Aqui neste estudo será possível encontrar um resumo breve de
cada personagem citado na genealogia de Jesus em Mateus. Alguns personagens não
possuem referencias bíblicas, e estarão acompanhados apenas do significado de
seu nome. A ordem dos personagens é a mesma que Mateus escreve, ou seja, começa
com Abraão e termina com Jesus Cristo.
Genealogia é uma lista de antepassados de uma pessoa ou de
uma família. Os israelitas davam muito valor às genealogias, pelas quais
provavam o direito que tinham a heranças (Ed 8.1; Tt 3.9).
A genealogia de Jesus registrada em Mateus começa com Abraão
e está dividida em três grupos de catorze gerações (Mt 1.1-17). Lucas vai de
José até Adão (Lc 3.23-38).
A genealogia que Mateus descreve parte do pai adotivo de
Jesus Cristo: José. Diferentemente da genealogia de Lucas, onde muitos
estudiosos declaram que faz parte da genealogia de Maria, mãe de Jesus Cristo. É
fato que Jesus é descendente de Davi nas duas genealogias, mas em Mateus, ele
descende de Salomão, filho de Davi (Mt 1:6-7), e em Lucas, sua descendência parte
de Natã, outro filho de Davi (Lc 3:31).
Como fonte dessa pesquisa, foi usada a Bíblia online- módulo
avançado- Versão 3.0, instalada em meu computador, e o site: BIBLIOTECA ON-LINE
da Torre de Vigia, onde estão publicados muitos estudos baseado na bíblia.
1. ABRAÃO
[Pai de uma Multidão]
Filho de Terá e descendente de Sem. Deus o chamou em Ur da
CALDÉIA para dar começo à nação hebraica (Gn 12.1-25.10). Por causa da sua
fidelidade, tornou-se o pai dos crentes de todos os tempos (Gl 3.6-7).
2. ISAQUE
[Riso]
O filho único de Abrão com Sara (Gn 17.19; 18.1-15) e
segundo PATRIARCA dos israelitas. Abraão estava pronto para oferecê-lo em
SACRIFÍCIO (Gn 22). Isaque casou com Rebeca, de quem teve dois filhos, Esaú e
Jacó (Gn 25.19-26).
3. JACÓ
[Enganador]
Filho de Isaque e Rebeca e irmão gêmeo de Esaú (Gn 25.21-26).
A Esaú cabia o direito de PRIMOGENITURA por haver nascido primeiro, mas Jacó
comprou esse direito por um cozido (Gn 25.29-34). Jacó enganou Isaque para que
este o abençoasse (Gn 27.1-41). Ao fugir de Esaú, Jacó teve a visão da escada
que tocava o céu (Gn 27.42-28.22). Casou-se com Léia e Raquel, as duas filhas
de Labão (Gn 29.1-30). Foi pai de 12 filhos e uma filha. Em Peniel lutou com o
Anjo do Senhor, tendo recebido nessa ocasião o nome de ISRAEL (Gn 32). Para
fugir da fome, foi morar no Egito, onde morreu (Gn 42-46; 49).
4. JUDÁ
[Elogiado (Louvado); [Objeto de] Elogio (Louvor)].
Quarto filho de Jacó e Lia (Gn 29.35). Aparece como líder
entre os irmãos (Gn 37.26-27; 43.3-10; 44.16-34). Casou com mulher Cananéia (Gn
38.1-11) e foi pai de gêmeos com Tamar, sua nora (Gn 38.12-30). Recebeu de Jacó
a bênção do CETRO (Gn 49.8-12).
TAMAR [Palmeira]
Nora de Judá, filho de Jacó. Tamar casou-se com Er, primeiro
filho de Judá, mas Jeová fez com que Er morresse por causa de sua iniquidade,
deixando Tamar viúva. Ela foi então dada a Onã, mas Jeová o entregou à morte
porque deixou de realizar o casamento de cunhado, e Tamar continuou sendo uma
viúva sem filhos. Judá procrastinou em dá-la ao seu terceiro filho. Tamar
ocultou sua identidade e disfarçou-se de prostituta, para conseguir que o
próprio Judá tivesse relações sexuais com ela, astutamente ficando com o anel
de chancela, o cordão e a vara dele como garantia. Quando Judá soube que Tamar
estava grávida, primeiro ordenou que ela fosse apedrejada e, depois, queimada.
(Compare isso com Jos 7:15, 25.) Mas, ao saber que, por meio das manobras dela
para conseguir um herdeiro ele se tornara o pai da criança, Judá exclamou: “Ela
é mais justa do que eu.” No difícil parto que se seguiu, Tamar teve gêmeos:
Peres e Zerá. (Gên 38:6-30) A linhagem messiânica é traçada por meio de Peres,
seu filho. — Ru 4:12, 18-22; 1Cr 2:4; Mt 1:3.
5. PEREZ
[Abrir Caminho]
Um dos gêmeos de Judá por meio da sua nora Tamar. Durante o
parto, Zerá, irmão de Peres, começou a emergir primeiro, mas se recolheu, e
Peres saiu primeiro, produzindo uma ruptura perineal em Tamar. (Gên 38:24-30)
Peres reteve a primazia sobre o seu irmão e sempre é alistado antes dele, e sua
casa tornou-se a mais famosa das duas (Ru 4:12). Foi criticado e condenado a
carregar a culpa pela intrepidez, pela esperteza e pelo seu atrevimento.
