafé, o mais velho”. Evidentemente, Éber é alistado aqui em íntima associação com Sem por causa da importância bíblica dada aos descendentes de Éber, especialmente de Abraão em diante. O texto, portanto, não restringe os descendentes de Sem apenas aos hebreus, conforme os versículos seguintes tornam claro. Os descendentes de Éber por meio de Joctã parecem ter-se fixado na Arábia, ao passo que aqueles por meio de Pelegue são associados com a Mesopotâmia.

64. SALÁ [broto]

Filho de Cainã, neto de Arfaxade, e pai de Éber

65. CAINÃ [seu ferreiro]

Um dos alistados na genealogia de Jesus Cristo, por Lucas, como filho de Arfaxade. (Lu 3:36) O nome Cainã aparece nas listas genealógicas em cópias atuais da Septuaginta grega, tais como o Manuscrito Alexandrino, do quinto século EC (Gên 10:24; 11:12, 13; 1Cr 1:18, mas não em 1Cr 1:24), embora não seja encontrado nos manuscritos hebraicos existentes das Escrituras Hebraicas. O nome Cainã falta também em Lucas 3:36 em dois manuscritos bíblicos (Papiro Bodmer 14, 15, de c. 200 EC; Códices Bezae, do quinto e do sexto séculos EC). Esta omissão está em harmonia com o texto massorético em Gênesis 10:24; 11:12, 15; e 1 Crônicas 1:18, segundo o qual o filho de Arfaxade é Selá, não Cainã. — Veja ARFAXADE; GENEALOGIA DE JESUS CRISTO (Um Problema na Genealogia de Jesus Registrada por Lucas em https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200001647#h=13:0-20:0).

66. ARFAXADE [Muralha de Babilônia]

Filho de Sem. Nasceu dois anos depois do Dilúvio, isto é, por volta de 2368 AC, e morreu 438 anos depois. Era antepassado dos hebreus por meio de seu neto Éber. (Gên 10:22, 24; 11:10-13; 1Cr 1:17-27) Indica-se que ele é o pai de Selá, embora o relato de Lucas (3:35, 36), pela inclusão de Cainã, aparentemente faria dele o avô de Selá — Gên 10:24; 11:12; 1Cr 1:24.

67. SEM [Nome; Fama]

Quando Sem e seu irmão Jafé cobriram a nudez de seu pai, na ocasião em que Noé ficou dominado pelo vinho, eles não somente mostraram respeito filial, mas também respeito por aquele que Deus tinha usado para realizar a preservação deles durante o Dilúvio. (Gên 9:20-23) Depois, na bênção proferida por Noé, indicou-se que a linhagem de Sem seria especialmente favorecida por Deus e contribuiria para a santificação do nome de Deus, Noé chamando a Deus de “Deus de Sem”. (Gên 9:26) Foi de Sem, através de seu filho Arpaxade, que Abraão descendeu, e a este foi dada a promessa a respeito da Semente, em que todas as famílias da terra receberiam uma bênção. (1Cr 1:24-27; Gên 12:1-3; 22:15-18) A predição de Noé, de Canaã tornar-se “escravo” de Sem, cumpriu-se quando os semitas subjugaram os cananeus em resultado da conquista da terra de Canaã por Israel. — Gên 9:26.

Sem viveu 500 anos depois de gerar Arpaxade, falecendo à idade de 600 anos. (Gên 11:10, 11) Sua morte ocorreu assim uns 13 anos depois da morte de Sara (1881 AC) e dez anos depois do casamento de Isaque e Rebeca (1878 AC). Em vista disso, sugeriu-se que Sem talvez fosse o Melquisedeque (que significa “Rei da Justiça”), o rei-sacerdote a quem Abraão pagou dízimos. (Gên 14:18-20) Todavia, o registro bíblico não diz isso, e o apóstolo Paulo mostra que não se dispõe de nenhum registro genealógico ou de outras estatísticas vitais a respeito de Melquisedeque, de modo que ele se tornou tipo bem próprio de Cristo Jesus, que é perpetuamente Rei-Sacerdote. — He 7:1-3.

