sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

MATEUS 8 (23-34)



Assunto principal:
·        Até os ventos e o mar lhe obedecem (23-27)
·        Os demônios e a manada de porcos (28-34)
  
“ De repente, uma grande tempestade agitou o lago, de tal maneira que as ondas começaram a cobrir o barco. E Jesus estava dormindo. ” (Mateus 8:24 NTLH)

Imagine uma tempestade onde as ondas chegam a cobrir o barco. É uma situação difícil, perigosa, que requer muitos cuidados, atenção e muita habilidade de quem está no barco para deixa-lo sempre na direção das ondas. Parecia uma situação onde ter medo seria o normal. Isso na natureza humana, pois para Jesus parecia tudo bem, quem consegue dormir numa situação dessa? Somente quem não teme mal algum.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

MATEUS 8 (18-22)



18   Jesus viu a multidão em volta dele e mandou os discípulos irem para o lado leste do lago.” 19  Um mestre da Lei chegou perto dele e disse: —Mestre, estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar aonde o senhor for!  20  Jesus respondeu: —As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar.  21  E outro, que era seguidor de Jesus, disse: —Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai.  22  Jesus respondeu: —Venha comigo e deixe que os mortos sepultem os seus mortos.”

Naquela época, seguir Jesus era literalmente isso: ir onde Ele ia. Hoje não podemos mais seguir a Jesus, Ele está no céu ao lado de seu Pai e nosso Deus. Nosso dever hoje é ser imitador de Cristo, como Paulo era (1 Coríntios 11:1 RA).

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

MATEUS 8 (16-17)


Assunto principal:

   Com a palavra Jesus expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes (16-17)
  
“16 Depois do pôr-do-sol, o povo levou até Jesus muitas pessoas que estavam dominadas por demônios. E ele, apenas com uma palavra, expulsava os espíritos maus e curava todas as pessoas que estavam doentes. 17 Jesus fez isso para cumprir o que o profeta Isaías tinha dito: “Ele levou as nossas doenças e carregou as nossas enfermidades. ”” (Mateus 8:16-17 NTLH)

Alguns autores afirmam que as doenças e enfermidades que Jesus tinha carregado sobre si eram apenas das pessoas em sua volta daquela época (Mateus 9:35). Para eles, a morte de Jesus na cruz não representa a cura para doenças, e por causa dessa passagem, muitas pessoas estão equivocadas, elas acabam acreditando que Jesus tenha levado todas as doenças embora, mas a sua não leva e no fim, acabam frustradas com isso e abandonam a fé.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

MATEUS 8 (14-16)



·        A cura da sogra de Pedro (14-15)
·        O Poder da Palavra (16)

“Jesus foi à casa de Pedro e viu a sogra dele de cama, com febre.” (Mateus 8:14 NTLH)

Existe a tradição na igreja católica de que os papas não podem casar, assim como os padres. Vemos nessa passagem que essa tradição está

MATEUS 8 (1-13)


Assunto principal:
·        Grandes multidões o seguiram (v.1)
·        A cura de um leproso (2-4)
·        A cura do empregado do centurião (5-13)
 
“Ora, descendo ele do monte, grandes multidões o seguiram.” (Mateus 8:1 RA)

Antes de seu sacrifício na cruz, muitas pessoas tinham por assim dizer comunhão com Ele, mas quando Ele foi

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

MATEUS 7 (24-27)



Qual é o assunto principal?
·        Construir a sua casa na rocha (v. 24-27)
·        Jesus ensinava com autoridade (v. 28-29)

Construir a sua casa na rocha (v. 24-27)

“—Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. ” (Mateus 7:24 NTLH)

Jesus compara nossos problemas com

MATEUS 7 (1-23)


Qual é o assunto principal?

·        Não julgue para não ser julgado (v. 1-5)
·        Não deis aos cães o que é santo (v. 6)
·        Peçam e vocês receberão (v.7-11)
·        Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês (v.12)
·        Entre pela porta estreita (v. 13-14)
·        Cuidado com os falsos profetas (v. 15-23)
                                     
No capítulo 1:21 de Mateus, compreendemos que a salvação por Jesus virá apenas

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

MATEUS 6


O capítulo 6 de Mateus é a continuação do sermão que Cristo está dando a Seus discípulos (Mt 5:1-2), os assuntos aqui ditos são:

·        Como ofertar (v.1-4)
·        Oração modelo (v.5-13)
·        O poder do perdão (v.14-15)
·        Como jejuar (v.16-18)
·        Acumuleis tesouros no céu (v. 19-24)
·        Não andais ansioso (v.25-34)

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

MATEUS 5 (17-48)


O Sermão do monte 17-48

Sabemos que é o próprio Jesus Cristo que está dando o Sermão (v.1), mas temos que saber que é para seus discípulos que ele está falando (v.1-2). Jesus está falando antes de seu sacrifício, logo, Ele está ainda sob a antiga aliança: a lei de Moisés.

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

MATEUS 3


João Batista prepara o caminho e o Batismo de Jesus

         Nesse capítulo, não temos referência para sabermos há quem Mateus dirige a mensagem dessa carta. Mas através do capítulo 1;21, sabemos que a salvação por Jesus virá apenas ao povo de José, que é Israel. No capítulo 2;6, Mateus cita a profecia do livro de Miqueias que se cumpriu com o nascimento de Jesus, notem que ali está escrito que Jesus será o Líder, e como Pastor, conduzirá Israel. A não ser que você seja Israelita, tome cuidado, a mensagem da graça não foi revelada a Mateus, Jesus ainda nem havia ressuscitado, então devemos tomar cuidado com algumas interpretações.

No começo do capítulo 3, cumpre-se outra profecia, essa a respeito de João Batista (v.3; Is 40.3. É o próprio Elias, suas roupas são as mesmas (2 Reis 1:8), temos mais referências sobre a volta de Elias (Mateus 17:12; Lucas 1:17))

João batizava as pessoas para o arrependimento (v. 11), e se arrepender exige a decisão de mudança total de atitude e de vida, em que a pessoa, por ação divina, é levada a reconhecer o seu pecado e a sentir tristeza por ele, decidindo-se a abandoná-lo, baseando sua confiança em Deus, que perdoa (Mt 3.2-8; 2Co 7.9-10; 2Pe 3.9). O complemento do arrependimento é a fé, e os dois juntos constituem a conversão.

A conversão é a mudança de vida operada por Deus (At 15.3). Essa mudança tem dois aspectos. O primeiro, relacionado com o pecado, chama-se arrependimento. O segundo, relacionado com Cristo, é a Fé. Não confunda arrependimento com remorso, ele é um atormentador senso de culpa por mal ou crime praticado (Mt 27.3). É diferente do arrependimento, que é tristeza pelo pecado cometido acompanhada da decisão de abandoná-lo.

João pregava o arrependimento, simbolizado pelo batismo, o exemplo mais claro que mostra o sentido de batismo é um texto do poeta e médico grego Nicander, que viveu aproximadamente em 200 A.C. É uma receita para fazer picles. É de grande ajuda porque nela o autor usa duas palavras gregas;
·        Baptizo
1) mergulhar repetidamente, imergir, submergir (de embarcações afundadas)
2) limpar mergulhando ou submergindo, lavar, tornar limpo com água, lavar-se, tomar banho
3) submergir
·        Batpo
1) mergulhar, mergulhar em, imergir
2) mergulhar na tinta, tingir, colorir,

Nicander diz que para preparar picles, o vegetal deveria ser primeiro ‘mergulhado’ (bapto) em água fervente e então ‘batizado’ (baptizo) na solução de vinagre. Ambos os verbos descrevem a imersão dos vegetais em uma solução. Mas o primeiro descreve uma ação temporária. O segundo, o ato de batizar o vegetal, produz uma mudança permanente. Quando usada no Novo Testamento, esta palavra refere-se com maior frequência a nossa união e identificação com Cristo que ao nosso batismo com água.

‘Quem crer e for batizado será salvo’ (Mc 16.16). Cristo está dizendo que o mero consentimento intelectual não é o bastante. Deve haver uma união com ele, uma mudança real, como a do vegetal em relação aos picles. Fonte :( Bible Study Magazine, James Montgomery Boice, Maio 1989).

         João Batista sabia que o batismo com água era provisório (v.11). Os pecados cometidos eram naquele momento perdoados, limpos, mas as pessoas saiam dali pecando novamente, se o Batismo com água fosse o suficiente, as pessoas não retornariam a ser batizadas. Não é o ritual do batizado que nos garantirá a vida eterna, e sim o batismo pelo sangue de Jesus. Quando aceitarmos Jesus como nosso senhor e salvador, devemos mostrar que realmente aceitamos, não devemos mais andar nos mesmos caminhos que nos levam a perdição, e muito menos praticar a mal.

         Como pessoas perdoadas, purificadas, lavadas pelo sangue de Jesus, devemos dar bons frutos, para quando Jesus nos resgatar, não faça como fez com a figueira (Mateus 21:19), secando-a pois não havia achado frutos nela.

         Se você já aceitou Jesus como seu senhor e salvador, acredite, você é amado por Deus. No verso 17, Deus chama Jesus de filho amado, mesmo Jesus nem ter começado ainda seu ministério. Deus já conhece você, sabe de seu potencial, nenhum erro seu é forte o suficiente para destruir os planos que Ele tem preparado para você. Se ainda não aceitou Jesus, SEJA SALVO AGORA.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

DEVEMOS AMAR NOSSOS INIMIGOS


“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 NTLH)

Você pode estar pensando que dessa forma seria muito fácil conseguir a salvação, é apenas crer em Cristo e pronto, então  comece a fazer o que Cristo nos ensinou, e ame os seu inimigos, ore por quem te persegue, de o outro lado da face para quem bateu em você, entregue  seu casaco para quem roubou apenas seu chapéu, tenho certeza que qualquer regra citada acima seria um grande fardo para qualquer um, ou você consegue de maneira natural amar quem te faz mal, quem fala

terça-feira, 13 de novembro de 2018

ESTUDO DA CARTA DO APOSTOLO PAULO A TITO



Tito era uma pessoa íntegra e Paulo o considerava como seu verdadeiro filho na fé. Paulo passou pela ilha de Creta e lá edificou igrejas, ele continuou com suas viagens e deixou Tito na ilha para que pusesse em ordem algumas coisas que ainda faltavam. Paulo deu orientação para Tito nomear pastores em cada cidade desta ilha e deu orientações de como esses pastores devem ser (1:6-9).

Paulo diz que o pastor deve ser um homem que

sábado, 10 de novembro de 2018

GENEALOGIA DE JESUS CRISTO (Lucas 3:23-38)


GENEALOGIA

Aqui neste estudo será possível encontrar um resumo breve de cada personagem citado na genealogia de Jesus em Lucas. Alguns personagens não possuem referencias bíblicas, e estarão acompanhados apenas do significado de seu nome. A ordem dos personagens é a mesma que Lucas escreve, ou seja, começa com Jesus e termina com Adão.

Genealogia é uma lista de antepassados de uma pessoa ou de uma família. Os israelitas davam muito valor às genealogias, pelas quais provavam o direito que tinham a heranças (Ed 8.1; Tt 3.9).

A genealogia de Jesus registrada em Mateus começa

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

GENEALOGIA DE JESUS CRISTO (MATEUS 1:1-17)


Aqui neste estudo será possível encontrar um resumo breve de cada personagem citado na genealogia de Jesus em Mateus. Alguns personagens não possuem referencias bíblicas, e estarão acompanhados apenas do significado de seu nome. A ordem dos personagens é a mesma que Mateus escreve, ou seja, começa com Abraão e termina com Jesus Cristo.

terça-feira, 2 de outubro de 2018

EXISTE PECADO SEM PERDÃO?


As escrituras sagradas nos ensinam que através do sacrifício de Jesus Cristo na cruz, os pecados de muitas pessoas foram perdoados:

“Assim também Cristo foi oferecido uma só vez em sacrifício, para tirar os pecados de muitas pessoas. Depois ele aparecerá pela segunda vez, não para tirar pecados, mas para salvar as pessoas que estão esperando por ele.” (Hebreus 9:28 NTLH)

“Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.” (1 João 1:9 NTLH)

A passagem acima afirma que todos os nossos pecados serão perdoados se assim os confessamos a Deus. Então como será possível existir algum tipo de pecado sem perdão? A dúvida poderá existir baseado na passagem abaixo:

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

ORAÇÕES ATENDIDAS DE PERSONAGENS BÍBLICOS


Nesse estudo, você encontrará algumas das orações feitas por alguns personagens bíblicos, e se encorajará por encontrar aqui as respostas dada por Deus ás orações feitas.

Oração em Grupo

A oração em grupos pode mover a mão de Deus poderosamente sobre nossos inimigos:

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

O QUE SÃO LÍNGUAS ESTRANHAS?


Certamente você já ouviu alguém falar em línguas estranhas, ou até mesmo tem o dom de falar, mas o que de fato são as línguas estranhas de acordo com a bíblia? Será que elas realmente são o idioma de anjos como algumas pessoas acreditam? Te convido a estudar comigo esse tema baseado na palavra de Deus.

Ao procurar na bíblia o termo linguagem, idioma ou língua dos anjos, encontrei apenas uma:

domingo, 9 de setembro de 2018

É POSSÍVEL PROVAR QUE DEUS EXISTE?


Será que é possível provar que Deus existe? Para nós Cristãos, você acreditando ou não, Ele existe.

Cremos que não é necessário acreditar em Deus para que Ele exista, mas é necessário nEle acreditar para dEle se aproximar (Hebreus 11:6). A verdade é que tentam trazer a dimensão de Deus para a nossa, e é claro que dessa forma não conseguiremos entender ou explicar a existência de Deus. 

Na nossa dimensão, tudo norteia em um princípio e um fim, como então poderemos entender o ETERNO (Eclesiastes 3:11)? Como poderemos entender algo que não teve início e não terá fim (Isaías 57:15)? Algo que sempre existiu? Creio que entenderemos essa dimensão apenas quando estivermos nela vivendo, e essa experiência poderá ser com nosso criador (Apocalipse 7:9) ou então ao lado de quem nega Ele, e acredite, você não vai querer estar nesse lado (Mateus 13:50).

O fato é que não podemos provar que Deus existe (João 1:18), é por isso que usamos a fé. Enquanto alguns usam a fé para crer em várias teorias, eu uso minha fé para crer e temer a Deus (teoria: diferente de teorema, teoria é uma hipótese, algo em que se acredita estar certo. Teorema é um fato, como o conhecido teorema de Pitágoras, ele é incontestável, ao contrário de teoria).

Não estou defendendo Deus, Ele não precisa, eu estou tentando defender você, incrédulo (Filipenses 1:16), se não existe uma vida após a morte, porque seguir regras, porque acordar cedo, se machucar, trabalhar, fadigar, se tudo será em vão? (Eclesiastes 6:12)

Acredito que após essa vida, teremos uma outra forma de viver, infinitamente melhor que essa, e por isso Jesus Cristo veio a terra para nos dar a oportunidade de participar dessa vida, e a condição para que isso seja possível é de apenas crer que isso aconteceu, apenas é necessário acreditar e confessar que Ele morreu e ao terceiro dia ressuscitou para nos salvar da condenação eterna. (Romanos 10:9)

Em relação a Jesus Cristo, não é necessário usar a fé para crer que Ele existiu, isso é fato, aconteceu a quase 2000 anos atrás. Um homem sábio, autor de muitos sinais, prodígios e milagres esteve em Israel. Isso é história, é “CIÊNCIA”, aconteceu, quem não crer nisso é no mínimo ignorante, estude um pouco e encontrará vários registros de imperadores e reis sobre esses fatos.

É claro que para acreditar que no terceiro dia Ele ressuscitou será necessário ter fé, mas até mesmo nisso podemos usar a história para crer. Existiram várias pessoas que morreram testemunhando isso, várias pessoas morreram por não negar que Cristo ressuscitou ao terceiro dia, repito, várias pessoas. Pode existir pessoas que estejam dispostas a morrer por uma verdade, mas por uma mentira acredito que ninguém entregará a sua vida.

Pessoas como Estêvão (Atos 7:59) não negaram esse testemunho e morreram, diferente de alguns grandes nomes da ciência como Galileu, que na época, ao contrário da igreja católica, acreditava com convicção que a terra girava em torno do sol, mas negou isso em público com medo da morte.

Resumindo: não se ache esperto porque não acredita em Deus, pelo contrário, você está sendo estúpido (Sl 14:1; Pv 3:5; Pv 13:16), até mesmo a ciência estuda e estuda novamente muitas vezes até concluir algo, não seja orgulhoso. Existem muitos doutores, engenheiros, físicos e professores que são Cristãos, não se isole em seu mundinho, saiba que a única condição para termos vida eterna é aceitar Jesus como senhor e salvador, e se não aceitar, já está condenado (João 3:18) ao que conhecemos como inferno, e não será necessário acreditar nisso para que ele exista (Mt 18.8-9; 25.46; Lc 16.19-31; 2Pe 2.4; Ap 20.14).