ZERÁ [possivelmente uma forma abreviada de Zeraías; Já
Brilhou].
Filho de Judá e Tamar; irmão gêmeo de Perez. (Gên 38:27-30;
Mt 1:3) Zerá foi um dos que “vieram a Jacó ao Egito”. (Gên 46:12, 26) Seus
cinco filhos (1Cr 2:4, 6) passaram a formar uma família tribal de Judá (Núm
26:20), que por fim incluiu pessoas tais como Acã (Jos 7:1, 17, 18, 24; 22:20),
dois dos líderes do exército de Davi (1Cr 27:11, 13) e alguns dos moradores
pós-exílicos de Jerusalém (1Cr 9:3, 6; Ne 11:22, 24). Foi marcado pela parteira
para receber a bênção da primogenitura, mas, ela recaiu sobre PEREZ.
6. ESROM
[Pátio; Povoação].
Filho de Peres e cabeça de família dos “esronitas” de Judá;
antepassado do Rei Davi e de Jesus Cristo. (Gên 46:12; Núm 26:20, 21; Ru
4:18-22; Mt 1:3; Lu 3:33) À idade de 60 anos, Esrom tomou por esposa a filha de
Maquir, e por meio dela tornou-se pai de Segube. (1Cr 2:21) Seus filhos Jerameel,
Rão e Quelubai (Calebe) parecem ter nascido antes disso. — 1Cr 2:9, 18, 25.
7. ARÃO
[Alto] ou RÃO (Rute 4:19 RA)
Descendente de Judá através de Peres e de Esrom; viveu
quando Israel estava no Egito. Embora Rão não fosse, pelo visto, o primeiro
filho de Esrom, a genealogia de Rão, que conduz à linhagem davídica, é alistada
primeiro entre os três filhos de Esrom. (1Cr 2:4, 5, 9-17, 25) Tendo a Nasom,
Boaz e Davi entre seus descendentes, Rão foi antepassado de Jesus. (Núm 1:7; Ru
4:18-22; Mt 1:3, 4) Seu nome é escrito Arni (Arã em certos manuscritos) na
lista dos antepassados de Jesus elaborada por Lucas. — Lu 3:33.
8. AMINADABE
[Meu Povo Está Disposto (É Nobre; Generoso)].
Filho de Rão, da família de Esrom, da tribo de Judá. (1Cr
2:10) O filho dele, Nasom, era maioral dos filhos de Judá durante a jornada no
ermo (Núm 1:7; 7:11, 12); sua filha, Eliseba, tornou-se esposa de Arão. (Êx
6:23) Aminadabe era antepassado do Rei Davi e de Cristo Jesus. — Ru 4:19-22; Mt
1:4-16; Lu 3:23-33.
9. NASOM
(NAASSOM) [uma raiz que significa “serpente”; Encantador, Oráculo].
Maioral da tribo de Judá no ermo. Nasom era filho de
Aminadabe e estava na quinta geração alistada, depois de Judá. (1Cr 2:3-10) Sua
irmã era a esposa de Arão. (Êx 6:23) Nasom constituía um elo na linhagem que
levou a Davi e a Jesus, tornando-se pai de Salmom, que se casou com Raabe, e
avô de Boaz, o qual, por sua vez, casou-se com Rute. — 1Cr 2:11-15; Ru 4:20; Mt
1:4-6, 16; Lu 3:32. Como maioral de Judá, a principal tribo de Israel, Nasom
ajudou Moisés no primeiro registro dos homens combatentes, feito no ermo. Ele
apresentou uma contribuição para o serviço do tabernáculo quando se inaugurou o
altar, e chefiou o exército de Judá, de 74.600 homens, que liderava a ordem de
marcha de Israel. — Núm 1:2-7; 2:3, 4; 7:2, 11, 12-17; 10:14. Um dos
antepassados de Davi, que foi líder da tribo de Judá no deserto, sendo sua irmã
a esposa de Arão (Rt 4.20; Nm 1.7; Êx 6.23).
10. SALMOM [Salmão
=" vestuário: roupa"]
Filho do maioral Nasom, de Judá, nascido provavelmente
durante a peregrinação de 40 anos no ermo. Salmom casou-se com Raabe, de
Jericó, com quem gerou Boaz. Portanto, ele foi um elo na genealogia que levou a
Davi e a Jesus. (Núm 2:3; Ru 4:20-22; Mt 1:4, 5; Lu 3:32) Em 1 Crônicas 2:11,
ele é chamado de Salma. Todavia, este Salmom, descendente de Rão, cuja progênie
morava em Belém, não deve ser confundido com o Salma mencionado em 1 Crônicas
2:51, 54, como “pai” ou construtor de Belém, porque este último era descendente
do irmão de Rão, Calebe. — Veja 1Cr 2:9, 18.
RAABE [Amplo; Espaçoso; Largura].