68. NOÉ [Descanso]

Filho de Lameque e décimo na linhagem de Adão através de Sete; nascido em 2970 AC, 126 anos depois da morte de Adão. Quando seu pai Lameque deu nome a Noé, ele disse: “Este nos trará consolo do nosso trabalho e da dor das nossas mãos, que resulta do solo que Deus amaldiçoou.” — Gên 5:28-31.

Quando Deus decidiu destruir   o mundo através de um DILÚVIO, ele escolheu Noé   e sua família para escaparem da destruição. Durante   o dilúvio, Noé e sua esposa, seus três filhos e suas   esposas e muitos animais permaneceram dentro de uma   ARCA que havia sido construída por Noé. Depois   que as águas secaram, Noé e sua família saíram da   arca e receberam de Deus a ordem e a bênção para povoarem   de novo a terra. Noé viveu 950 anos (Gn 6-9).

Sem Defeito Entre os Seus Contemporâneos. O mundo em que Noé vivia havia degenerado. Durante este período, anjos que abandonaram sua posição e moradia original, correta, se tinham casado com mulheres e tinham produzido filhos, “homens de fama”, provocando a violência que enchia a terra (Gên 6:1-4; Ju 6), até “que toda inclinação dos pensamentos do seu coração [i.e., do homem] era só má, todo o tempo”, e a terra veio a estar “arruinada, porque toda a carne havia arruinado seu caminho na terra”. (Gên 6:5, 11, 12) Mas, Noé evitou esta corrupção e é descrito pela Palavra de Deus como “homem justo. Mostrou-se sem defeito entre os seus contemporâneos. Noé andou com o verdadeiro Deus”. (Gên 6:8, 9) Noé podia ser chamado de “sem defeito” porque, dessemelhante daquele mundo ímpio, ele estava plenamente à altura do que Deus requeria dele. — Compare isso com Gên 6:22.

69. LAMEQUE [por quê assim contigo? para fazer cair de posição]

Descendente de Sete; filho de Metusalém e pai de Noé. (Gên 5:25, 28, 29; 1Cr 1:1-4) O período de vida deste Lameque e o de Adão também transcorreram paralelamente, em parte. Lameque tinha fé em Deus, e, depois de chamar seu filho de Noé (que provavelmente significa “Descanso; Consolo”), ele proferiu as seguintes palavras: “Este nos trará consolo do nosso trabalho e da dor das nossas mãos, que resulta do solo que Deus amaldiçoou.” (Gên 5:29) Estas palavras se cumpriram quando foi retirada a maldição sobre o solo, nos dias de Noé. (Gên 8:21) Lameque teve outros filhos e filhas. Ele viveu 777 anos, morrendo cerca de cinco anos antes do Dilúvio. (Gên 5:30, 31) Seu nome está alistado na genealogia de Jesus Cristo, em Lucas 3:36.

Lameque tinha duas esposas ao mesmo tempo, Ada e Zilá, e é o primeiro polígamo do registro bíblico. (Gên 4:19) Com Ada, teve um filho chamado Jabal, “o fundador dos que moram em tendas e têm gado”, e Jubal, “o fundador de todos os que manejam a harpa e o pífaro”. (Gên 4:20, 21) Por meio de Zilá, Lameque tornou-se pai de Tubalcaim, o “forjador de toda sorte de ferramenta de cobre e de ferro”, e de uma filha chamada Naamá. — Gên 4:22.

O poema que Lameque compôs para suas esposas (Gên 4:23, 24) reflete o espírito violento daqueles dias. O poema de Lameque reza: “Ouvi a minha voz, ó esposas de Lameque; dai ouvidos à minha declaração: Matei um homem por contundir-me, sim, um jovem, por dar-me uma pancada. Se Caim há de ser vingado sete vezes, então Lameque setenta vezes e sete.” Evidentemente Lameque apresentava um caso de defesa própria, argüindo que seu ato não foi de homicida deliberado, como o de Caim. Lameque afirmava que, ao defender-se, matara um homem que o atacara e ferira. Assim, seu poema constituía um apelo por imunidade contra quem quer que desejasse vingar-se dele por ter matado seu atacante.

Parece que nenhum dos descendentes de Caim, que incluiria a prole de Lameque, sobreviveu ao Dilúvio.

