sexta-feira, 30 de novembro de 2018

MATEUS 6


O capítulo 6 de Mateus é a continuação do sermão que Cristo está dando a Seus discípulos (Mt 5:1-2), os assuntos aqui ditos são:

·        Como ofertar (v.1-4)
·        Oração modelo (v.5-13)
·        O poder do perdão (v.14-15)
·        Como jejuar (v.16-18)
·        Acumuleis tesouros no céu (v. 19-24)
·        Não andais ansioso (v.25-34)

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

MATEUS 5 (17-48)


O Sermão do monte 17-48

Sabemos que é o próprio Jesus Cristo que está dando o Sermão (v.1), mas temos que saber que é para seus discípulos que ele está falando (v.1-2). Jesus está falando antes de seu sacrifício, logo, Ele está ainda sob a antiga aliança: a lei de Moisés.

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

MATEUS 3


João Batista prepara o caminho e o Batismo de Jesus

         Nesse capítulo, não temos referência para sabermos há quem Mateus dirige a mensagem dessa carta. Mas através do capítulo 1;21, sabemos que a salvação por Jesus virá apenas ao povo de José, que é Israel. No capítulo 2;6, Mateus cita a profecia do livro de Miqueias que se cumpriu com o nascimento de Jesus, notem que ali está escrito que Jesus será o Líder, e como Pastor, conduzirá Israel. A não ser que você seja Israelita, tome cuidado, a mensagem da graça não foi revelada a Mateus, Jesus ainda nem havia ressuscitado, então devemos tomar cuidado com algumas interpretações.

No começo do capítulo 3, cumpre-se outra profecia, essa a respeito de João Batista (v.3; Is 40.3. É o próprio Elias, suas roupas são as mesmas (2 Reis 1:8), temos mais referências sobre a volta de Elias (Mateus 17:12; Lucas 1:17))

João batizava as pessoas para o arrependimento (v. 11), e se arrepender exige a decisão de mudança total de atitude e de vida, em que a pessoa, por ação divina, é levada a reconhecer o seu pecado e a sentir tristeza por ele, decidindo-se a abandoná-lo, baseando sua confiança em Deus, que perdoa (Mt 3.2-8; 2Co 7.9-10; 2Pe 3.9). O complemento do arrependimento é a fé, e os dois juntos constituem a conversão.

A conversão é a mudança de vida operada por Deus (At 15.3). Essa mudança tem dois aspectos. O primeiro, relacionado com o pecado, chama-se arrependimento. O segundo, relacionado com Cristo, é a Fé. Não confunda arrependimento com remorso, ele é um atormentador senso de culpa por mal ou crime praticado (Mt 27.3). É diferente do arrependimento, que é tristeza pelo pecado cometido acompanhada da decisão de abandoná-lo.

João pregava o arrependimento, simbolizado pelo batismo, o exemplo mais claro que mostra o sentido de batismo é um texto do poeta e médico grego Nicander, que viveu aproximadamente em 200 A.C. É uma receita para fazer picles. É de grande ajuda porque nela o autor usa duas palavras gregas;
·        Baptizo
1) mergulhar repetidamente, imergir, submergir (de embarcações afundadas)
2) limpar mergulhando ou submergindo, lavar, tornar limpo com água, lavar-se, tomar banho
3) submergir
·        Batpo
1) mergulhar, mergulhar em, imergir
2) mergulhar na tinta, tingir, colorir,

Nicander diz que para preparar picles, o vegetal deveria ser primeiro ‘mergulhado’ (bapto) em água fervente e então ‘batizado’ (baptizo) na solução de vinagre. Ambos os verbos descrevem a imersão dos vegetais em uma solução. Mas o primeiro descreve uma ação temporária. O segundo, o ato de batizar o vegetal, produz uma mudança permanente. Quando usada no Novo Testamento, esta palavra refere-se com maior frequência a nossa união e identificação com Cristo que ao nosso batismo com água.

‘Quem crer e for batizado será salvo’ (Mc 16.16). Cristo está dizendo que o mero consentimento intelectual não é o bastante. Deve haver uma união com ele, uma mudança real, como a do vegetal em relação aos picles. Fonte :( Bible Study Magazine, James Montgomery Boice, Maio 1989).

         João Batista sabia que o batismo com água era provisório (v.11). Os pecados cometidos eram naquele momento perdoados, limpos, mas as pessoas saiam dali pecando novamente, se o Batismo com água fosse o suficiente, as pessoas não retornariam a ser batizadas. Não é o ritual do batizado que nos garantirá a vida eterna, e sim o batismo pelo sangue de Jesus. Quando aceitarmos Jesus como nosso senhor e salvador, devemos mostrar que realmente aceitamos, não devemos mais andar nos mesmos caminhos que nos levam a perdição, e muito menos praticar a mal.

         Como pessoas perdoadas, purificadas, lavadas pelo sangue de Jesus, devemos dar bons frutos, para quando Jesus nos resgatar, não faça como fez com a figueira (Mateus 21:19), secando-a pois não havia achado frutos nela.

         Se você já aceitou Jesus como seu senhor e salvador, acredite, você é amado por Deus. No verso 17, Deus chama Jesus de filho amado, mesmo Jesus nem ter começado ainda seu ministério. Deus já conhece você, sabe de seu potencial, nenhum erro seu é forte o suficiente para destruir os planos que Ele tem preparado para você. Se ainda não aceitou Jesus, SEJA SALVO AGORA.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

DEVEMOS AMAR NOSSOS INIMIGOS


“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 NTLH)

Você pode estar pensando que dessa forma seria muito fácil conseguir a salvação, é apenas crer em Cristo e pronto, então  comece a fazer o que Cristo nos ensinou, e ame os seu inimigos, ore por quem te persegue, de o outro lado da face para quem bateu em você, entregue  seu casaco para quem roubou apenas seu chapéu, tenho certeza que qualquer regra citada acima seria um grande fardo para qualquer um, ou você consegue de maneira natural amar quem te faz mal, quem fala

terça-feira, 13 de novembro de 2018

ESTUDO DA CARTA DO APOSTOLO PAULO A TITO



Tito era uma pessoa íntegra e Paulo o considerava como seu verdadeiro filho na fé. Paulo passou pela ilha de Creta e lá edificou igrejas, ele continuou com suas viagens e deixou Tito na ilha para que pusesse em ordem algumas coisas que ainda faltavam. Paulo deu orientação para Tito nomear pastores em cada cidade desta ilha e deu orientações de como esses pastores devem ser (1:6-9).

Paulo diz que o pastor deve ser um homem que

sábado, 10 de novembro de 2018

GENEALOGIA DE JESUS CRISTO (Lucas 3:23-38)


GENEALOGIA

Aqui neste estudo será possível encontrar um resumo breve de cada personagem citado na genealogia de Jesus em Lucas. Alguns personagens não possuem referencias bíblicas, e estarão acompanhados apenas do significado de seu nome. A ordem dos personagens é a mesma que Lucas escreve, ou seja, começa com Jesus e termina com Adão.

Genealogia é uma lista de antepassados de uma pessoa ou de uma família. Os israelitas davam muito valor às genealogias, pelas quais provavam o direito que tinham a heranças (Ed 8.1; Tt 3.9).

A genealogia de Jesus registrada em Mateus começa