Prostituta de Jericó que se tornou adoradora de Jeová. Na
primavera setentrional de 1473 AC, dois espias israelitas penetraram em Jericó
e se alojaram na casa de Raabe. (Jos 2:1) Não se declara quanto tempo
permaneceram ali, mas Jericó não era tão grande a ponto de levar muito tempo
para ser espionada.
Que Raabe era realmente uma meretriz ou prostituta no
sentido comum da palavra tem sido negado em alguns círculos, especialmente entre
os tradicionalistas judaicos, mas isto não parece encontrar respaldo nos fatos.
A palavra hebraica zoh·náh sempre tem que ver com uma relação ilícita, quer
sexual, quer como metáfora de infidelidade espiritual, e, em todos os casos em
que indica uma prostituta, ela é assim traduzida. Não é traduzida “anfitriã”,
“estalajadeira” ou algo semelhante. Ademais, entre os cananeus, a prostituição
não era uma profissão mal afamada.
Os dois hóspedes de Raabe foram reconhecidos por outros como
israelitas, de modo que relataram o assunto ao rei. No entanto, Raabe
prontamente escondeu os homens entre as hastes de linho que estavam secando no
terraço, de modo que, quando as autoridades ali chegaram para capturar os
homens, ela conseguiu encaminhá-las noutra direção, sem despertar suspeitas. Em
tudo isto, Raabe demonstrou maior devoção ao Deus de Israel do que à sua
própria comunidade condenada. — Jos 2:2-7.
Não se tem certeza de quando Raabe ficara cônscia do
objetivo dos espias ali, e das intenções de Israel para com Jericó. Mas ela
passou a confessar-lhes o grande temor e horror existentes na cidade, devido às
notícias sobre os atos salvadores de Jeová em favor de Israel durante os 40 ou
mais anos passados. Pediu que os espias lhe jurassem que ela e toda a sua
família seriam preservadas — pai, mãe e todos os demais. Eles concordaram com
isto, desde que ela reunisse toda a família em sua casa, pendurasse um cordão
escarlate na janela, e mantivesse sigilo sobre a visita deles, o que ela
prometeu fazer. Protegendo ainda mais os espias, permitiu que eles fugissem por
uma janela (a casa dela ficava sobre a muralha da cidade) e lhes disse como
poderiam evitar o grupo de busca que se dirigira para os vaus do Jordão. — Jos
2:8-22.
Os espias relataram a Josué tudo o que tinha ocorrido. (Jos
2:23, 24) Daí, quando a muralha de Jericó caiu, a casa de Raabe, “num lado da
muralha”, não foi destruída. (Jos 2:15; 6:22) Sob as ordens de Josué para que a
família de Raabe fosse poupada, os mesmos dois espias levaram Raabe a um lugar
seguro. Depois dum período em que ficaram separadas do acampamento de Israel,
Raabe e sua família tiveram permissão de morar entre os israelitas. (Jos 6:17,
23, 25) Essa ex-prostituta tornou-se então esposa de Salmom e mãe de Boaz,
ancestrais dos reis davídicos; ela é uma das quatro mulheres cujos nomes foram
citados na genealogia de Jesus, registrada por Mateus. (Ru 4:20-22; Mt 1:5, 6)
Ela é também notável exemplo de alguém que, embora não fosse israelita, provou
por obras a sua completa fé em Jeová. “Pela fé”, Paulo nos diz, “Raabe, a
meretriz, não pereceu com os que agiram desobedientemente, porque ela recebeu
os espiões de modo pacífico”. “Não foi também Raabe, a meretriz, declarada
justa pelas obras, depois de ter acolhido hospitaleiramente os mensageiros e os
ter enviado embora por outro caminho?” pergunta Tiago. — He 11:30, 31; Tg 2:25.
11. BOAZ
[Força; Firmeza]
Proprietário de terras, de Belém, de Judá, “homem poderoso
em riqueza”, de cerca do século 14 AC. (Ru 2:1) Boaz era filho de Salma
(Salmom) e de Raabe, e pai de Obede. (Mt 1:5) Foi um elo na linhagem familiar
do Messias, o sétimo na linhagem de descendência de Judá. (1Cr 2:3-11; Lu 3:32,
33) Como ocorreu este desenrolar incomum de eventos, permitindo que Boaz fosse
incluído na genealogia de Jesus, acha-se preservado para nós no livro de Rute.
Boaz tinha um parente chegado de nome Elimeleque, que
faleceu, junto com seus dois filhos, sem deixar herdeiro masculino. Das viúvas
dos dois filhos, uma, Rute, manteve-se apegada à viúva de Elimeleque, Noemi. Era
a época da colheita, e Rute respigava “por acaso” no campo pertencente a Boaz.
(Ru 2:3) Ora, Boaz era um verdadeiro judeu, adorador devoto de Jeová. Ele não
somente cumprimentava seus ceifeiros com a saudação “Jeová seja convosco”, mas,
depois de observar a lealdade de Rute para com Noemi, ele também disse a ela:
“Jeová recompense teu modo de agir e haja para ti um salário perfeito da parte
de Jeová.” (Ru 2:4, 12) Quando Rute relatou estas coisas à sua sogra, Noemi
exclamou: “Bendito seja ele por Jeová . . . Ele é um dos nossos resgatadores.”