O parágrafo acima contém uma alegação radical, forçando a pessoa a Crer em Deus através do medo, mesmo sendo válida e usada por algumas denominações,(Malaquias 4:1), não é a que pregamos. Se você buscar conhecer a Deus, vai encontrar em sua palavra registros de um Pai bondoso, misericordioso, que ama seus filhos e que abençoa e prospera quem o busca (2 Crônicas 30:9, Neemias 9:17...). Um Deus que Deseja a salvação a todos (1 Timóteo 2:4), e que por isso entregou seu filho amado Jesus para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida ETERNA (João 3:16). Mas além de um bom Pai, Ele também é um bom e Justo Juiz (Hebreus 12:23), e quem não estiver debaixo de sua vontade, quem não cumprir a condição imposta por Ele mesmo, a de crer em seu filho JESUS, será condenado (João 3:18).

A palavra de Deus diz em Romanos 10 no versículo 9 que: 

“Se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo.” (NTLH)

Se acreditamos que a bíblia é a palavra de Deus, então acreditamos no que está escrito, e se ela diz que para ser salvo, eu preciso confessar e aceitar apenas Jesus como meu único e suficiente salvador e acreditar que de fato que Ele ressuscitou no terceiro dia, então por que buscarei minha salvação em outra coisa, em outra pessoa santa que já morreu, ou ainda por que confiaria minha salvação em rituais religiosos ou ainda em doutrinas e crenças?

Não resista ao obvio, a palavra de Deus vem anunciando nosso Salvador desde o início, está repleta de afirmações de que Ele é o cordeiro de Deus e que tirou o pecado do mundo com o seu sacrifício naquela cruz.

Continue estudando sobre esse assunto em:





segunda-feira, 21 de maio de 2018

QUAL É A MELHOR TRADUÇÃO DA BÍBLIA?


Com o lançamento de novas traduções, muitas pessoas têm questionado: "Qual é a melhor tradução da Bíblia?"

Não abordarei aqui todas as traduções da Bíblia publicadas no Brasil. Falarei daquelas que são propriedade da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

A SBB possui e publica duas traduções da Bíblia: 
1- João Ferreira de Almeida
2- Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH).

sábado, 19 de maio de 2018

QUANDO A BÍBLIA FOI DIVIDIDA EM CAPÍTULOS E POR QUEM?

A Bíblia Sagrada foi dividida em capítulos no século XIII (entre 1234 e 1242), pelo teólogo Stephen Langhton, então Bispo de Canterbury, na Inglaterra, e professor da Universidade de Paris, na França.

Quando a Bíblia foi dividida em versículos e por quem?

A divisão do Antigo Testamento em versículos foi estabelecida por estudiosos judeus das Escrituras Sagradas, chamados de massoretas. Com hábitos monásticos e ascéticos, os massoretas dedicavam suas vidas à recitação e cópia das Escrituras, bem como à formulação da gramática hebraica e técnicas didáticas de ensino do texto bíblico. Foram eles que,

QUANDO E QUEM ESCREVEU OS LIVROS DA BÍBLIA?

Conferir tabela abaixo. Nem todos os escritores são conhecidos. O ponto de interrogação assinala este desconhecimento.

Quando os livros foram escritos?

Conferir tabela abaixo. Nem todas as datas são precisas ou conhecidas. O ponto de interrogação assinala esta imprecisão ou desconhecimento.

sábado, 14 de abril de 2018

Para Onde Iremos Após a Morte?

Esse assunto é ponto de debate entre muitos grupos cristãos. A pergunta sempre é a mesma: Para onde vamos depois da morte? Dormiremos até que Cristo volte e nos desperte do sono? Ou estaremos vivos e conscientes? Isto é, estaremos inconscientemente afastados de nosso Senhor? Ou conscientemente gozando de Sua presença? Enfim, como será essa realidade?

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

PORQUE JESUS SE BATIZOU?

O grupo de pessoas que acredita que ainda devemos ser batizados é muito maior do que o grupo de pessoas que acreditam que isso é desnecessário. Isso se baseia em uma pesquisa particular, onde questionei pessoas a respeito disso, e consequentemente, a grande maioria acredita que o batismo através das águas é essencial a salvação de nossas almas. Muitas dessas pessoas não consegue explicar fundamentado na bíblia a importância dessa tradição, e quando questionados em relação ao batismo, ao invés de respostas objetivas e claras baseada na escritura, o que recebemos é outra pergunta:

Se o batismo não é importante, porque Cristo se batizou?