quarta-feira, 31 de outubro de 2018

GENEALOGIA DE JESUS CRISTO (MATEUS 1:1-17)


Aqui neste estudo será possível encontrar um resumo breve de cada personagem citado na genealogia de Jesus em Mateus. Alguns personagens não possuem referencias bíblicas, e estarão acompanhados apenas do significado de seu nome. A ordem dos personagens é a mesma que Mateus escreve, ou seja, começa com Abraão e termina com Jesus Cristo.

Genealogia é uma lista de antepassados de uma pessoa ou de uma família. Os israelitas davam muito valor às genealogias, pelas quais provavam o direito que tinham a heranças (Ed 8.1; Tt 3.9).

A genealogia de Jesus registrada em Mateus começa com Abraão e está dividida em três grupos de catorze gerações (Mt 1.1-17). Lucas vai de José até Adão (Lc 3.23-38).

A genealogia que Mateus descreve parte do pai adotivo de Jesus Cristo: José. Diferentemente da genealogia de Lucas, onde muitos estudiosos declaram que faz parte da genealogia de Maria, mãe de Jesus Cristo. É fato que Jesus é descendente de Davi nas duas genealogias, mas em Mateus, ele descende de Salomão, filho de Davi (Mt 1:6-7), e em Lucas, sua descendência parte de Natã, outro filho de Davi (Lc 3:31).

Como fonte dessa pesquisa, foi usada a Bíblia online- módulo avançado- Versão 3.0, instalada em meu computador, e o site: BIBLIOTECA ON-LINE da Torre de Vigia, onde estão publicados muitos estudos baseado na bíblia.


1.    ABRAÃO [Pai de uma Multidão]

Filho de Terá e descendente de Sem. Deus o chamou em Ur da CALDÉIA para dar começo à nação hebraica (Gn 12.1-25.10). Por causa da sua fidelidade, tornou-se o pai dos crentes de todos os tempos (Gl 3.6-7).

2.    ISAQUE [Riso]

O filho único de Abrão com Sara (Gn 17.19; 18.1-15) e segundo PATRIARCA dos israelitas. Abraão estava pronto para oferecê-lo em SACRIFÍCIO (Gn 22). Isaque casou com Rebeca, de quem teve dois filhos, Esaú e Jacó (Gn 25.19-26).

3.    JACÓ [Enganador]

Filho de Isaque e Rebeca e irmão gêmeo de Esaú (Gn 25.21-26). A Esaú cabia o direito de PRIMOGENITURA por haver nascido primeiro, mas Jacó comprou esse direito por um cozido (Gn 25.29-34). Jacó enganou Isaque para que este o abençoasse (Gn 27.1-41). Ao fugir de Esaú, Jacó teve a visão da escada que tocava o céu (Gn 27.42-28.22). Casou-se com Léia e Raquel, as duas filhas de Labão (Gn 29.1-30). Foi pai de 12 filhos e uma filha. Em Peniel lutou com o Anjo do Senhor, tendo recebido nessa ocasião o nome de ISRAEL (Gn 32). Para fugir da fome, foi morar no Egito, onde morreu (Gn 42-46; 49).

4.    JUDÁ [Elogiado (Louvado); [Objeto de] Elogio (Louvor)].

Quarto filho de Jacó e Lia (Gn 29.35). Aparece como líder entre os irmãos (Gn 37.26-27; 43.3-10; 44.16-34). Casou com mulher Cananéia (Gn 38.1-11) e foi pai de gêmeos com Tamar, sua nora (Gn 38.12-30). Recebeu de Jacó a bênção do CETRO (Gn 49.8-12).

TAMAR [Palmeira]

Nora de Judá, filho de Jacó. Tamar casou-se com Er, primeiro filho de Judá, mas Jeová fez com que Er morresse por causa de sua iniquidade, deixando Tamar viúva. Ela foi então dada a Onã, mas Jeová o entregou à morte porque deixou de realizar o casamento de cunhado, e Tamar continuou sendo uma viúva sem filhos. Judá procrastinou em dá-la ao seu terceiro filho. Tamar ocultou sua identidade e disfarçou-se de prostituta, para conseguir que o próprio Judá tivesse relações sexuais com ela, astutamente ficando com o anel de chancela, o cordão e a vara dele como garantia. Quando Judá soube que Tamar estava grávida, primeiro ordenou que ela fosse apedrejada e, depois, queimada. (Compare isso com Jos 7:15, 25.) Mas, ao saber que, por meio das manobras dela para conseguir um herdeiro ele se tornara o pai da criança, Judá exclamou: “Ela é mais justa do que eu.” No difícil parto que se seguiu, Tamar teve gêmeos: Peres e Zerá. (Gên 38:6-30) A linhagem messiânica é traçada por meio de Peres, seu filho. — Ru 4:12, 18-22; 1Cr 2:4; Mt 1:3.