(Ru 2:20) Além disso, quando a colheita terminou, Noemi explicou a Rute o modo
costumeiro de trazer este assunto à atenção de Boaz. Quando Boaz dormia na sua
eira, acordou encontrando Rute deitada junto aos seus pés descobertos, pedindo
que ele resgatasse a propriedade de Elimeleque pelo casamento levirato. (Veja
CASAMENTO DE CUNHADO.) Rute substituiria Noemi, a qual estava além da idade de
ter filhos. Sem perder tempo, Boaz, na manhã seguinte, convocou outro parente
ainda mais próximo, mas este, chamado na Bíblia apenas de Fulano, negou-se a
acatar o arranjo divino. Boaz, porém, fez isso prontamente e tomou Rute por
esposa, com a bênção do povo da cidade. Ela deu-lhe um filho chamado Obede, avô
do Rei Davi. — Ru 3:1-4:17.
Em todo o relato, desde sua primeira saudação bondosa aos
trabalhadores, até aceitar a responsabilidade de preservar o nome da família de
Elimeleque, observa-se que Boaz era um homem notável — um homem de ação e de
autoridade, o qual, ainda assim, tinha bom autodomínio, fé e integridade, sendo
generoso e bondoso, moralmente casto, e plenamente obediente, em todos os
sentidos, aos mandamentos de Jeová.
RUTE
Moabita que se casou com Malom depois da morte do pai dele,
Elimeleque, e enquanto Malom, a mãe dele, Noemi, e seu irmão, Quiliom, viviam
em Moabe. Uma fome fizera a família partir de sua cidade natal, Belém, em Judá.
O cunhado de Rute, Quiliom, casara-se com a moabita Orpa. Com o tempo, os dois
irmãos morreram, deixando viúvas sem filhos. Ao saber que o favor de Jeová
novamente se manifestava em Israel, Noemi, acompanhada de suas duas noras,
passou a voltar a Judá. — Ru 1:1-7; 4:9, 10.
Seu Amor Leal. Ao passo que Orpa por fim voltou para seu
povo, por recomendação de Noemi, Rute apegou-se a sua sogra. O profundo amor a
Noemi e o desejo sincero de servir a Jeová em associação com o Seu povo moveram
Rute a deixar os pais e sua terra natal, com pouca perspectiva de obter a
segurança que o casamento poderia proporcionar-lhe. (Ru 1:8-17; 2:11) Tal era seu
amor pela sogra, que mais tarde outros puderam dizer que ela era melhor para
Noemi do que sete filhos. — Ru 4:15. Para saber mais, clique aqui. http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200003776
12. OBEDE
[Servidor]
Pai de Jessé, que foi pai do Rei Davi. Obede foi filho de
Boaz com sua esposa Rute e antepassado de Jesus Cristo. — Ru 4:13-17, 21, 22;
1Cr 2:12; Mt 1:5; Lu 3:32.
13. JESSÉ
[Javé Existe]
Jessé era dono de ovelhas, que vivia em Belém. Depois que o
Rei Saul se desviou da adoração verdadeira, Jeová enviou Samuel à casa de
Jessé, a fim de ungir um dos filhos dele como rei. Jessé apresentou os seus
sete filhos mais velhos, mas, quando Jeová não escolheu a nenhum destes, Jessé
se viu obrigado a chamar o filho mais jovem, Davi, que pastoreava as ovelhas;
este filho era o escolhido de Jeová. — 1Sa 16:1-13. Para saber mais, clique
aqui. http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200002449
14. DAVI [Amado]
O segundo rei do reino unido de Israel. Ele reinou de 1010 a
970 a.C. Tomou Jerusalém e a tornou a capital religiosa do reino. Levou a arca
para lá (2Sm 6) e organizou os serviços de adoração (1Cr 15-16). Ampliou o
reino (2Sm 8; 10; 12) e ajuntou materiais para a construção do TEMPLO (1Cr 22).
Foi governador, guerreiro, músico e poeta. E foi um dos antepassados de Jesus (Mt
1.1). V. SAMUEL, SEGUNDO LIVRO DE.
Este pastor, músico, poeta, soldado, estadista, profeta e
rei destaca-se nas Escrituras Hebraicas com muita proeminência. Tratava-se de
um lutador intrépido no campo de batalha, que demonstrou perseverança sob
adversidades, um líder e comandante dotado de forte e inquebrantável coragem,
não obstante, suficientemente humilde para reconhecer seus erros e
arrepender-se de seus graves pecados, homem capaz de mostrar terna compaixão e
misericórdia, amante da verdade e da justiça, e, acima de tudo, alguém com fé e
confiança implícitas em seu Deus, Jeová. Saiba mais aqui. http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200001130
15. SALOMÃO
[Pacífico]
O terceiro rei do reino unido de Israel. Ele reinou de 970 a
93l a.C., em lugar de Davi, seu pai. Sua mãe foi BATE-SEBA (2Sm 12.24); v.
JEDIDIAS. Salomão foi um rei sábio e rico. Administrou bem o seu reino,
construiu o TEMPLO, mas no final da sua vida foi um fracasso (1Rs 1-11). Saiba
mais em http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200004178
BATE-SEBA
[Filha de Abundância; possivelmente: Filha [Nascida em] o
Sétimo [Dia]].