70. METUSALÉM [quando ele morre, haverá um derramamento]

Filho do fiel profeta Enoque; pai de Lameque e avô de Noé. (Gên 5:21-29; 1Cr 1:1-4; Ju 14, 15) Metusalém, descendente de Adão através de Sete, era da oitava geração humana. (Lu 3:37, 38) Usufruiu uma vida de 969 anos, a mais longa do registro bíblico, que se tornou proverbial para longevidade. Ele faleceu em 2370 AC, ano em que começou o Dilúvio. Mas as Escrituras dizem que Metusalém “morreu”, não que pereceu no Dilúvio, em resultado duma execução divina. — Gên 5:27.

71. Enoque [Instruído]

Filho que nasceu a Jarede à idade de 162 anos; o sétimo homem na descendência de Adão. Além de Metusalém, que lhe nasceu quando tinha 65 anos, Enoque teve outros filhos e filhas. Enoque foi um dentre a “tão grande nuvem de testemunhas” que constituíram exemplos notáveis de fé, nos tempos antigos. “Enoque prosseguiu andando com o verdadeiro Deus.” (Gên 5:18, 21-24; He 11:5; 12:1) Como profeta de Deus, predisse que Deus viria com Suas santas miríades para executar julgamento nos iníquos. (Ju 14, 15) É provável que tenha sido perseguido por causa do seu profetizar. No entanto, Deus não permitiu que os oponentes matassem Enoque. Antes, Deus “o tomou”, isto é, abreviou sua vida à idade de 365 anos, uma idade muito inferior à da maioria de seus contemporâneos. Enoque foi “transferido para não ver a morte’’ (Gên 5:24; He 11:5, 13). No entanto, não foi levado para o céu, em vista da expressa declaração de Jesus, em João 3:13. Parece que, como se deu no caso do corpo de Moisés, Deus fez desaparecer o corpo de Enoque, pois “não foi achado em parte alguma”. — De 34:5, 6; Ju 9.

Enoque não é o escritor do “Livro de Enoque”. Este é um livro apócrifo, não inspirado, escrito muitos séculos mais tarde, provavelmente algum tempo entre o segundo e o primeiro século AC.

72. JAREDE [descendente]

Pai de Enoque e antepassado antediluviano de Jesus Cristo; a quinta geração depois de Adão. (1Cr 1:2; Lu 3:37) Jarede, filho de Malalel, viveu 962 anos (3566-2604 AC), ultrapassado em longevidade apenas pelo seu neto, Metusalém. Ele tinha diversos filhos e filhas, tornando-se pai de Enoque à idade de 162 anos. — Gên 5:15-20.

73. MAALALEL [louvor de Deus]

O quarto na descendência de Adão, filho de Cainã.

74. CAINÃ [Seu ferreiro]

Filho de Enos; antepassado da mãe terrestre de Jesus, Maria. (Lu 3:37) Cainã, evidentemente, é chamado Quenã em Gênesis 5:9-14 e 1 Crônicas 1:2. Ele foi o pai de Malalel e viveu 910 anos. (Gên 5:3-14; 1Cr 1:1, 2) Quenã é evidentemente mencionado como “Cainã, filho de Enos”, na lista de Lucas referente à genealogia de Jesus. — Lu 3:37, 38.

75. ENOS [homem mortal]

Filho de Sete, que lhe nasceu quando tinha 105 anos. Enos tinha 90 anos quando se tornou pai de Quenã, e viveu um total de 905 anos. (Gên 5:6-11) Seu nome também está alistado nas genealogias em 1 Crônicas 1:1 e em Lucas 3:38. Nos seus dias “se principiou a invocar o nome de Deus”. (Gên 4:26) Não se tratava, evidentemente, de uma invocação de Deus com fé e em adoração pura, como Abel fizera mais de 105 anos antes do nascimento de Enos. Alguns peritos em hebraico contendem que o texto devia rezar “começaram profanamente”, ou “então começou a profanação”. Com referência aos dias de Enos, o Targum de Jerusalém diz: “Essa foi a geração em cujos dias começaram a errar, e a fazer para si mesmos ídolos, e deram sobrenomes a seus ídolos conforme o nome da Palavra do Senhor.” Os homens talvez aplicassem o nome de Deus a si mesmos ou a outros homens, mediante os quais fingiam aproximar-se de Deus em adoração; ou, talvez aplicassem Seu nome a objetos de idolatria.