5.    PEREZ [Abrir Caminho]

Um dos gêmeos de Judá por meio da sua nora Tamar. Durante o parto, Zerá, irmão de Peres, começou a emergir primeiro, mas se recolheu, e Peres saiu primeiro, produzindo uma ruptura perineal em Tamar. (Gên 38:24-30) Peres reteve a primazia sobre o seu irmão e sempre é alistado antes dele, e sua casa tornou-se a mais famosa das duas (Ru 4:12). Foi criticado e condenado a carregar a culpa pela intrepidez, pela esperteza e pelo seu atrevimento.

ZERÁ [possivelmente uma forma abreviada de Zeraías; Já Brilhou].

Filho de Judá e Tamar; irmão gêmeo de Perez. (Gên 38:27-30; Mt 1:3) Zerá foi um dos que “vieram a Jacó ao Egito”. (Gên 46:12, 26) Seus cinco filhos (1Cr 2:4, 6) passaram a formar uma família tribal de Judá (Núm 26:20), que por fim incluiu pessoas tais como Acã (Jos 7:1, 17, 18, 24; 22:20), dois dos líderes do exército de Davi (1Cr 27:11, 13) e alguns dos moradores pós-exílicos de Jerusalém (1Cr 9:3, 6; Ne 11:22, 24). Foi marcado pela parteira para receber a bênção da primogenitura, mas, ela recaiu sobre PEREZ.

6.    ESROM [Pátio; Povoação].

Filho de Peres e cabeça de família dos “esronitas” de Judá; antepassado do Rei Davi e de Jesus Cristo. (Gên 46:12; Núm 26:20, 21; Ru 4:18-22; Mt 1:3; Lu 3:33) À idade de 60 anos, Esrom tomou por esposa a filha de Maquir, e por meio dela tornou-se pai de Segube. (1Cr 2:21) Seus filhos Jerameel, Rão e Quelubai (Calebe) parecem ter nascido antes disso. — 1Cr 2:9, 18, 25.

7.    ARÃO [Alto] ou RÃO (Rute 4:19 RA)

Descendente de Judá através de Peres e de Esrom; viveu quando Israel estava no Egito. Embora Rão não fosse, pelo visto, o primeiro filho de Esrom, a genealogia de Rão, que conduz à linhagem davídica, é alistada primeiro entre os três filhos de Esrom. (1Cr 2:4, 5, 9-17, 25) Tendo a Nasom, Boaz e Davi entre seus descendentes, Rão foi antepassado de Jesus. (Núm 1:7; Ru 4:18-22; Mt 1:3, 4) Seu nome é escrito Arni (Arã em certos manuscritos) na lista dos antepassados de Jesus elaborada por Lucas. — Lu 3:33.

8.    AMINADABE [Meu Povo Está Disposto (É Nobre; Generoso)].

Filho de Rão, da família de Esrom, da tribo de Judá. (1Cr 2:10) O filho dele, Nasom, era maioral dos filhos de Judá durante a jornada no ermo (Núm 1:7; 7:11, 12); sua filha, Eliseba, tornou-se esposa de Arão. (Êx 6:23) Aminadabe era antepassado do Rei Davi e de Cristo Jesus. — Ru 4:19-22; Mt 1:4-16; Lu 3:23-33.

9.    NASOM (NAASSOM) [uma raiz que significa “serpente”; Encantador, Oráculo].

Maioral da tribo de Judá no ermo. Nasom era filho de Aminadabe e estava na quinta geração alistada, depois de Judá. (1Cr 2:3-10) Sua irmã era a esposa de Arão. (Êx 6:23) Nasom constituía um elo na linhagem que levou a Davi e a Jesus, tornando-se pai de Salmom, que se casou com Raabe, e avô de Boaz, o qual, por sua vez, casou-se com Rute. — 1Cr 2:11-15; Ru 4:20; Mt 1:4-6, 16; Lu 3:32. Como maioral de Judá, a principal tribo de Israel, Nasom ajudou Moisés no primeiro registro dos homens combatentes, feito no ermo. Ele apresentou uma contribuição para o serviço do tabernáculo quando se inaugurou o altar, e chefiou o exército de Judá, de 74.600 homens, que liderava a ordem de marcha de Israel. — Núm 1:2-7; 2:3, 4; 7:2, 11, 12-17; 10:14. Um dos antepassados de Davi, que foi líder da tribo de Judá no deserto, sendo sua irmã a esposa de Arão (Rt 4.20; Nm 1.7; Êx 6.23).

10. SALMOM [Salmão =" vestuário: roupa"]

Filho do maioral Nasom, de Judá, nascido provavelmente durante a peregrinação de 40 anos no ermo. Salmom casou-se com Raabe, de Jericó, com quem gerou Boaz. Portanto, ele foi um elo na genealogia que levou a Davi e a Jesus. (Núm 2:3; Ru 4:20-22; Mt 1:4, 5; Lu 3:32) Em 1 Crônicas 2:11, ele é chamado de Salma. Todavia, este Salmom, descendente de Rão, cuja progênie morava em Belém, não deve ser confundido com o Salma mencionado em 1 Crônicas 2:51, 54, como “pai” ou construtor de Belém, porque este último era descendente do irmão de Rão, Calebe. — Veja 1Cr 2:9, 18.

RAABE [Amplo; Espaçoso; Largura].