Filha de Elião (Amiel, 1Cr 3:5); possivelmente neta de
Aitofel. (2Sa 11:3; 23:34) Primeiro, esposa de Urias, o hitita, um dos
poderosos de Davi; depois casada com Davi, após estar envolvida num dos
episódios mais negros da vida de Davi. — 2Sa 23:39.
Em fins de um dia primaveril, Bate-Seba banhava-se, quando
um vizinho, o Rei Davi, do terraço de seu palácio, avistou esta linda mulher,
descrita como tendo “aparência muito boa”. Ao saber que o marido dela estava
longe, na guerra, o rei apaixonado mandou que trouxessem Bate-Seba ao palácio,
onde teve relações sexuais com ela. “Mais tarde ela voltou para a sua casa”, e,
depois de algum tempo, informou Davi que ela estava grávida. Nisso, Davi
maquinou fazer com que Urias dormisse com sua esposa, para encobrir o
adultério, mas, quando esta trama falhou, o rei fez com que Urias fosse morto
em batalha. Assim que passou o período de luto dela, Bate-Seba tornou-se esposa
de Davi e teve o filho. — 2Sa 11:1-27. Saiba mais em https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200000581h=1:0-8:446.
URIAS [Minha Luz é Jeová].
O marido hitita de Bate-Seba. Urias era um dos guerreiros
estrangeiros de Davi. (2Sa 23:39; 1Cr 11:41) Suas palavras, sua conduta e
ter-se casado com uma judia, bem como morar ele em Jerusalém, perto do palácio
do rei, sugerem que adotara a adoração de Jeová Deus como prosélito circunciso.
— 2Sa 11:3, 6-11.
Enquanto Urias se empenhava na batalha contra Amom, em Rabá,
Davi cometeu adultério com sua esposa, Bate-Seba, sendo que Urias nunca veio a
saber disto. Davi então mandou buscá-lo e fez com que Urias fosse a Jerusalém,
após o que o rei lhe perguntou como ia a guerra e o mandou para casa, de modo
que o filho da esposa de Urias parecesse ser do próprio Urias. No entanto,
Urias recusou-se a ir para lá, porque o exército estava no campo. (De 23:9-11;
compare com 1Sa 21:5.) Mesmo quando Davi o embriagou, ele ainda se recusou a
dormir em casa. (2Sa 11:1-13) O crime de Davi contra Urias tornou-se então
duplo, pois Davi o enviou de volta para a guerra com instruções dirigidas a
Joabe, para que este manobrasse as coisas de modo que Urias morresse em
combate. — 2Sa 11:14-26.
16. ROBOÃO
[Libertador do Povo]
Primeiro rei de JUDÁ (3). Reinou 17 anos (931-913 a.C.) em
lugar de Salomão, seu pai. Roboão foi o causador da divisão de Israel, tendo
lutado contra JEROBOÃO I e contra SISAQUE (1Rs 12-14). Saiba mais aqui. http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200003680
17. ABIAS
[Javé É Pai]
Um dos 28 filhos de Roboão, também chamado Abijão, que se
tornou o segundo rei do reino de Judá, de duas tribos, e reinou de 980 a 978 AC.
(1Rs 14:31-15:8) Era descendente régio de Davi, tanto por parte do pai como da
mãe, sendo a 16.a geração de Abraão na linhagem real de Jesus Cristo. (1Cr
3:10; Mt 1:7) Dentre as 18 esposas e 60 concubinas de Roboão, Maacá (chamada
Micaia em 2 Crônicas 13:2), neta de Absalão, era a mais amada, e foi favorecida
acima das demais por ter sido o seu filho, Abias, escolhido qual sucessor ao
trono, embora ele não fosse o primogênito de Roboão. — 2Cr 11:20-22.
18. ASA
[Médico]
Terceiro rei de Judá, que reinou 41 anos (911-870 a.C.),
depois de Abias, seu pai. Asa promoveu uma reforma religiosa (1Rs 15.9-24; 2Cr
14-16).
19. JOSAFÁ
[Javé Julga]
Quarto rei de Judá, que reinou de 870 a 848 a.C., depois de
Asa, seu pai. Mandou ensinar ao povo a Lei do Senhor (2Cr 17-20). Saiba mais em
http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200002383.
20. JORÃO
[Javé É Alto]
Nono rei de Israel, que reinou 12 anos (852 a 841 a.C.)
depois de Acabe, seu pai. Junto com os reis de Judá e Edom ele derrotou os
moabitas (2Rs 3). Foi ele, sem dúvida, o rei que Naamã foi procurar (2Rs 5).
Foi morto por Jeú, que jogou seu corpo na vinha de Nabote (2Rs 9.14-26).
21. USIAS
(AZARIAS) [Javé Ajuda]
Nome comum entre os israelitas, dado a 28 personagens
bíblicos. O principal foi o décimo rei de Judá, também conhecido como Uzias,
que reinou de 781 a 740 a.C., depois de Amazias, seu pai (2Rs 14.21; 15.1-7).