76. SETE [compensação]

Filho de Adão e Eva, nascido quando Adão tinha 130 anos de idade. Eva deu-lhe o nome de Sete, porque, conforme ela disse: “Deus designou outro descendente em lugar de Abel, visto que Caim o matou.” Sete talvez não fosse a terceira criança nascida a Adão e Eva. Segundo Gênesis 5:4, Adão teve ‘filhos e filhas’, algumas das quais talvez tivessem nascido antes de Sete. Sete é digno de nota, porque por meio dele, e não do assassino Caim, descenderam Noé e através dele a atual raça humana. Sete, à idade de 105 anos, tornou-se pai de Enos. Sete morreu à idade de 912 anos (3896-2984 AC). — Gên 4:17, 25, 26; 5:3-8; 1Cr 1:1-4; Lu 3:38.

77. ADÃO [Terra, Solo]

Feito à semelhança de seu Grandioso Criador, Adão possuía os atributos divinos de amor, sabedoria, justiça e poder; por isso, tinha um senso moral que envolvia uma consciência, algo inteiramente novo na esfera da vida terrestre. À imagem de Deus, Adão deveria ser um administrador global e ter em sujeição as criaturas marinhas e terrestres, e as aves do ar.

Deus formou o homem das partículas de pó do solo, colocou nele a força de vida, de modo que ele se tornou uma alma vivente, e lhe deu a capacidade de refletir a imagem e a semelhança de seu Criador. “O primeiro homem é da terra e feito de pó.” “O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente.” (Gên 2:7; 1Co 15:45, 47) Isso se deu no ano 4026 AC.

O lar de Adão era um paraíso muito especial, verdadeiro jardim de delícias, chamado Éden, fornecendo-lhe todas as coisas físicas necessárias à vida, pois havia ali “toda árvore de aspecto desejável e boa para alimento”, para seu sustento perpétuo. (Gên 2:9) Em toda a volta de Adão havia animais pacíficos, de toda espécie e tipo. Mas, Adão estava sozinho. Não havia nenhuma outra criatura “segundo a sua espécie” com a qual conversar. Deus reconheceu que “não é bom que o homem continue só”. Assim, por cirurgia divina, o primeiro e o único caso desse tipo, Deus removeu uma costela de Adão e modelou-a numa correspondente feminina, para ser a esposa de Adão e a mãe de seus filhos. Tomado de júbilo diante de tão linda ajudadora e companheira constante, Adão irrompeu na primeira poesia registrada: “Esta, por fim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne”, e ela foi chamada mulher, “porque do homem foi esta tomada”. Mais tarde, Adão chamou sua esposa de Eva. (Gên 2:18-23; 3:20) A veracidade deste relato é atestada por Jesus e pelos apóstolos. — Mt 19:4-6; Mr 10:6-9; Ef 5:31; 1Ti 2:13.

“Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que era muito bom.” (Gên 1:31) Deveras, desde o próprio início, Adão era perfeito em todos os sentidos. Era dotado da faculdade de falar e dum vocabulário altamente desenvolvido. Conseguiu dar nomes significativos às criaturas viventes em toda a sua volta. Era capaz de manter um diálogo com seu Deus e com sua esposa.

Por todos esses motivos, e muitos outros, Adão estava sob obrigação de amar, de adorar e de obedecer estritamente a seu Grandioso Criador. Mais do que isso, o Legislador Universal lhe delineou a simples lei da obediência e o informou cabalmente da penalidade justa e razoável da desobediência: “Quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não deves comer dela, porque no dia em que dela comeres, positivamente morrerás.” (Gên 2:16, 17; 3:2, 3) Apesar desta lei explícita, que impunha severa punição pela desobediência, ele deveras desobedeceu.