Prostituta de Jericó que se tornou adoradora de Jeová. Na primavera setentrional de 1473 AC, dois espias israelitas penetraram em Jericó e se alojaram na casa de Raabe. (Jos 2:1) Não se declara quanto tempo permaneceram ali, mas Jericó não era tão grande a ponto de levar muito tempo para ser espionada.

Que Raabe era realmente uma meretriz ou prostituta no sentido comum da palavra tem sido negado em alguns círculos, especialmente entre os tradicionalistas judaicos, mas isto não parece encontrar respaldo nos fatos. A palavra hebraica zoh·náh sempre tem que ver com uma relação ilícita, quer sexual, quer como metáfora de infidelidade espiritual, e, em todos os casos em que indica uma prostituta, ela é assim traduzida. Não é traduzida “anfitriã”, “estalajadeira” ou algo semelhante. Ademais, entre os cananeus, a prostituição não era uma profissão mal afamada.
Os dois hóspedes de Raabe foram reconhecidos por outros como israelitas, de modo que relataram o assunto ao rei. No entanto, Raabe prontamente escondeu os homens entre as hastes de linho que estavam secando no terraço, de modo que, quando as autoridades ali chegaram para capturar os homens, ela conseguiu encaminhá-las noutra direção, sem despertar suspeitas. Em tudo isto, Raabe demonstrou maior devoção ao Deus de Israel do que à sua própria comunidade condenada. — Jos 2:2-7.

Não se tem certeza de quando Raabe ficara cônscia do objetivo dos espias ali, e das intenções de Israel para com Jericó. Mas ela passou a confessar-lhes o grande temor e horror existentes na cidade, devido às notícias sobre os atos salvadores de Jeová em favor de Israel durante os 40 ou mais anos passados. Pediu que os espias lhe jurassem que ela e toda a sua família seriam preservadas — pai, mãe e todos os demais. Eles concordaram com isto, desde que ela reunisse toda a família em sua casa, pendurasse um cordão escarlate na janela, e mantivesse sigilo sobre a visita deles, o que ela prometeu fazer. Protegendo ainda mais os espias, permitiu que eles fugissem por uma janela (a casa dela ficava sobre a muralha da cidade) e lhes disse como poderiam evitar o grupo de busca que se dirigira para os vaus do Jordão. — Jos 2:8-22.

Os espias relataram a Josué tudo o que tinha ocorrido. (Jos 2:23, 24) Daí, quando a muralha de Jericó caiu, a casa de Raabe, “num lado da muralha”, não foi destruída. (Jos 2:15; 6:22) Sob as ordens de Josué para que a família de Raabe fosse poupada, os mesmos dois espias levaram Raabe a um lugar seguro. Depois dum período em que ficaram separadas do acampamento de Israel, Raabe e sua família tiveram permissão de morar entre os israelitas. (Jos 6:17, 23, 25) Essa ex-prostituta tornou-se então esposa de Salmom e mãe de Boaz, ancestrais dos reis davídicos; ela é uma das quatro mulheres cujos nomes foram citados na genealogia de Jesus, registrada por Mateus. (Ru 4:20-22; Mt 1:5, 6) Ela é também notável exemplo de alguém que, embora não fosse israelita, provou por obras a sua completa fé em Jeová. “Pela fé”, Paulo nos diz, “Raabe, a meretriz, não pereceu com os que agiram desobedientemente, porque ela recebeu os espiões de modo pacífico”. “Não foi também Raabe, a meretriz, declarada justa pelas obras, depois de ter acolhido hospitaleiramente os mensageiros e os ter enviado embora por outro caminho?” pergunta Tiago. — He 11:30, 31; Tg 2:25.

11. BOAZ [Força; Firmeza]

Proprietário de terras, de Belém, de Judá, “homem poderoso em riqueza”, de cerca do século 14 AC. (Ru 2:1) Boaz era filho de Salma (Salmom) e de Raabe, e pai de Obede. (Mt 1:5) Foi um elo na linhagem familiar do Messias, o sétimo na linhagem de descendência de Judá. (1Cr 2:3-11; Lu 3:32, 33) Como ocorreu este desenrolar incomum de eventos, permitindo que Boaz fosse incluído na genealogia de Jesus, acha-se preservado para nós no livro de Rute.

