domingo, 4 de junho de 2017

COMO ENCONTRAR O CAMINHO CORRETO PARA NOSSOS PLANOS PROSPERAREM?


“Se é o SENHOR quem dirige os nossos passos, como poderemos entender a nossa vida? ” (Provérbios 20:24 NTLH)

Podemos pensar que, desta maneira, é à toa todos os nossos planos e sonhos, será mesmo que é errado termos planos para a nossa vida? Será que é errado criarmos estratégias para alcançar os nossos objetivos?

quinta-feira, 1 de junho de 2017

SERÁ QUE É ATRAVÉS DA LEI QUE SEREMOS SALVOS?


                 Veja o que diz a palavra de Deus, sem explanação, sem enrolação:

“ 20 Pois NINGUÉM é aceito por Deus por fazer o que a lei manda, porque a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras. 21 Mas agora Deus já mostrou que o meio pelo qual ele aceita as pessoas NÃO TEM NADA A VER COM LEI. A Lei de Moisés e os Profetas dão testemunho do seguinte: 22 Deus aceita as pessoas POR MEIO DA FÉ QUE ELAS TÊM EM JESUS CRISTO. É assim que ele trata todos os que creem, pois não existe NENHUMA DIFERENÇA entre as pessoas. 23 TODOS PECARAM E ESTÃO AFASTADOS DA PRESENÇA GLORIOSA DE DEUS. 24 Mas, pela sua graça e SEM EXIGIR NADA, Deus aceita todos POR MEIO DE CRISTO JESUS, QUE OS SALVA.  (25-26) Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse O MEIO DE AS PESSOAS RECEBEREM O PERDÃO DOS SEUS PECADOS, PELA FÉ NELE. Deus quis mostrar com isso que ele é justo. No passado ele foi paciente e não castigou as pessoas por causa dos seus pecados; mas agora, PELO SACRIFÍCIO DE CRISTO, Deus mostra que é justo. Assim ele é justo e ACEITA OS QUE CRÊEM EM JESUS. ” (Romanos 3:20-26 NTLH)

O que está escrito acima não precisaria de explanação, a própria palavra de Deus é clara, essa passagem não deixa dúvida de que a salvação é por meio e somente através de Jesus Cisto.

Então a lei não serve para nada? Não, a lei é importante, Cristo veio e cumpriu a lei, mas de modo perfeito. Na verdade, Cristo veio para dar o entendimento perfeito da lei, e não para abolir (Mateus 5:17).

No verso 21-22 (Mateus 5), Jesus explica o mandamento: Não matarás, dizendo que aquele que se irar contra seu irmão ou chama-lo de tolo já está condenado. No mesmo capítulo, no verso 27, Jesus diz que a lei não permite o adultério, mas ele explica que apenas olhar para outra pessoa com o desejo de possuí-la já pecou. Assim fica claro o que Paulo disse: [...]a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras. (Romanos 3:20-26 NTLH)

Esse é um dos principais “papéis” da lei, nos “tornar pecador”, ou tornar o pecado conhecido, pois como sabereis que roubar é pecado sem alguma regra ou lei condenando isso?

“O que vamos dizer então? Que a própria lei é pecado? É claro que não! Mas foi a lei que me fez saber o que é pecado. Pois eu não saberia o que é a cobiça se a lei não tivesse dito: “Não cobice. ”” (Romanos 7:7 NTLH)

 “ (38-39) Meus irmãos, todos vocês precisam saber com certeza que é por meio de Jesus que a mensagem do perdão de pecados é anunciada a vocês. Precisam saber também que quem crê é libertado de todos os pecados dos quais a Lei de Moisés não pode livrar. ” (Atos 13:39 NTLH)

 “Os que confiam na sua obediência à lei estão debaixo da maldição de Deus. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Quem não obedece sempre a tudo o que está escrito no Livro da Lei está debaixo da maldição de Deus. ”” (Gálatas 3:10 NTLH)

         Ou seja, de acordo com a Lei, é impossível conseguir a salvação. Os mestres da lei e os fariseus conheciam as leis, e achavam que as obedeciam (Atos 23:2-3). Na verdade, eles amavam sim as regras, mas não as pessoas. O próprio apóstolo Paulo, antes de conhecer a Jesus, perseguia os Cristãos, com muita devoção a sua religião, achando que estava cumprindo a lei (Atos 8:3).