Resultados do Pecado. Eva foi completamente enganada por Satanás, o Diabo, mas “Adão não foi enganado”, diz o apóstolo Paulo. (1Ti 2:14) Com pleno conhecimento, Adão voluntária e deliberadamente preferiu desobedecer, e então, como criminoso, tentou esconder-se. Quando submetido a julgamento, ao invés de mostrar pesar ou arrependimento, ou de pedir perdão, Adão tentou justificar-se e passar a responsabilidade para outros, até mesmo culpando a Deus por seu próprio pecado propositado. “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu do fruto da árvore e por isso comi.” (Gên 3:7-12) Assim, Adão foi expulso do Éden para uma terra não subjugada, que foi amaldiçoada para produzir espinhos e abrolhos, levando ali com suor a sua existência e colhendo os frutos amargos de seu pecado. Fora do jardim, aguardando a morte, Adão gerou filhos e filhas, só sendo preservados os nomes de três deles — Caim, Abel e Sete. A todos os seus filhos, Adão transmitiu o pecado e a morte hereditários, visto que ele próprio era pecaminoso. — Gên 3:23; 4:1, 2, 25.

Este foi o trágico início que Adão deu à raça humana. O Paraíso, a felicidade e a vida eterna foram perdidos, e, em seu lugar, o pecado, o sofrimento e a morte foram adquiridos através da desobediência. “Por intermédio de um só homem entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens, porque todos tinham pecado.” “A morte reinou desde Adão.” (Ro 5:12, 14) Mas Deus, em sua sabedoria e em seu amor, proveu um “segundo homem”, “o último Adão”, que é o Senhor Jesus Cristo. Por meio deste obediente “Filho de Deus” abriu-se o caminho pelo qual os descendentes do desobediente “primeiro homem, Adão”, podem recuperar o Paraíso e a vida eterna, a igreja ou congregação de Cristo até mesmo obtendo a vida celeste. “Porque, assim como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados.” — Jo 3:16, 18; Ro 6:23; 1Co 15:22, 45, 47.

Depois de o pecador Adão ter sido expulso do Éden, ele viveu para ver o assassinato de seu próprio filho, o banimento de seu filho assassino, os abusos do arranjo matrimonial e a profanação do sagrado nome de Deus. Presenciou a construção duma cidade, o desenvolvimento de instrumentos musicais, e a forja de ferramentas de ferro e de cobre. Observou, e foi condenado, pelo exemplo de Enoque, “o sétimo homem na linhagem de Adão”, alguém que “prosseguiu andando com o verdadeiro Deus”. Até mesmo viveu para ver o pai de Noé, Lameque, da nona geração. Por fim, depois de 930 anos, a maioria dos quais passados no lento processo de morrer, Adão voltou ao solo do qual fora tirado, no ano 3096 AC, assim como Deus dissera. — Gên 4:8-26; 5:5-24; Ju 14.


5 comentários:

  1. Amém muito bom , Deus seja louvado

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  2. Acerca de seu Filho, que Nasceu da Descendência de Davi segundo a carne,

    Novo Testamento-Romanos 1:3

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  3. ” ..( Jesus ) é Aquele que existia Antes do luzeiro da manhã e da lua. Todavia, ele se dignou nascer feito homem daquela virgem ( Maria )da descendência de Davi, para, por meio desta sua economia, destruir a serpente perversa.

    ” Justino de Roma- Seculo II da Era Cristã.

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  4. “..O SENHOR Jurou a Verdade a Davi, e Não o enganou:”Porei em Meu Trono o Fruto do teu Seio.Uno e Idêntico é CRISTO DEUS, Fruto do Seio de Davi, isto é, da Virgem, Descendente de Davi..Maria…”

    Irineu de Lião-180 da Era Cristã.

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  5. “Cumpriu o que foi prometido a Davi, pois Deus havia se comprometido a suscitar de fruto do seu seio um rei eterno, cujo reino não teria fim. Este Rei é Cristo, filho de Deus, feito filho do homem, isto é, nascido, como fruto, da virgem descendente de Davi; e se a promessa foi do fruto de seu seio – a saber, um rebento da concepção característica da mulher, e não fruto do homem nem dos rins, como é característico do varão – era pra anunciar o que era de único e próprio na produção deste fruto de um seio virginal procedente de Davi,..”

    Irineu- Seculo II da Era Cristã.

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