Boaz tinha um parente chegado de nome Elimeleque, que faleceu, junto com seus dois filhos, sem deixar herdeiro masculino. Das viúvas dos dois filhos, uma, Rute, manteve-se apegada à viúva de Elimeleque, Noemi. Era a época da colheita, e Rute respigava “por acaso” no campo pertencente a Boaz. (Ru 2:3) Ora, Boaz era um verdadeiro judeu, adorador devoto de Jeová. Ele não somente cumprimentava seus ceifeiros com a saudação “Jeová seja convosco”, mas, depois de observar a lealdade de Rute para com Noemi, ele também disse a ela: “Jeová recompense teu modo de agir e haja para ti um salário perfeito da parte de Jeová.” (Ru 2:4, 12) Quando Rute relatou estas coisas à sua sogra, Noemi exclamou: “Bendito seja ele por Jeová . . . Ele é um dos nossos resgatadores.” (Ru 2:20) Além disso, quando a colheita terminou, Noemi explicou a Rute o modo costumeiro de trazer este assunto à atenção de Boaz. Quando Boaz dormia na sua eira, acordou encontrando Rute deitada junto aos seus pés descobertos, pedindo que ele resgatasse a propriedade de Elimeleque pelo casamento levirato. (Veja CASAMENTO DE CUNHADO.) Rute substituiria Noemi, a qual estava além da idade de ter filhos. Sem perder tempo, Boaz, na manhã seguinte, convocou outro parente ainda mais próximo, mas este, chamado na Bíblia apenas de Fulano, negou-se a acatar o arranjo divino. Boaz, porém, fez isso prontamente e tomou Rute por esposa, com a bênção do povo da cidade. Ela deu-lhe um filho chamado Obede, avô do Rei Davi. — Ru 3:1-4:17.

Em todo o relato, desde sua primeira saudação bondosa aos trabalhadores, até aceitar a responsabilidade de preservar o nome da família de Elimeleque, observa-se que Boaz era um homem notável — um homem de ação e de autoridade, o qual, ainda assim, tinha bom autodomínio, fé e integridade, sendo generoso e bondoso, moralmente casto, e plenamente obediente, em todos os sentidos, aos mandamentos de Jeová.

RUTE

Moabita que se casou com Malom depois da morte do pai dele, Elimeleque, e enquanto Malom, a mãe dele, Noemi, e seu irmão, Quiliom, viviam em Moabe. Uma fome fizera a família partir de sua cidade natal, Belém, em Judá. O cunhado de Rute, Quiliom, casara-se com a moabita Orpa. Com o tempo, os dois irmãos morreram, deixando viúvas sem filhos. Ao saber que o favor de Jeová novamente se manifestava em Israel, Noemi, acompanhada de suas duas noras, passou a voltar a Judá. — Ru 1:1-7; 4:9, 10.

Seu Amor Leal. Ao passo que Orpa por fim voltou para seu povo, por recomendação de Noemi, Rute apegou-se a sua sogra. O profundo amor a Noemi e o desejo sincero de servir a Jeová em associação com o Seu povo moveram Rute a deixar os pais e sua terra natal, com pouca perspectiva de obter a segurança que o casamento poderia proporcionar-lhe. (Ru 1:8-17; 2:11) Tal era seu amor pela sogra, que mais tarde outros puderam dizer que ela era melhor para Noemi do que sete filhos. — Ru 4:15. Para saber mais, clique aqui. http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200003776

12. OBEDE [Servidor]

Pai de Jessé, que foi pai do Rei Davi. Obede foi filho de Boaz com sua esposa Rute e antepassado de Jesus Cristo. — Ru 4:13-17, 21, 22; 1Cr 2:12; Mt 1:5; Lu 3:32.

13. JESSÉ [Javé Existe]

Jessé era dono de ovelhas, que vivia em Belém. Depois que o Rei Saul se desviou da adoração verdadeira, Jeová enviou Samuel à casa de Jessé, a fim de ungir um dos filhos dele como rei. Jessé apresentou os seus sete filhos mais velhos, mas, quando Jeová não escolheu a nenhum destes, Jessé se viu obrigado a chamar o filho mais jovem, Davi, que pastoreava as ovelhas; este filho era o escolhido de Jeová. — 1Sa 16:1-13. Para saber mais, clique aqui. http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200002449

14. DAVI [Amado]

O segundo rei do reino unido de Israel. Ele reinou de 1010 a 970 a.C. Tomou Jerusalém e a tornou a capital religiosa do reino. Levou a arca para lá (2Sm 6) e organizou os serviços de adoração (1Cr 15-16). Ampliou o reino (2Sm 8; 10; 12) e ajuntou materiais para a construção do TEMPLO (1Cr 22). Foi governador, guerreiro, músico e poeta. E foi um dos antepassados de Jesus (Mt 1.1). V. SAMUEL, SEGUNDO LIVRO DE.

Este pastor, músico, poeta, soldado, estadista, profeta e rei destaca-se nas Escrituras Hebraicas com muita proeminência. Tratava-se de um lutador intrépido no campo de batalha, que demonstrou perseverança sob adversidades, um líder e comandante dotado de forte e inquebrantável coragem, não obstante, suficientemente humilde para reconhecer seus erros e arrepender-se de seus graves pecados, homem capaz de mostrar terna compaixão e misericórdia, amante da verdade e da justiça, e, acima de tudo, alguém com fé e confiança implícitas em seu Deus, Jeová. Saiba mais aqui. http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200001130

15. SALOMÃO [Pacífico]

O terceiro rei do reino unido de Israel. Ele reinou de 970 a 93l a.C., em lugar de Davi, seu pai. Sua mãe foi BATE-SEBA (2Sm 12.24); v. JEDIDIAS. Salomão foi um rei sábio e rico. Administrou bem o seu reino, construiu o TEMPLO, mas no final da sua vida foi um fracasso (1Rs 1-11). Saiba mais em http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200004178

BATE-SEBA

[Filha de Abundância; possivelmente: Filha [Nascida em] o Sétimo [Dia]].

Filha de Elião (Amiel, 1Cr 3:5); possivelmente neta de Aitofel. (2Sa 11:3; 23:34) Primeiro, esposa de Urias, o hitita, um dos poderosos de Davi; depois casada com Davi, após estar envolvida num dos episódios mais negros da vida de Davi. — 2Sa 23:39.

Em fins de um dia primaveril, Bate-Seba banhava-se, quando um vizinho, o Rei Davi, do terraço de seu palácio, avistou esta linda mulher, descrita como tendo “aparência muito boa”. Ao saber que o marido dela estava longe, na guerra, o rei apaixonado mandou que trouxessem Bate-Seba ao palácio, onde teve relações sexuais com ela. “Mais tarde ela voltou para a sua casa”, e, depois de algum tempo, informou Davi que ela estava grávida. Nisso, Davi maquinou fazer com que Urias dormisse com sua esposa, para encobrir o adultério, mas, quando esta trama falhou, o rei fez com que Urias fosse morto em batalha. Assim que passou o período de luto dela, Bate-Seba tornou-se esposa de Davi e teve o filho. — 2Sa 11:1-27. Saiba mais em https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200000581h=1:0-8:446.

URIAS [Minha Luz é Jeová].

O marido hitita de Bate-Seba. Urias era um dos guerreiros estrangeiros de Davi. (2Sa 23:39; 1Cr 11:41) Suas palavras, sua conduta e ter-se casado com uma judia, bem como morar ele em Jerusalém, perto do palácio do rei, sugerem que adotara a adoração de Jeová Deus como prosélito circunciso. — 2Sa 11:3, 6-11.

Enquanto Urias se empenhava na batalha contra Amom, em Rabá, Davi cometeu adultério com sua esposa, Bate-Seba, sendo que Urias nunca veio a saber disto. Davi então mandou buscá-lo e fez com que Urias fosse a Jerusalém, após o que o rei lhe perguntou como ia a guerra e o mandou para casa, de modo que o filho da esposa de Urias parecesse ser do próprio Urias. No entanto, Urias recusou-se a ir para lá, porque o exército estava no campo. (De 23:9-11; compare com 1Sa 21:5.) Mesmo quando Davi o embriagou, ele ainda se recusou a dormir em casa. (2Sa 11:1-13) O crime de Davi contra Urias tornou-se então duplo, pois Davi o enviou de volta para a guerra com instruções dirigidas a Joabe, para que este manobrasse as coisas de modo que Urias morresse em combate. — 2Sa 11:14-26.

16. ROBOÃO [Libertador do Povo]

Primeiro rei de JUDÁ (3). Reinou 17 anos (931-913 a.C.) em lugar de Salomão, seu pai. Roboão foi o causador da divisão de Israel, tendo lutado contra JEROBOÃO I e contra SISAQUE (1Rs 12-14). Saiba mais aqui. http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200003680

17. ABIAS [Javé É Pai]

Um dos 28 filhos de Roboão, também chamado Abijão, que se tornou o segundo rei do reino de Judá, de duas tribos, e reinou de 980 a 978 AC. (1Rs 14:31-15:8) Era descendente régio de Davi, tanto por parte do pai como da mãe, sendo a 16.a geração de Abraão na linhagem real de Jesus Cristo. (1Cr 3:10; Mt 1:7) Dentre as 18 esposas e 60 concubinas de Roboão, Maacá (chamada Micaia em 2 Crônicas 13:2), neta de Absalão, era a mais amada, e foi favorecida acima das demais por ter sido o seu filho, Abias, escolhido qual sucessor ao trono, embora ele não fosse o primogênito de Roboão. — 2Cr 11:20-22.

18. ASA [Médico]

Terceiro rei de Judá, que reinou 41 anos (911-870 a.C.), depois de Abias, seu pai. Asa promoveu uma reforma religiosa (1Rs 15.9-24; 2Cr 14-16).

19. JOSAFÁ [Javé Julga]

Quarto rei de Judá, que reinou de 870 a 848 a.C., depois de Asa, seu pai. Mandou ensinar ao povo a Lei do Senhor (2Cr 17-20). Saiba mais em http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200002383.

20. JORÃO [Javé É Alto]

Nono rei de Israel, que reinou 12 anos (852 a 841 a.C.) depois de Acabe, seu pai. Junto com os reis de Judá e Edom ele derrotou os moabitas (2Rs 3). Foi ele, sem dúvida, o rei que Naamã foi procurar (2Rs 5). Foi morto por Jeú, que jogou seu corpo na vinha de Nabote (2Rs 9.14-26).

21. USIAS (AZARIAS) [Javé Ajuda]

Nome comum entre os israelitas, dado a 28 personagens bíblicos. O principal foi o décimo rei de Judá, também conhecido como Uzias, que reinou de 781 a 740 a.C., depois de Amazias, seu pai (2Rs 14.21; 15.1-7).

