quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O PODER DA ORAÇÃO

Conheceremos neste estudo a grande importância de sempre estarmos se comunicando com Deus, ou seja, orando. Saberemos para onde vão nossas orações e quem as leva até Deus. Você saberá que existem condições para que Deus as ouça.

Após concluído este estudo, você estará muito mais motivado, pois saberá que de alguma forma Deus sempre ouve nossas orações, e que Ele é rápido para nos atender.
A seguir contém um pequeno sumário, descriminando a ordem em que este estudo está organizado, lembre-se de orar antes de estudar as escrituras.

1. Como Orar

2. Para Onde Vão As Orações

3. O Espírito Santo Nos Ensina A Orar

4. Condições Para Que Deus Ouça As Orações 

5. Tem Que Ser Da Vontade De Deus

6. Deus Quer Ouvir As Orações

7. Tenha Atitude

8. Peça Com Fé

9. Orai Sem Cessar

10. Deus É Rápido Para Atender As Nossas Orações


1. Como Orar

Para conversar ou simplesmente para estar diante de alguma autoridade, existem certos protocolos e regras que devemos seguir. Antigamente, uma pessoa ao entrar na presença de um rei, não poderia olhar diretamente nos olhos, antes deveria fazer uma certa reverência, e quando autorizada, poderia olhar, do contrário, ela seria morta, simples assim.

Devemos também ter com Deus esse respeito, devemos demonstrar humildade (Lucas 18:9-14) e total dependência dele, ao orar, abaixe sua cabeça, seja humilde, isso não quer dizer que não podemos ser ousados, mas reconheça e agradeça a sua vida a ele, foi o sacrifício que seu filho amado fez na cruz que nos dá hoje a oportunidade de termos uma vida abundante aqui na terra e vida eterna com Deus.

Seja original em suas orações, Deus quer ouvir você, e não um monte de frases decoradas, em Mateus 6:5-8, Jesus ensina como orar, depois ele ora o famoso “Pai nosso”, é um lindo modelo de oração, mas Deus quer ouvir a sua sincera oração.

Lembre-se sempre de ser grato a Deus (Colossenses 1:3), se cometer o erro de pensar que nada de bom acontece com você, pense por outro ângulo, quantas coisas de ruim Deus não permitiu acontecer com você? E sim, isso é pensar positivo, a bíblia nos ensina isso, a ser alegre o tempo todo.

2. Para Onde Vão As Orações

“Então os sacerdotes e os levitas se levantaram e abençoaram o povo; e a sua voz foi ouvida; porque a sua oração chegou até à santa habitação de Deus, até aos céus” 2 Crônicas 30:27

Nossas orações têm endereço certo; o lugar onde Deus habita. Nossa oração não vai a nenhum lugar antes (agora ela vai primeiro até Jesus Cristo, por isso a importância de orar em seu nome) nem mesmo até onde está alguma pessoa santa que já morreu para ela interceder por nós. Nossa oração é uma ligação direta com Deus.

3. O Espírito Santo Nos Ensina A Orar

“Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor.” Romanos 8:26

Apesar de Cristo ter pago todos os nossos pecados, ainda cometemos erros e coisas que Deus odeia. Imagine você orando e ao mesmo tempo imagens indecentes passando em sua mente, ou algo que você não quis dizer mais acabou passando por sua cabeça. Por isso é que o Espírito Santo leva até a Santa habitação de Deus as nossas orações. As vezes pedimos algo que realmente não precisamos ou que é muito pouco comparado ao que Deus realmente quer nos dar, o Espírito Santo sabe disso, e ele leva até Deus a oração pura, sincera, humilde e verdadeira.

4. Condições Para Que Deus Ouça As Orações

“Toda a oração, toda a súplica, que qualquer homem de todo o teu povo Israel fizer, conhecendo cada um a chaga do seu coração, e estendendo as suas mãos para esta casa, Ouve tu então nos céus, assento da tua habitação, e perdoa, e age, e dá a cada um conforme a todos os seus caminhos, e segundo vires o seu coração, porque só tu conheces o coração de todos os filhos dos homens”. 1 Reis 8:38-39

Já soubemos que humildade é essencial em nossas orações, mas só isso não basta. Você já deve ter ouvido a expressão; “somos todos filhos de Deus”, mas não é verdade:

“Quem é filho de Deus não continua pecando, porque a vida que Deus dá permanece nessa pessoa. E ela não pode continuar pecando, porque Deus é o seu Pai”. I João 3:9

É muito fácil para Deus atender a suas orações, mas para isso você terá que ser justo:

“O SENHOR está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará”. Provérbios 15:29

Antigamente existiam sacrifícios de animais para perdoar os pecados das pessoas, por um momento, elas estavam justificadas, mas depois voltavam a cometer erros e tornavam-se “sujas” novamente. Quando Jesus morreu para perdoar nossos pecados, ele perdoou todos eles, até aqueles que ainda não cometemos, basta você aceitar com humildade seu sacrifício na cruz e serás justificado, seja salvo agora!.

Se o senhor é o seu Salvador, Deus agora poderá atender as suas orações. Já percebeu que muitas orações terminam com a pessoa dizendo; “em nome de Jesus”?

“E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho”. João 14-13

Isso não é uma simples palavra mágica para que tudo o que pedir aconteça. É simples de entender, Jesus já fez tudo por nós, seu sacrifício foi completo na cruz, Deus não dará nada a você por algum crédito seu, nós não merecemos nada. É impossível que você chegue a Deus sem Jesus Cristo (João 14:6), sem ele estamos ainda em pecado, estamos sujos, e o pecado não pode estar na presença gloriosa de Deus (Marcos 15:34). Então, quando orar, peça ou agradeça sempre em nome de Jesus. Essa é mais uma condição para que Deus ouça as suas orações.