22. JOTÃO
[Javé É Justo]
Décimo primeiro rei de Judá, que reinou de 740 a 736 a.C.,
depois de seu pai Uzias. Os 16 anos de reinado mencionados em 2Rs 15.33 incluem
o tempo em que Jotão foi regente (2Rs 15.5). Em seu tempo viveram os profetas
Isaías (Is 1.1), Oséias (Os 1.1) e Miquéias (Mq 1.1).
23. ACAZ [Ele
Sustenta]
Décimo segundo rei de Judá, que reinou 4 anos junto com
Jotão, seu pai; e depois, sozinho, mais 16 anos (736-716 a.C.). Foi um dos
piores reis de Judá (2Cr 28).
24. EZEQUIAS
[Javé Dá Força]
Décimo terceiro rei de Judá, que reinou 29 anos (716-687
a.C.), depois de Acaz, seu pai (2Rs 18-20). Derrotou o exército de Senaqueribe.
Isaías profetizou durante o seu reinado.
25. MANASSÉS
Décimo quarto rei de Judá, que reinou de 687 a 642 a.C.,
depois de Ezequias, seu pai. Por ter apoiado a idolatria, Manassés e o povo de
Judá foram castigados, mas ele se arrependeu (2Rs 21.1-18; 2Cr 33.1-20).
26. AMOM
[Compatriota? Povo?]
Décimo quinto rei de Judá, que reinou 2 anos (642 a 640
a.C.), depois de Manassés, seu pai (2Rs 21.18-26).
27. JOSIAS
[Javé Cura]
Décimo sexto rei de Judá, que reinou 31 anos (640-609 a.C.)
depois de Amom, seu pai (2Rs 21.26). Promoveu uma reforma religiosa, baseada no
Livro da Lei (2Rs 22-23). Foi morto na batalha travada com o FARAÓ Neco, em
Megido (2Rs 23.28-30).
28. JECONIAS (JOAQUIM
[Javé Estabelece])
Era Neto do bom Rei Josias. (1Cr 3:15-17). Décimo nono rei
de Judá, que reinou três meses em 598
a.C., depois de Jeoaquim, seu pai. Foi um mau rei, sendo levado preso
para a Babilônia (2Rs 24.6-17) e
libertado mais tarde (2Rs 25.27-30). Joaquim
também era chamado de Conias ( RA Jr 37.1) e Jeconias (Jr 22.24,28).
Aqui Mateus não cita na genealogia o pai de JECONIAS (ou JOAQUIM)
29. SALATIEL (SEALTIEL
[Eu Pedi a Deus])
Pai de ZOROBABEL (Ed 3.2); em (Lc 3.27), Salatiel.
30. ZOROBABEL
[Semente da Babilônia?]
Filho de Sealtiel e neto do rei Joaquim (1Cr 3.17-20; Mt
1.12). Em (1Cr 3.17-20) se diz que
Zorobabel era filho de Pedaías e,
portanto, sobrinho de Sealtiel. Essa aparente contradição pode ser explicada pelo fato de que
possivelmente Sealtiel tenha morrido
sem prole. Pedaías casou-se com a
viúva, e assim nasceu Zorobabel, que se tornou filho de Sealtiel pela lei do LEVIRATO. Ou
então a referência em 1Cr é a outra
pessoa, um primo e xará de Zorobabel.
Em 538 a.C. Zorobabel voltou do CATIVEIRO na qualidade de governador dos judeus.
Restabeleceu o culto e reconstruiu o Templo
(Ed 2$-5$) com a ajuda de Ageu (Ag
1$-2$) e de Zacarias (Zc 4$). ($=todo o capítulo citado)
31. ABIÚDE
[meu Pai é majestade]
Descendente de Zorobabel e antepassado de Cristo Jesus. (Mt
1:13) O termo “pai”, conforme usado por Mateus, pode ter o sentido de
“antepassado”. Alguns peritos sugerem que ele talvez seja o “Jodá” de Lucas
3:26. Entretanto, não há necessidade de relacionar estas pessoas como sendo a
mesma pessoa, visto que as genealogias fornecidas por Mateus e por Lucas são
apenas paralelas, não idênticas, ao passo que as de Primeiro Crônicas são
independentes. O filho de Abiúde, Eliaquim, também está incluído como
antepassado do Messias. — Mt 1:13
32. ELIAQUIM
[Deus Estabelece]
Antepassado de José, pai adotivo de Jesus.
33. AZOR
[aquele que oferece ajuda]
Antepassado pós-exílico do pai adotivo de Jesus, José
34. SADOQUE [justo]
Descendente de Zorobabel na genealogia de Cristo
35. AQUIM [o Senhor
estabelecerá]
Um dos antepassados de Cristo, seu nome não é mencionado no
AT
36. ELIÚDE [Deus
é seu louvor]
Filho de Aquim na genealogia de Cristo.
37. ELEAZAR [Deus
Ajuda]
Antepassado de José, pai adotivo de Jesus
38. MATÃ
[presente]
Um dos antepassados de Cristo
39. JACÓ [Enganador;
Agarrador do Calcanhar; Suplantador].
Pai de José, o marido de Maria
40. JOSÉ [Deus
Aumenta; Ele Acrescenta]
Marido de Maria, mãe de Jesus, e descendente de Davi (Mt
1.16-2.23). Era carpinteiro (Mt 13.55).’
Filho de certo Jacó; pai adotivo de Cristo Jesus, marido de
Maria, e, posteriormente, pai de pelo menos quatro filhos, Tiago, José, Simão e
Judas, e também de filhas. (Mt 1:16; 13:55, 56; Lu 4:22; Jo 1:45; 6:42) José
era também chamado filho de Eli (Lu 3:23), sendo este evidentemente o nome de
seu sogro. O justo José, sempre obediente à orientação divina, aderia de perto
à Lei mosaica e se sujeitava aos decretos de César.
José, carpinteiro por profissão e habitante de Nazaré, tinha
recursos financeiros bastante limitados. (Mt 13:55; Lu 2:4; compare Lu 2:24 com
Le 12:8.) Era noivo da virgem Maria (Lu 1:26, 27), mas, antes de se unirem em
matrimônio, ela ficou grávida por espírito santo. Não querendo fazer dela um
espetáculo público, José pretendia divorciar-se dela secretamente. (Veja
DIVÓRCIO.) Todavia, ao receber num sonho uma explicação dum anjo de Jeová, José
levou Maria para sua casa como sua esposa legítima. No entanto, refreou-se de
ter relações sexuais com ela até depois do nascimento do miraculosamente gerado
filho dela. — Mt 1:18-21, 24, 25.
Em obediência ao decreto de César Augusto, para que as
pessoas se registrassem nas suas próprias cidades, José, como descendente do
Rei Davi, viajou com Maria para Belém, da Judéia. Ali Maria deu à luz Jesus e o
deitou numa manjedoura, porque não havia outras acomodações disponíveis.
Naquela noite, pastores, informados por um anjo a respeito do nascimento,
vieram ver o menino recém-nascido. Uns 40 dias mais tarde, conforme exigido
pela Lei mosaica, José e Maria apresentaram Jesus no templo, em Jerusalém,
junto com uma oferta. Tanto José como Maria ficaram admirados ao ouvirem as
palavras proféticas do idoso Simeão sobre as grandes coisas que Jesus faria. —
Lu 2:1-33; compare isso com Le 12:2-4, 6-8.
Parece que algum tempo depois disso, enquanto moravam numa
casa em Belém, Maria e seu filhinho foram visitados por alguns astrólogos
orientais. (Embora Lucas 2:39 talvez pareça indicar que José e Maria voltaram a
Nazaré logo depois de apresentarem Jesus no templo, deve ser lembrado que este texto
faz parte dum relato muito condensado.) A intervenção divina impediu que a
visita deles resultasse na morte de Jesus. Advertido em sonho que Herodes
procurava a criancinha para destruí-la, José acatou as instruções divinas de
fugir com a família para o Egito. — Mt 2:1-15.
Após o falecimento de Herodes, o anjo de Jeová apareceu
novamente num sonho a José, dizendo: “Levanta-te, toma a criancinha e sua mãe,
e vai para a terra de Israel.” No entanto, ao saber que o filho de Herodes,
Arquelau, governava em lugar de seu pai, temeu voltar para a Judéia, e,
“recebendo em sonho um aviso divino, retirou-se para o território da Galiléia e
foi morar numa cidade chamada Nazaré”. — Mt 2:19-23.
Todo ano, José levava toda a família para assistir à
celebração da Páscoa em Jerusalém. Em certa ocasião, ao retornarem a Nazaré,
depois de terem coberto a distância de um dia de viagem de Jerusalém, José e
Maria deram pela falta de Jesus, que tinha 12 anos de idade. Procuraram por ele
diligentemente e por fim o encontraram no templo em Jerusalém, escutando os
instrutores ali e interrogando-os. — Lu 2:41-50.
O registro bíblico não diz nada sobre quanto treinamento
José deu a Jesus. Sem dúvida, porém, ele contribuiu para Jesus progredir em
sabedoria. (Lu 2:51, 52) José ensinou-lhe também a carpintaria, porque Jesus
era conhecido como “o filho do carpinteiro” (Mt 13:55), e como “o carpinteiro”.
— Mr 6:3.
As Escrituras não mencionam especificamente a morte de José.
Mas, parece que ele não sobreviveu a Jesus. Se tivesse vivido além da época da
Páscoa de 33 DC, é pouco provável que Jesus, pregado na cruz, tivesse confiado
Maria aos cuidados do apóstolo João. — Jo 19:26, 27.
MARIA [Rebelde]
Mãe de Jesus e esposa de JOSÉ (2) (Mt 1.18-25), da LINHAGEM
de Davi (Lc 1.27; Rm 1.3). Ela é
"bendita entre as mulheres” (Lc 1.28,42,48). Após o anúncio do anjo (Lc 1.26-38), Maria
engravidou pelo poder do Espírito Santo
(Mt 1.18) e deu à luz a Jesus, em Belém
(Lc 2.4-7). Ela guardou em seu coração
os fatos extraordinários relacionados com o nascimento de Jesus (Lc 2.15,19,51).
Ela esteve com Jesus no casamento em Caná
(Jo 2.1-12). Quando Jesus foi
crucificado, ela estava presente, e então ele a confiou aos cuidados de João (Jo
19.25-27). Finalmente, ela é mencionada
com os primeiros cristãos (At 1.14).
Maria, mãe de Jesus. Ela era filha de Eli, embora a
genealogia fornecida por Lucas aliste o marido de Maria, José, como “filho de
Eli”. A Cyclopædia (Ciclopédia) de M’Clintock e Strong (1881, Vol. III, p. 774)
diz: “É bem conhecido que os judeus, ao elaborarem suas tabelas genealógicas,
levavam em conta apenas os varões, rejeitando o nome da filha quando o sangue
do avô era transmitido ao neto por uma filha, e contando o marido desta filha
em lugar do filho do avô materno (Núm. xxvi, 33; xxvii, 4-7).” Sem dúvida, é
por este motivo que o historiador Lucas diz que José era “filho de Eli”. — Lu
3:23.
Maria era da tribo de Judá e descendente de Davi. Por isso,
podia-se dizer que o filho dela, Jesus, “procedeu do descendente [literalmente:
semente] de Davi segundo a carne”. (Ro 1:3) Através de seu pai adotivo, José,
descendente de Davi, Jesus tinha o direito legal ao trono de Davi, e através de
sua mãe, como “descendência”, “descendente [semente]” e “raiz” de Davi, ele
tinha o direito hereditário natural ao “trono de Davi, seu pai”. — Mt 1:1-16;
Lu 1:32; At 13:22, 23; 2Ti 2:8; Re 5:5; 22:16.
Se a tradição for correta, a esposa de Eli, mãe de Maria,
era Ana, cuja irmã tinha uma filha chamada Elisabete, mãe de João, o Batizador.
Esta tradição tornaria Elisabete a prima de Maria. Que Maria era parente de
Elisabete, que era “das filhas de Arão”, da tribo de Levi, é declarado pelas
próprias Escrituras. (Lu 1:5, 36) Alguns acharam que a irmã de Maria tenha sido
Salomé, esposa de Zebedeu, cujos dois filhos, Tiago e João, foram contados
entre os apóstolos de Jesus. — Mt 27:55, 56; Mr 15:40; 16:1; Jo 19:25. Saiba
mais sobre Maria em: https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200002918
41. JESUS
Deus tornado ser humano (Jo 1.14) para salvar as pessoas (1Jo 4.14). "Jesus" quer
dizer "Javé é Salvador"; é a
forma grega de "Josué” (Mt 1.21). "Cristo" quer dizer
"Ungido"; é o mesmo que o termo hebraico MESSIAS (At 17.3; v. UNGIR). Alguns outros títulos de Jesus: EMANUEL (Mt
1.23); FILHO DE DAVI (Lc 20.41); FILHO DE DEUS (Jo 1.34); FILHO, DO HOMEM (Mt
25.31); SENHOR (At 2.36); VERBO (Jo 1.1; BLH, Palavra); SERVO (Fp 2.7); v. SERVO DO SENHOR;
CORDEIRO de Deus (Jo 1.29); SUMO SACERDOTE (Hb 7.26-8.6); MEDIADOR (1Tm 2.5). Jesus
Cristo é a segunda pessoa da TRINDADE.
Através dele o universo foi criado e é
mantido em existência (Jo 1.3; Cl 1.16-17). Ele é o ANJO do Senhor que aparece no AT (Gn 18$). Esvaziou-se da
sua glória e se humilhou, tomando a
forma de ser humano (Fp 2.6-11). O seu ministério terreno durou mais ou menos 3 anos e meio. Jesus ensinou a
verdade de Deus por preceitos e por
PARÁBOLAS. Ele fez MILAGRES, curando enfermos e endemoninhados, fazendo sempre o bem. Foi rejeitado pela maioria do povo e
pelas autoridades, sendo submetido à
morte de cruz. Foi sepultado, mas
ressuscitou ao terceiro dia. Depois subiu ao céu, onde está para interceder pelos
seus (Hb 7.25). E o salvo está unido com Cristo, que vive nele pelo seu Espírito (Rm 8.9-11; Gl 2.20; 4.6;
Fp 1.19). Na sua segunda vinda Jesus
Cristo julgará os vivos e os mortos (2Tm
4.1).
Mateus termina a genealogia dizendo:
“Assim, houve catorze
gerações desde Abraão até Davi, e catorze, desde Davi até que os israelitas
foram levados para a Babilônia. Daí até o nascimento do Messias, também houve
catorze gerações.” (Mateus 1:17 NTLH)
Como podemos ver, a genealogia acima foi numerada e não termina
com 42 gerações (3 x14). Isso é explicado pelo fato de que Mateus não cita na
genealogia o pai de JECONIAS (ou JOAQUIM), o mesmo era neto do bom Rei Josias.
(1Cr 3:15-17). Considerando então seu pai nessa geração, são contabilizados até
Jesus, 42 gerações, de acordo com o que Mateus cita ao concluir a genealogia de
Cristo.
Foi muito sugestivo e de grande valia para o meu conhecimento e fortalecimento Espiritual conhecer de forma ampliada e profunda da genealogia do Senhor Jesus Cristo.
ResponderExcluirexcelente, obrigada!
ResponderExcluirMaravilhoso Deus abençoe
ResponderExcluirMaravilhoso Deus te abençoe
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