         Perceba também o que aconteceu em Atos 10:11-16, uma voz disse a Pedro:
“pegue, mate e coma, mas Pedro dizia: não Senhor, isso é impuro”. 

Pedro estava falando com o próprio Deus, sendo que a ordem estava vindo dos Céus, e Pedro queria obedecer a Lei e não a quem a criou. Ou seja, estavam dando mais importância na lei que Deus deu a Moisés do que a ordem do próprio Deus. E quem não lembra da ocasião em que Jesus cura uma pessoa no sábado, e foi condenado pelos fariseus por quebrar a lei?

Se você acha que o caminho para a salvação é o cumprimento da lei, lembre-se que tem que a cumprir para ser salvo. Por exemplo: Já chamou alguém de idiota? Ou olhou para alguma pessoa com desejo? Já mentiu alguma vez?

Então, isso tudo faz parte do cumprimento da lei, mas tem mais: Você foi circuncidado no oitavo dia de vida? Veja o que diz em Gênesis 17:14:
“O incircunciso, que não for circuncidado na carne do prepúcio, essa vida será eliminada do seu povo; quebrou a minha aliança”.

Pois bem, o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Quer dizer que aos que pecam, a recompensa será a morte, e está falando de morte espiritual, morte eterna, e como poderemos escapar dessa condenação se não conseguimos obedecer à lei e muito menos fazemos parte do povo escolhido de Deus?

“Porque quem quebra um só mandamento da lei é culpado de quebrar todos. ” (Tiago 2:10 NTLH)

“Pode alguém ser correto diante de Deus? Pode um simples mortal deixar de ser culpado? ” (Jó 25:4 NTLH)

“Se tu tivesses feito uma lista dos nossos pecados, quem escaparia da condenação? ” (Salmos 130:3 NTLH)


Graças a misericórdia de Deus, nós, os gentios, temos a salvação por meio da graça de Deus, e não somente nós, os Judeus também terão salvação através do sacrifício de Jesus Cristo.

Aqui está a maneira pela qual você alcança a salvação:

 “ Se você disser COM A SUA BOCA: “Jesus é Senhor” e NO SEU CORAÇÃO CRER que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. ” (Romanos 10:9 NTLH)

Existe alguma outra condição? Pare de achar que a salvação depende de suas próprias forças, habilidades ou obras, isso é ser orgulhoso, e quem conhece as escrituras sabe o que acontece com quem é soberbo. Aceite o sacrifício que Cristo JÁ FEZ POR NÓS, e tenha uma vida vitoriosa, sabendo para onde você vai.


“Mas sabemos que todos são aceitos por Deus somente pela fé em Jesus Cristo e não por fazerem o que a lei manda. Assim nós também temos crido em Cristo Jesus a fim de sermos aceitos por Deus pela nossa fé em Cristo e não por fazermos o que a lei manda. Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda. ” (Gálatas 2:16 NTLH)

 “Os que confiam na sua obediência à lei estão debaixo da maldição de Deus. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Quem não obedece sempre a tudo o que está escrito no Livro da Lei está debaixo da maldição de Deus. ”” (Gálatas 3:10 NTLH)

 “Vocês que querem que Deus os aceite porque obedecem à lei estão separados de Cristo e não têm a graça de Deus. ” (Gálatas 5:4 NTLH)

 “8 Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. 9 A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la. ” (Efésios 2:8-9 NTLH)


 “Ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida. ” (Tito 3:5 NTLH)