5. Tem Que Ser Da Vontade De Deus

Mesmo se sua oração for humilde e atender todas as condições para que ele as atenda, existe ainda algo que possa torna possível ou não o seu pedido. Se a sua oração não estiver de acordo com a vontade de Deus, ele não atenderá (Jeremias 11:14/ Deuteronômio 3:25-26).

Deus sabe o que é bom para nós (Deuteronômio 23:5), ele é Pai, imagine você como pai, não saberia o que é bom ou mal para seu filho (Mateus 7:11)? Então, em suas orações, peça sempre para que se realize segundo a sua vontade, Jesus era justo e perfeito, mas tinha sentimentos e emoções humanas, sujeitas a falhas. Por isso em suas orações ele também pedia para que Deus as cumprisse segundo a sua vontade (Mateus 26:39). 

6. Deus Quer Ouvir As Orações

“Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão”. Salmos 2:8

“Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos, e escuta as minhas palavras”. Salmo 17:6

Temos o hábito de dizer; “seja o que Deus quiser”. Eu garanto que Ele só quer coisas boas para nós; saúde, felicidade, uma boa casa, um bom emprego, um bom casamento, enfim, ele quer que sejamos prósperos em todas as áreas de sua vida. Mas Ele não vai ‘se meter’ em sua vida. É como a passagem bíblica do filho pródigo (Lucas 15.11-32), em nenhum momento o pai foi atrás do filho, mas quando o filho foi a procura do pai, este o recebeu com muita alegria.

7. Tenha Atitude

Tenha sempre atitude, Deus fará o impossível, mas o possível é por sua conta. Neemias sabia disso (Neemias 4:9), ele não apenas orou pedindo proteção, mas fez o que estava a seu alcance, colocando guardas para vigiar de dia e de noite. Se você quer uma boa nota na prova, ore a Deus, mas também estude, isso não é duvidar do poder Dele. O limite de seu milagre é nós que definimos, leia essa passagem em que Deus através do profeta Eliseu multiplica o pouco azeito que uma senhora tinha em casa (II Reis 4:1-7), a chave da passagem é que não dependia de Deus para que ela tivesse muito azeite, e sim de quantos recipientes ela conseguiria.

8. Peça com Fé 

Muitos sonhos de Deus em nossos corações já estão muito claros, mas por algum motivo deixamos de confessá-los. Temos que pedir! achamos as vezes que estaremos incomodando Deus ao pedir algo muito grande ou até mesmo que consideremos muito pequeno, como uma boa nota na prova, um passeio agradável, um sono tranquilo. Temos que ter Deus em todos os momentos de nossas vidas; 

"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará." Salmos 37:5. 

Mas nunca duvide disso, tenham sempre fé, quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado. (Marcos 11:24).

9. Orai Sem Cessar (1 Tessalonicenses 5:17)

Jesus contou a seguinte parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar:

—Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava ninguém. Nessa cidade morava uma viúva que sempre o procurava para pedir justiça, dizendo: “Ajude-me e julgue o meu caso contra o meu adversário!” Durante muito tempo o juiz não quis julgar o caso da viúva, mas afinal pensou assim: “É verdade que eu não temo a Deus e também não respeito ninguém. Porém, como esta viúva continua me aborrecendo, vou dar a sentença a favor dela. Se eu não fizer isso, ela não vai parar de vir me amolar até acabar comigo.” E o Senhor continuou: 

—Prestem atenção naquilo que aquele juiz desonesto disse. Será, então, que Deus não vai fazer justiça a favor do seu próprio povo, que grita por socorro dia e noite? Será que ele vai demorar para ajudá-lo? Eu afirmo a vocês que ele julgará a favor do seu povo e fará isso bem depressa. Mas, quando o Filho do Homem vier, será que vai encontrar fé na terra? Lucas 18:1-8

10. Deus É Rápido Para Atender As Nossas Orações

Saiba que Deus é rápido para atender nossas orações (Daniel 9:21-23), elas não ficam armazenadas em algum lugar esperando ele as ouvir, ele as atende depressa. Mas tenha certeza de uma coisa, o tempo Dele é diferente do nosso, as provações e dificuldades em nossas vidas são para nos forjar e assim nos levar a outros níveis de nossa vida. Se não recebeu o que pediu, saiba que ainda não é a hora certa de receber, confie em Deus, ele está fazendo o melhor para você, o desejo dele é de te surpreender, assim como nós quando presenteamos alguém, nossa alegria é ver a pessoa surpreendida e alegre com nosso presente, não é verdade?

É claro que existem momentos de urgências em nossa vida, por exemplo:

Você brinca com seu filho no jardim, ele sobe e desce de uma árvore, você o adverte a nunca subir quando você estiver ausente. Acontece que ele o desobedece, e fica pendurado na árvore pedindo socorro a você, qual será a sua atitude? Você dirá a ele; porque me desobedecesse? Ou dirá; espera aí, quero ver se fizesse os deveres da escola, e se ajudou sua mãe? 

É claro que você irá correndo socorre-lo, e o que faz você pensar que Deus faria diferente? Ele é Pai, ele nos ama, ele nos deu a maior prova disso, entregou seu filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar.

Não coloque Deus em uma gaveta, abrindo somente quando precisa de algo ''importante'', oração é muito mais do que um simples pedido, é uma forma de se comunicar com Deus, de estar sempre em sua presença, confessando a Ele seus erros, suas falhas, suas fraquezas e assim pedindo força, direção, prudência, proteção e também correção, para que estejamos sempre de acordo com a sua vontade, sempre no caminho correto que Ele nos preparou para trilhar, e assim servi-lo com o melhor que pudermos aqui nessa terra.

Acesse: Estudos Bíblicos no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário