sábado, 27 de maio de 2017

A LEI PERMITIA VINGANÇA AOS NOSSOS INIMIGOS?


Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, golpe por golpe, tudo isso era a pratica ou a ordem da lei que Deus deu a Moisés. (Êxodo 21:22-27; Levítico 24:19-20).

Mas Jesus falou:
Mas eu lhes digo: não
se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também (Mateus 5: 39 NTLH).

Será então que Jesus era de fato como os fariseus achavam? Será que Ele veio para abolir a lei?

Não, o próprio Cristo disse que não veio para mudar a LEI, mas sim para dar o seu verdadeiro sentido (Mateus 5:17 NTLH), é bem verdade que se procurarmos nas escrituras, o próprio Deus não era a favor da vingança entre seu povo:
 “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo...”. Levítico 19:18 (RA)

Acontecia que naquela época, faltava o amor para a verdadeira compreensão da lei.

Hoje não é diferente, o amor está esfriando, até mesmo entre os que se dizem “irmãos em Cristo”. Se já é difícil amar nosso irmão que está prosperando, quanto mais ainda será amar nosso inimigo.

“Portanto, sejam perfeitos em amor, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu. ” (Mateus 5:48 NTLH)

Se Deus, que é bom e justo faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal (Mt 5:45), porque nós amaríamos e faríamos o bem somente a quem nos ama?


O amor não é algo adquirido instantaneamente, amar é um verbo, necessita de ação, de um esforço, ninguém disse que amar o inimigo seria fácil, mas será através da prática e do Santo Espírito que conseguiremos desenvolver e aperfeiçoar esse atributo tão valioso, ao qual é considerado o maior de todos (1 Coríntios 13:13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário