domingo, 30 de agosto de 2015

PORQUE É TÃO DIFÍCIL DO RICO IR PARA O CÉU?


“Jesus então disse aos discípulos: —Eu afirmo a vocês que isto é verdade: é muito difícil um rico entrar no Reino do Céu. 24 E digo ainda que é mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha.” (Mateus 19:23-24 NTLH)

Afirmação forte do verso acima não é? por que é tão difícil de um rico entrar no reino dos Céus? Versos como este acima nos dá a impressão que Jesus condena todos os ricos, e que devemos ser pobres para merecer a salvação, mas isso não é verdade, Jesus se refere ao coração das pessoas, ele condena a quem ama o dinheiro, em seu próprio ministério existiam discípulos ricos (Mateus 27:57), então porque não escolheu apenas as pessoas pobres? Simples, é porque o rico não é criação de satanás, foi Deus que também o criou, (Jó 34:19; Provérbios 22:2).

“Aos que têm riquezas neste mundo ordene que não sejam orgulhosos e que não ponham a sua esperança nessas riquezas, pois elas não dão segurança nenhuma. Que eles ponham a sua esperança em Deus, que nos dá todas as coisas em grande quantidade, para o nosso prazer!” (1 Timóteo 6:17 NTLH)

Qual é a ordem no verso acima? Para os ricos não serem ricos? Não, o problema não é a riqueza, e sim o orgulho. No geral, o rico é orgulhoso (Provérbios 18:23), egoísta e avarento (Lucas 12:21).

Deus nos dá em abundância, isso em todas as áreas, se Ele nos quer prosperar financeiramente, por que não aceitar isso? Abraão, Jacó, Jó, Salomão e muitos outros personagens Bíblicos eram ricos (Gênesis 13:2; 30:43), isso não os tirou da salvação, isso porque eles não depositavam sua confiança no dinheiro; “Jamais confiei no ouro; ele nunca foi a base da minha segurança” (Jó 31:24 NTLH). Eles eram inteligentes, sabiam aproveitar, eles aceitavam a benção que Deus os dava.

“Isso vale para todos, pois não existe nenhuma diferença entre judeus e não-judeus. Deus é o mesmo Senhor de todos e abençoa generosamente todos os que pedem a sua ajuda”. (Romanos 10:12 NTLH)

Você pede alguma coisa a Deus? Às vezes, não queremos aceitar a prosperidade porque somos pobres, e queremos ter a garantia de que seremos salvos por ser pobres, aí ao invés de depositar a segurança no dinheiro, deposita a segurança na pobreza, Deus não é pobre, nem quer que sejamos:

“Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.” (2 Coríntios 8:9 RA)
       
Reflita: em que Cristo se fez pobre para que nos tornássemos ricos? Ele se fez pobre em amor para que sejamos ricos em amor? Ele se fez pobre em humildade para que sejamos ricos em humildade? Ou ainda; se fez pobre em misericórdia para que fossemos ricos em misericórdia? NÃO. Jesus sempre foi rico em amor, humildade e misericórdia, e nunca deixou de ser, mas deixou de ser rico em prata e ouro. Porque é tão difícil de aceitar? Ele se fez pobre em riqueza para que sejamos ricos (leia o contexto), Deus nos quer prosperar, Ele quer que ajudamos os pobres, você deseja ser pobre para pedir ajuda ou rico para ajudar? A resposta é simples: “...É mais feliz quem dá do que quem recebe”. (Atos 20:35 NTLH)

“Jesus respondeu: —Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga.” (Mateus 19:21 NTLH)

Entendemos com essa passagem que realmente devemos ser pobres para alcançar o reino, mas não podemos isolar um versículo e concluir apenas com o que está escrito ali, veja o que diz em Lucas 19:8 (NTLH);

“Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: —Escute, Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais. ”
       
Zaqueu era um homem muito rico (Lucas 19:2 NTLH), veja que ele não vendeu tudo e deu aos pobres, Jesus nem mesmo pediu a Zaqueu para fazer isso, mas Jesus falou: “—Hoje a salvação entrou nesta casa...” (Lucas 19:9 NTLH). Fica claro aqui que o problema não é ser rico, e sim confiar apenas nas riquezas, o errado é amar o dinheiro.

Porque não amar o dinheiro?

“Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito; quem tem a ambição de ficar rico nunca terá tudo o que quer. Isso também é ilusão.” (Eclesiastes 5:10 NTLH).

Por exemplo: se o seu casamento é maravilhoso enquanto sua condição financeira vai bem, mas, problemas começam a surgir, seu negócio para de prosperar ou é demitido, então seu casamento começa a desmoronar, a confiança que um tinha no outro acaba, isso acontece porque estavam tendo a segurança no dinheiro, e não em Deus.

É o amor ao dinheiro que nos causam a distração de Deus:

“Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos”. (1 Timóteo 6:10 NTLH)

Reflita: é errado ter uma casa confortável e segura para morar? É errado ter um carro seguro, confortável e quitado? É errado ter condições de dar uma educação de qualidade a seu filho? É errado pagar um médico particular quando precisar ou prefere ir as 3 horas da manhã esperar para conseguir uma vaga?

Entendam, Jesus já pagou por tudo lá na cruz, não pensem que não podemos aproveitar a vida aqui porque o verdadeiro descanso e prazer será no paraíso com Deus. A alegria e bem-estar que teremos lá nem se compara com a maior alegria e bem-estar que poderemos ter aqui. Viva motivado e usufrua de tudo o que Deus nos dá, ame a Deus sobre todas as coisas, use o dinheiro com sabedoria, tenha uma vida excelente, aquela que todo bom pai deseja que seu filho tenha.

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Eu respondo a sua pergunta fazendo outra pergunta: o que é ser BOM?

      Veja, esse estudo tem como base a passagem na escritura sagrada que conta a história de um homem rico que perguntou a Jesus: “[...]Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? (Marcos 10:17 RA)”

      Em outras palavras, esse homem fez praticamente a mesma pergunta que você fez: "COMO SER UMA BOA PESSOA SENDO RICO"
      Já no início, Jesus deixa bem claro que ELE não era bom, mas SOMENTE DEUS é bom. Se o próprio Jesus não se considerava bom, quem dentre nós poderia ser?

      Mas Jesus deu uma boa ‘’dica’’ para esse homem:

      “19 Você conhece os mandamentos: “Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, não tire nada dos outros, respeite o seu pai e a sua mãe.” 20 —Mestre, desde criança eu tenho obedecido a todos esses mandamentos! —respondeu o homem. 21 Jesus olhou para ele com amor e disse: —Falta mais uma coisa para você fazer: vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga. 22 Quando o homem ouviu isso, fechou a cara; e, porque era muito rico, foi embora triste.” (Marcos 10:19-22 NTLH)

      A credito que você já tinha conhecimento dessa passagem, e assim como esse homem, ficou triste ao saber que para merecer o reino dos céus, você deveria vender tudo o que tem.
      Essa afirmação acima está equivocada, não devemos isolar uma passagem e ‘’radicalizar’’ dizendo que o rico não entrará no reino dos céus.

      Perceba que houve outra situação semelhante a deste homem rico, narrada na pessoa de Lázaro, e ele não precisou vender tudo para ser considerado pelo próprio Cristo como uma pessoa salva (Lucas 19:9 NTLH).

      Leia novamente esse estudo acima, nele você vai encontrar várias respostas para essa sua dúvida. Procure algum grupo de estudos bíblicos para participar, procure por uma boa igreja baseada na bíblia, coloque Deus em primeiro lugar, aceite Jesus como seu único e suficiente salvador.

      Assim que você entender o plano da salvação de Deus através de Jesus Cristo, você deixará de viver com o peso de estar ‘’falhando’’ em alguma área de sua vida, você terá um norte, você certamente conseguirá ter uma vida abundante e ainda poderá ser benção na vida de muitas pessoas, para honra e gloria de nosso Deus. A paz de Cristo!!!


      Excluir
    2. Estava com muita dúvidas em relação a isso e em ajudou muito

      Excluir
  2. É possível ser rico e bom? mesmo sabendo que a riqueza veio da exploração do trabalho humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possível é, na verdade, o difícil é você estar de fato disposto para isso. Veja, se você prosperou explorando outras pessoas, você mesmo já sabe o que deve ser feito. Então, assim como Lázaro, procure por essas pessoas e de alguma forma devolva a elas o que você tirou.

      O principal você já tem: “reconhecimento do erro”, então, se arrependa, não volte a fazer novamente, entregue sua vida a Jesus Cristo, e Ele, somente Ele poderá dar a você a paz que o mundo não pode dar, que a riqueza e nem mesmo a pobreza pode dar, isso mesmo, alguns acham que por ser pobres herdarão o reino dos céus, a salvação não depende se você é pobre ou rico, depende exclusivamente da fé que você tem naquele que se entregou e morreu por nós naquela cruz.

      Procure uma boa igreja baseada na bíblia, coloque Deus em primeiro lugar, e as oportunidades para ser “bom” aparecerão naturalmente em sua vida, o próprio Deus constrói essas oportunidades (Efésios 2:10), basta você praticar.

      Excluir
  3. Olá irmãos que a paz do senhor esteja convosco! Eu quero ver se os irmãos tem uma dica para min evangelizar como devo falar apresentar o evangelho de Cristo Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a paz de Cristo. Eu possuo no blog um estudo com o tema: Como Evangelizar. Procure por ele, ou então, copie e cole o endereço abaixo em seu navegador:
      https://www.estudosbiblicosjv.com.br/2020/02/o-que-significa-evangelizar.html

      Excluir
    2. essas pessoas que tem a habilidade de " multiplicar dinheiro ", já ouvi essa expressão, banqueiros, donos de grandes empresas, industrias, grandes empresários, recebem o dom do próprio Deus ou é um acaso da vida ? tipo como algumas pessoas erguem impérios e outras não passam de varrer o chão ? nada contra , mas por que algumas pessoas transformam em ouro o que tocam ?

      Bernardo Amorim

      Excluir
    3. Algumas pessoas de fato possuem o dom, ou o talento de se comunicarem muito bem, algumas possuem o dom de facilmente aprenderem outros idiomas, algumas possuem o dom para pesquisar e descobrir a cura de determinadas doenças, algumas possuem o dom de descobrir teoremas, de encontrar leis que explicam a física do universo, algumas pessoas possuem o dom de liderar sobre outras, algumas possuem o dom para empreender, enfim, DEUS divide esse dom com todos, sejam eles “bons” ou “maus”:

      “Para que vos torneis filhos do vosso Pai Celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. ” (Mateus 5:45 RA)

      “[...]pois ele é benigno até para com os ingratos e maus. ” (Lucas 6:35 RA)

      “O SENHOR é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras. ” (Salmos 145:9 RA)

      “Mas Deus sempre mostra quem ele é por meio das coisas boas que faz: é ele quem manda as chuvas do céu e as colheitas no tempo certo; é ele quem dá também alimento para vocês e enche o coração de vocês de alegria. ” (Atos 14:17 NTLH)

      Além de fornecer o dom, Deus ainda cuida para que toda a obra de nossa mão prospere:

      “Tudo o que você fizer dará certo, e a luz brilhará no seu caminho. ” (Jó 22:28 NTLH)

      “Ó SENHOR, tu nos fazes prosperar; tudo o que conseguimos é feito por ti. ” (Isaías 26:12 NTLH)

      Mas tem algo que ambas as pessoas, sejam elas “boas” ou “más” possuem antes de alcançar seus objetivos: FÉ:

      “Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. ” (Marcos 9:23 RA)

      Então, sendo mais específico no seu caso citado, busque conversar ou conhecer a vida de alguém que “transforma em ouro tudo o que toca” e veja quantas vezes essa pessoa teve que ter persistência para alcançar seus propósitos, já ouvi dizer: “as pessoas olham o meu troféu, mas não vê minha cicatriz”. Em outras palavras, as pessoas costumam julgar quem está lá no pódio, mas não se esforça para percorrer e enfrentar os mesmos desafios que essa pessoa enfrentou ou que ainda enfrenta.

      Excluir
  4. não é mera coincidência que uma boa parte das pessoas de países ricos são menos religiosas em média, deve ser porque o coração está ligado aos bens materiais e no dinheiro. mas deixo claro que eu disse "religiosas" se referindo a todas as religiões, não necessariamente cristãs. mas vale notar que Jesus não disse que seria fácil um pobre entrar no céu, isso vai depender muito de pessoa para pessoa. mas claro que para o rico de fato é mais difícil porque quem é rico dificilmente vai abrir mão dos seus luxos e caríssimos bens materiais e do dinheiro para seguir Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Quando eu li Jesus falando o quão difícil era um rico entra ao reino dos céus, eu fiquei com muito medo! Eu ficava me perguntando: Será que eu sou rico? E se eu for, será que não chegarei até o reino dele? Realmente, fui criando uma angústia em mim. Comecei a ficar com o medo do dinheiro! Mas, eu ainda tenho uma dúvida, dar metade do que eu tenho, seria ajudar ao próximo, fazer doações e ajudar aqueles que passa fome e não tem condições de colocar um alimento em sua casa? Ainda tenho algumas dúvidas! Mas, não coloco e espero nunca colocar o dinheiro acima de Deus! Porque estou ciente que nenhum ouro e nenhum diamante vale mais do ele! Pedi a resposta para ele, acho que encontrei aqui! :D Muito obrigado, que Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que Deus está usando esses estudos para edificar outras pessoas. Convido você e a qualquer outra pessoa a participar de nossos estudos online, as quartas-feiras, as 20:00 hrs, através de sala virtual pelo Google Meet. São estudos gratuitos, mas as vagas são limitadas a 20 pessoas por sala virtual para que passamos ter dinâmica, permitindo que qualquer um possa abrir o microfone e expor alguma dúvida ou sugestão de estudo para o ministrador.

      Graça e paz.

      Excluir