22. JOTÃO [Javé É Justo]

Décimo primeiro rei de Judá, que reinou de 740 a 736 a.C., depois de seu pai Uzias. Os 16 anos de reinado mencionados em 2Rs 15.33 incluem o tempo em que Jotão foi regente (2Rs 15.5). Em seu tempo viveram os profetas Isaías (Is 1.1), Oséias (Os 1.1) e Miquéias (Mq 1.1).

23. ACAZ [Ele Sustenta]

Décimo segundo rei de Judá, que reinou 4 anos junto com Jotão, seu pai; e depois, sozinho, mais 16 anos (736-716 a.C.). Foi um dos piores reis de Judá (2Cr 28).

24. EZEQUIAS [Javé Dá Força]

Décimo terceiro rei de Judá, que reinou 29 anos (716-687 a.C.), depois de Acaz, seu pai (2Rs 18-20). Derrotou o exército de Senaqueribe. Isaías profetizou durante o seu reinado.

25. MANASSÉS

Décimo quarto rei de Judá, que reinou de 687 a 642 a.C., depois de Ezequias, seu pai. Por ter apoiado a idolatria, Manassés e o povo de Judá foram castigados, mas ele se arrependeu (2Rs 21.1-18; 2Cr 33.1-20).

26. AMOM [Compatriota? Povo?]

Décimo quinto rei de Judá, que reinou 2 anos (642 a 640 a.C.), depois de Manassés, seu pai (2Rs 21.18-26).

27. JOSIAS [Javé Cura]

Décimo sexto rei de Judá, que reinou 31 anos (640-609 a.C.) depois de Amom, seu pai (2Rs 21.26). Promoveu uma reforma religiosa, baseada no Livro da Lei (2Rs 22-23). Foi morto na batalha travada com o FARAÓ Neco, em Megido (2Rs 23.28-30).

28. JECONIAS (JOAQUIM [Javé Estabelece])

Era Neto do bom Rei Josias. (1Cr 3:15-17). Décimo nono rei de Judá, que reinou três meses em 598   a.C., depois de Jeoaquim, seu pai. Foi um mau rei, sendo levado preso para a Babilônia (2Rs 24.6-17)   e libertado mais tarde (2Rs 25.27-30). Joaquim   também era chamado de Conias ( RA Jr 37.1) e   Jeconias (Jr 22.24,28).
Aqui Mateus não cita na genealogia o pai de JECONIAS (ou JOAQUIM)

29. SALATIEL (SEALTIEL [Eu Pedi a Deus])

Pai de ZOROBABEL (Ed 3.2); em (Lc 3.27), Salatiel.

30. ZOROBABEL [Semente da Babilônia?]

Filho de Sealtiel e neto do rei Joaquim (1Cr 3.17-20; Mt 1.12).   Em (1Cr 3.17-20) se diz que Zorobabel era filho de Pedaías   e, portanto, sobrinho de Sealtiel. Essa aparente contradição   pode ser explicada pelo fato de que possivelmente   Sealtiel tenha morrido sem prole. Pedaías casou-se   com a viúva, e assim nasceu Zorobabel, que se tornou   filho de Sealtiel pela lei do LEVIRATO. Ou então   a referência em 1Cr é a outra pessoa, um primo e xará   de Zorobabel. Em 538 a.C. Zorobabel voltou do CATIVEIRO   na qualidade de governador dos judeus. Restabeleceu   o culto e reconstruiu o Templo (Ed 2$-5$) com a   ajuda de Ageu (Ag 1$-2$) e de Zacarias (Zc 4$). ($=todo o capítulo citado)

31. ABIÚDE [meu Pai é majestade]

Descendente de Zorobabel e antepassado de Cristo Jesus. (Mt 1:13) O termo “pai”, conforme usado por Mateus, pode ter o sentido de “antepassado”. Alguns peritos sugerem que ele talvez seja o “Jodá” de Lucas 3:26. Entretanto, não há necessidade de relacionar estas pessoas como sendo a mesma pessoa, visto que as genealogias fornecidas por Mateus e por Lucas são apenas paralelas, não idênticas, ao passo que as de Primeiro Crônicas são independentes. O filho de Abiúde, Eliaquim, também está incluído como antepassado do Messias. — Mt 1:13

32. ELIAQUIM [Deus Estabelece]

Antepassado de José, pai adotivo de Jesus.

33. AZOR [aquele que oferece ajuda]

Antepassado pós-exílico do pai adotivo de Jesus, José

34. SADOQUE [justo]

Descendente de Zorobabel na genealogia de Cristo

35. AQUIM [o Senhor estabelecerá]

Um dos antepassados de Cristo, seu nome não é mencionado no AT

36. ELIÚDE [Deus é seu louvor]

Filho de Aquim na genealogia de Cristo.

37. ELEAZAR [Deus Ajuda]

Antepassado de José, pai adotivo de Jesus

38. MATÃ [presente]

Um dos antepassados de Cristo

39. JACÓ [Enganador; Agarrador do Calcanhar; Suplantador].

Pai de José, o marido de Maria

40. JOSÉ [Deus Aumenta; Ele Acrescenta]

Marido de Maria, mãe de Jesus, e descendente de Davi (Mt 1.16-2.23). Era carpinteiro (Mt 13.55).’

Filho de certo Jacó; pai adotivo de Cristo Jesus, marido de Maria, e, posteriormente, pai de pelo menos quatro filhos, Tiago, José, Simão e Judas, e também de filhas. (Mt 1:16; 13:55, 56; Lu 4:22; Jo 1:45; 6:42) José era também chamado filho de Eli (Lu 3:23), sendo este evidentemente o nome de seu sogro. O justo José, sempre obediente à orientação divina, aderia de perto à Lei mosaica e se sujeitava aos decretos de César.

José, carpinteiro por profissão e habitante de Nazaré, tinha recursos financeiros bastante limitados. (Mt 13:55; Lu 2:4; compare Lu 2:24 com Le 12:8.) Era noivo da virgem Maria (Lu 1:26, 27), mas, antes de se unirem em matrimônio, ela ficou grávida por espírito santo. Não querendo fazer dela um espetáculo público, José pretendia divorciar-se dela secretamente. (Veja DIVÓRCIO.) Todavia, ao receber num sonho uma explicação dum anjo de Jeová, José levou Maria para sua casa como sua esposa legítima. No entanto, refreou-se de ter relações sexuais com ela até depois do nascimento do miraculosamente gerado filho dela. — Mt 1:18-21, 24, 25.

Em obediência ao decreto de César Augusto, para que as pessoas se registrassem nas suas próprias cidades, José, como descendente do Rei Davi, viajou com Maria para Belém, da Judéia. Ali Maria deu à luz Jesus e o deitou numa manjedoura, porque não havia outras acomodações disponíveis. Naquela noite, pastores, informados por um anjo a respeito do nascimento, vieram ver o menino recém-nascido. Uns 40 dias mais tarde, conforme exigido pela Lei mosaica, José e Maria apresentaram Jesus no templo, em Jerusalém, junto com uma oferta. Tanto José como Maria ficaram admirados ao ouvirem as palavras proféticas do idoso Simeão sobre as grandes coisas que Jesus faria. — Lu 2:1-33; compare isso com Le 12:2-4, 6-8.

Parece que algum tempo depois disso, enquanto moravam numa casa em Belém, Maria e seu filhinho foram visitados por alguns astrólogos orientais. (Embora Lucas 2:39 talvez pareça indicar que José e Maria voltaram a Nazaré logo depois de apresentarem Jesus no templo, deve ser lembrado que este texto faz parte dum relato muito condensado.) A intervenção divina impediu que a visita deles resultasse na morte de Jesus. Advertido em sonho que Herodes procurava a criancinha para destruí-la, José acatou as instruções divinas de fugir com a família para o Egito. — Mt 2:1-15.

Após o falecimento de Herodes, o anjo de Jeová apareceu novamente num sonho a José, dizendo: “Levanta-te, toma a criancinha e sua mãe, e vai para a terra de Israel.” No entanto, ao saber que o filho de Herodes, Arquelau, governava em lugar de seu pai, temeu voltar para a Judéia, e, “recebendo em sonho um aviso divino, retirou-se para o território da Galiléia e foi morar numa cidade chamada Nazaré”. — Mt 2:19-23.

Todo ano, José levava toda a família para assistir à celebração da Páscoa em Jerusalém. Em certa ocasião, ao retornarem a Nazaré, depois de terem coberto a distância de um dia de viagem de Jerusalém, José e Maria deram pela falta de Jesus, que tinha 12 anos de idade. Procuraram por ele diligentemente e por fim o encontraram no templo em Jerusalém, escutando os instrutores ali e interrogando-os. — Lu 2:41-50.

O registro bíblico não diz nada sobre quanto treinamento José deu a Jesus. Sem dúvida, porém, ele contribuiu para Jesus progredir em sabedoria. (Lu 2:51, 52) José ensinou-lhe também a carpintaria, porque Jesus era conhecido como “o filho do carpinteiro” (Mt 13:55), e como “o carpinteiro”. — Mr 6:3.

As Escrituras não mencionam especificamente a morte de José. Mas, parece que ele não sobreviveu a Jesus. Se tivesse vivido além da época da Páscoa de 33 DC, é pouco provável que Jesus, pregado na cruz, tivesse confiado Maria aos cuidados do apóstolo João. — Jo 19:26, 27.

MARIA [Rebelde]

Mãe de Jesus e esposa de JOSÉ (2) (Mt 1.18-25), da LINHAGEM de Davi (Lc 1.27; Rm 1.3). Ela   é "bendita entre as mulheres” (Lc 1.28,42,48).   Após o anúncio do anjo (Lc 1.26-38), Maria engravidou   pelo poder do Espírito Santo (Mt 1.18) e deu   à luz a Jesus, em Belém (Lc 2.4-7). Ela guardou   em seu coração os fatos extraordinários relacionados   com o nascimento de Jesus (Lc 2.15,19,51). Ela   esteve com Jesus no casamento em Caná (Jo 2.1-12).   Quando Jesus foi crucificado, ela estava presente, e então ele a confiou aos cuidados de João (Jo 19.25-27).   Finalmente, ela é mencionada com os primeiros cristãos (At 1.14).

Maria, mãe de Jesus. Ela era filha de Eli, embora a genealogia fornecida por Lucas aliste o marido de Maria, José, como “filho de Eli”. A Cyclopædia (Ciclopédia) de M’Clintock e Strong (1881, Vol. III, p. 774) diz: “É bem conhecido que os judeus, ao elaborarem suas tabelas genealógicas, levavam em conta apenas os varões, rejeitando o nome da filha quando o sangue do avô era transmitido ao neto por uma filha, e contando o marido desta filha em lugar do filho do avô materno (Núm. xxvi, 33; xxvii, 4-7).” Sem dúvida, é por este motivo que o historiador Lucas diz que José era “filho de Eli”. — Lu 3:23.

Maria era da tribo de Judá e descendente de Davi. Por isso, podia-se dizer que o filho dela, Jesus, “procedeu do descendente [literalmente: semente] de Davi segundo a carne”. (Ro 1:3) Através de seu pai adotivo, José, descendente de Davi, Jesus tinha o direito legal ao trono de Davi, e através de sua mãe, como “descendência”, “descendente [semente]” e “raiz” de Davi, ele tinha o direito hereditário natural ao “trono de Davi, seu pai”. — Mt 1:1-16; Lu 1:32; At 13:22, 23; 2Ti 2:8; Re 5:5; 22:16.

Se a tradição for correta, a esposa de Eli, mãe de Maria, era Ana, cuja irmã tinha uma filha chamada Elisabete, mãe de João, o Batizador. Esta tradição tornaria Elisabete a prima de Maria. Que Maria era parente de Elisabete, que era “das filhas de Arão”, da tribo de Levi, é declarado pelas próprias Escrituras. (Lu 1:5, 36) Alguns acharam que a irmã de Maria tenha sido Salomé, esposa de Zebedeu, cujos dois filhos, Tiago e João, foram contados entre os apóstolos de Jesus. — Mt 27:55, 56; Mr 15:40; 16:1; Jo 19:25. Saiba mais sobre Maria em: https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200002918


41. JESUS

Deus tornado ser humano (Jo 1.14) para salvar   as pessoas (1Jo 4.14). "Jesus" quer dizer "Javé   é Salvador"; é a forma grega de "Josué” (Mt 1.21).   "Cristo" quer dizer "Ungido"; é o mesmo que o termo   hebraico MESSIAS (At 17.3; v. UNGIR).   Alguns outros títulos de Jesus: EMANUEL (Mt 1.23); FILHO DE DAVI (Lc 20.41); FILHO DE DEUS (Jo 1.34); FILHO, DO HOMEM (Mt 25.31); SENHOR (At 2.36); VERBO (Jo 1.1;   BLH, Palavra); SERVO (Fp 2.7); v. SERVO DO SENHOR; CORDEIRO de Deus (Jo 1.29); SUMO SACERDOTE (Hb 7.26-8.6); MEDIADOR (1Tm 2.5). Jesus   Cristo é a segunda pessoa da TRINDADE. Através   dele o universo foi criado e é mantido em existência (Jo 1.3; Cl 1.16-17). Ele é o ANJO do Senhor   que aparece no AT (Gn 18$). Esvaziou-se da sua   glória e se humilhou, tomando a forma de ser humano (Fp 2.6-11). O seu ministério terreno durou mais   ou menos 3 anos e meio. Jesus ensinou a verdade de   Deus por preceitos e por PARÁBOLAS. Ele fez MILAGRES, curando enfermos e endemoninhados, fazendo sempre   o bem. Foi rejeitado pela maioria do povo e pelas   autoridades, sendo submetido à morte de cruz. Foi   sepultado, mas ressuscitou ao terceiro dia. Depois   subiu ao céu, onde está para interceder pelos seus (Hb 7.25). E o salvo está unido com Cristo, que   vive nele   pelo seu Espírito (Rm 8.9-11; Gl 2.20; 4.6; Fp 1.19).   Na sua segunda vinda Jesus Cristo julgará os vivos   e os mortos (2Tm 4.1).


Mateus termina a genealogia dizendo:

“Assim, houve catorze gerações desde Abraão até Davi, e catorze, desde Davi até que os israelitas foram levados para a Babilônia. Daí até o nascimento do Messias, também houve catorze gerações.” (Mateus 1:17 NTLH)

Como podemos ver, a genealogia acima foi numerada e não termina com 42 gerações (3 x14). Isso é explicado pelo fato de que Mateus não cita na genealogia o pai de JECONIAS (ou JOAQUIM), o mesmo era neto do bom Rei Josias. (1Cr 3:15-17). Considerando então seu pai nessa geração, são contabilizados até Jesus, 42 gerações, de acordo com o que Mateus cita ao concluir a genealogia de Cristo.

4 comentários:

  1. Foi muito sugestivo e de grande valia para o meu conhecimento e fortalecimento Espiritual conhecer de forma ampliada e profunda da genealogia do Senhor Jesus Cristo.

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  2. Maravilhoso Deus abençoe

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